terça-feira, 10 de setembro de 2019

Mini Rampa S. João das Lampas 7/9/2019


A Mini Meia Maratona de S. João das Lampas disputada na distância de 13 kms no passado dia de Setembro trouxe-me de regresso ás provas de estrada pela 1ª vez este ano. Foi a 2ª edição desta prova inserida na tradicional Meia Maratona de S.João das Lampas a que foi dado o nome de Mini Rampa dado o elevado desnível que o traçado da prova apresenta. Para as minhas aspirações pessoais foi bom o aparecimento desta vertente da prova, nas duas últimas edições, em 2016 e 2017 desistira sempre quando passava pela 1ª vez no local de partida, a Organização atenta aos que têm mais dificuldades em desfazer aquele difícil oito entendeu, e bem, facilitar-nos a vida criando esta distância mais acessível e assim permitir a todos os que gostam desta prova e das gentes que a organizam continuar a participar, mantendo desta forma a ligação aos que como eu já caminham mais no sentido da sua manutenção física saudável e assim permitir o contacto e o convívio com os amigos e todos os atletas de forma geral! Enquanto assim for lá estarei sempre, pois S. João das Lampas é um local muito especial, pelos amigos de uma vida e pela forma como somos sempre bem recebidos, bem como a simplicidade no trato e na forma como se resolve sempre bem pequenos problemas que surgem próprios da modalidade!
Parti na cauda do pelotão e assim cheguei à meta, consegui chegar (nos meus bem medidos 13 kms) com aqueles que fizeram 1, 47h à meia maratona, recordo-me ainda de na 1ª Edição da desta meia maratona (as 7 anteriores tinham 20 kms) demorei a fazê-la em 1,22h, o que para a época já era muito bom! É óbvio que tive um contra tempo ao km 11,5km, encontrei um tanque cheio de água de nascente bem limpa que me atraiu e por lá fiquei cerca de 6 minutos a desfrutar desta oferta concedida pela organização, é certo que aquilo é uma prova de corrida e não de natação, mas se juntarmos à corrida a diversão, seja ela qual for certamente aquela não sairá desvirtuada, fiquem pois descansados os puristas da corrida que se dermos um pouco de divertimento na corrida até nem fica mal, até porque a corrida também é divertimento!
Pára

Adorei e recomendo, a minha corrida era intervalada com caminhada, +- na mesma proporção, como era dos últimos sentia-me também oprimido e impotente por ver em todos os cruzamentos filas enormes de viaturas à espera da nossa passagem para as pessoas puderem seguir e fazer as suas vidas, fica-me a consolação de na maioria dos casos aquelas pessoas apesar do transtorno ainda tinham alguma vontade de nos incentivar e aplaudir!

Aplaudo também a disponibilidade de quem teve a amabilidade de ao longo do percurso nos permitir refrescar com água através de mangueiras e espalhadores, o calor era muito e assim foi mais fácil enfrentar aquilo, sendo uma tradição é de louvar que ao longo de tantos anos se mantenha essa interligação entre essas pessoas de bom coração e os atletas que anualmente ali se deslocam!
Para o ano lá estarei novamente, para repetir tudo de novo, como o faço já a algumas dezenas de anos!

Sem comentários: