sábado, 24 de agosto de 2024

A última saga dos 70 kms da Serra da Freita em 2014!

 


No ano de 2014 terminava o ciclo ultra trail dos 70 kms da Serra da Freita, desde 2010 que esta prova com esta dimensão se tinha iniciado e terminava agora em 2014 para no ano seguinte se iniciar um novo esquema mais duro e de maior distância, 100 kms e 65 kms com inicio e fim na Vila de Arouca!

Até ao momento, 2014 a prova sempre teve o início e fim no Parque de Campismo da Mizarela em todas as distâncias que compunham a prova, no caso 70kms e uma caminhada de 17kms, partimos pelas 06h. do dia 28 de Junho de uma altitude de mais de 900 metros, acompanharam-me nesta prova o Vitor Pinto e o Pacheco, era a sua estreia na prova dos 70kms, o Pacheco tinha determinado que iria fazer a prova comigo e o Vitor Pinto faria a sua prova! Dada a partida e 500 metros depois o meu Garmin dá-me sinal de


memória cheia e o GPS deixa de funcionar, parei e o Pacheco fica ali a ver se conseguia limpar a memória para aquilo conseguir voltar a funcionar, eu segui e o Pacheco ficou, como não conseguiu resolver aquilo partiu pouco depois mas já não conseguia ver o último corredor, decidiu seguir as fitas, na aldeia da Mizarela a prova virou à esquerda e de imediato os vassouras retiravam as fitas para não confundir os atletas à chegada já que aquele percurso iria ser feito pelos atletas quando ali chegassem até ao Parque do Campismo, quando o Pacheco lá chega para nos seguir as fitas já lá não estavam tendo seguido as fitas em sentido contrário da corrida e nunca mais nos viu, a volta tinha 70 kms quando ali chegássemos, pediu depois autorização à organização para ir em sentido contrário até me encontrar e seguiu! Logo a seguir à Lomba, uma povoação onde

está instalada a base de vida aos 60kms, o Pacheco encontra o Vitor Pinto que vinha bem à minha frente e decide ficar com ele e volta para trás com ele, telefona-me e pergunta-me se eu precisava dele, descansei-o que ia bem e já estava nos 52 kms de prova e não faltava muito para chegar também à Lomba! Consegui chegar à Lomba mas para desistir, após o telefonema não pensava ir encontrar tantas dificuldades, descidas enormes segurado a cordas, chovera e a lama que envolvia as cordas não me deixava seguro, optei as largar, para chegar ao Rio Teixeira foi uma tortura, lá chegado ainda nos fizeram subir a uma rochas que estavam no meio do Rio, subir até à LOmba subindo socalcos mais altos do que nós e com alguns kms pela frente foi o suficiente para perder muito tempo e desistir ali, o tempo que me restava para chegar ao próximo controlo em

Castanheira já não dava para chegar dentro do controlo! Estava esperançado de conseguir concluir a prova e finalmente subir o PR7 até chegar ao Miradouro e 1.500 metros depois cortar a meta! Apesar de ser finicher da prova nunca lá cheguei, já ia na 4ª tentativa! E acabava-se aqui este ciclo da Freita, a partir de 2015 Arouca passava a ser o centro organizativo da prova!

Sem comentários: