quinta-feira, 29 de agosto de 2024

A 1ª experiência de Trail no Gerês não correu bem!

 


No longínquo ano de 2010 realizava-se uma das mais bonitas provas do nosso calendário de provas de trail, desta vez no Gerês, a Geira Romana na distância de 52 kms, que neste ano faria a travessia da fronteira com Espanha desde Lóbios e Caldelas em Amares! Particularmente foi uma prova que me correu muito mal desde casa e até regressar 3 dias depois, diria antes de mais que percorri à volta de 900 kms para apenas correr 100 metros e logo de seguida desistir da prova e voltar ao local de onde partira no mesmo autocarro que me tinha levado, tudo porque aos 100 metros me rebentou um vaso sanguíneo no nariz cujo sangue escorria em bica não me deixando outra solução do que ficar ali e

voltar atrás por onde viera! Antes daquele momento já o nariz dera sinais idênticos no dia anterior, mas tinha a esperança que podia aguentar desde a partida até à chegada, estava enganado, parti no fim do pelotão em Lóbios, Espanha, a escassos 7 kms da Fronteira com Portugal em Portela do Homem, o Mário lima tinha ficado comigo e crei que teria a ideia de fazer a prova a meu lado, o Vitor Pinto também lá estava e partira na frente e já lá ia encosta acima sem se aperceber o que estava a passar. Após o rompimento do vaso parei porque o fluxo de sangue era muito, o Mário ficou logo ali e leva.me para trás aós concluir que naquele estado eu não conseguiria fazer a prova, logo

encontrámos o socorrista que vinha um pouco mais atrás e verifica também que eu não posso seguir, o Mário Lima segue em prova e eu fico, de imediato bloqueiam com um tampão o nariz e conseguem estancar o sangue, de imediato regresso de autocarro a Caldelas ainda a tempo de assistir à chegada da minha filha Suasan que estava a participar na prova dos 18 kms onde seria a 2ª classificada e só não foi a 1ª porque teve um mau momento em certa altura, mais tarde veio a saber que estava grávida de 3 semanas e isso manifestou-se nesta altura! O Mário Lima também teve o seu revés, caíra e saiu do trilho, mais tarde retorna ao trilho mas teve um mau momento com o socorro que tudo fez

para o tirar da prova, coisa que galhardamente o Mário recusaria chegando a Caldelas numa situação muito debilitada recebendo o nosso amparo e ajuda naquele muito difícil final! O Vitor Pinto faria a sua estreia em Ultras tendo chegado bem mas muito cansado tendo concluído a prova com sucesso!


Sem comentários: