segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Um Blogue para historiar!

 

Em 2008 foi criado este Blogue exactamente para historiar a minha actividade enquanto atleta, tinha também a intenção inicial de escrever outras coisas, tal como a política, mas depressa desisti desta tarefa por falta de tempo para corresponder com regularidade que o tema obrigaria, assim passou a ser unicamente um meio para escrever sobre as minhas façanhas na corrida, quer na estrada quer nas montanhas! Aproveitando o facto de me ter aposentado em 2009 r passar a ter mais tempo disponível comecei a dedicar-me com mais profundidade ás provas de fundo, isto é, acima da quilometragem da maratona, os 42 kms, mas em provas de trail que na altura iam até aos 100 kms! Foi em finais de Julho de 2009 que a saga começou. A Ultra da

Areia entre Melides-Tróia na distância de 43 kms dá início a um calendário diabólico de provas Ultra que só terminaria em intensidade em 2015 fruto de uma lesão miniscal que me impediria de continuar nos moldes que gostava! Depois de Melides-Tróia, viria dias depois a Noturna de óbidos, Serra D´arga, maratonas de Porto e Lisboa e muitas outras que ainda nesse ano chegaria a fazer!
Para chegar ás grandes provas dos 100 kms foi muito importante começar pelas provas de menor quilometragem, Melides-Tróia de 43 kms era excelente para isso mas também muito exigente, em 2009 as regras regulamentares eram muito exigentes, 5 controlos durante a prova, havia um único abastecimento apenas de líquidos (0,5l) de água aos 28 kms, até lá

era expressamente proibido qualquer abastecimento, mesmo que fosse de um colega de corrida, a corrida era sempre em areia na praia e tinha a duração de 8 h. no máximo para a fazer, recordo-me ainda que quando cheguei aos 28 kms recebi o 0,5l de água correspondente ao que estava no regulamente e pedi outra que a sede já era muita mas foi recusada, a minha sorte é que ainda tinha uma pequena reserva nos 4 pequenos bidons que trazia à cintura que bebi ali e atestei-os com a água que me deram, o último já ia meio cheio e ainda faltavam 15 kms para chegar debaixo de calor tórrido que se fazia sentir! Claro que cheguei de rastos, vira muitos amigos a ficarem para trás devido ás condições climatéricas, falta de água, exaustão, e por isso a caminhar até

chegar ao destino, eu chegaria torto e curvado sem me dar conta, com o tempo de 5,04h. o melhor das 4 provas que ali conseguira fazer, a última das quais já a roçar as 7,00h, passados 20 minutos da minha chegada ainda os socorristas estavam de volta das minhas pernas tantas eram as dores pelas caímbras que me estavam a acontecer constantemente nos gémeos! Hoje nesta prova já tudo se alterou, já podem, por opção, partir dos últimos15 kms, pode-se receber abastecimentos de terceiros em qualquer altura da prova mantendo contudo o limite de tempo, as 8,00h para finalizar a prova, outros tempos, talvez volte um dia, com pequenas corridas e andando o resto da prova, para isso tenho de fazer médias entre os 5 e os6 kms por h. o que não será nada fácil!

Mas que era uma prova fantástica lá isso era! 

Sem comentários: