quinta-feira, 5 de março de 2020

Trail de Vila Nova de Poiares, 23/2/2020



Longe vai o tempo em que todas as semanas do mês eram preenchidas com provas um pouco por todo o lado dentro do território português, provas essas que eram quase em exclusivo de trilhos em montanhas e vales cujas extensões variam entre os 20 e os 100 kms, nas provas de estrada o registo é muito pobre, 2/3 era, e é, o máximo que ainda faço por ano!
Daí ser para mim um importante acontecimento de pelo menos conseguir actualmente fazer uma prova por mês, mesmo que de curta distância entre os 10 e os 30 kms de distância, claro que o empenho já não é o mesmo, a começar por ter que andar a percorrer longas distâncias apenas para participar em provas de 10 kms ou perto disso, para mais, mesmo assim terei que ter sempre em conta os tempos impostos pelas organizações das provas para percorrer a distância já que actualmente consigo andar/caminhar mais do que o tempo de corrida em cada uma delas!
Poiares Trail foi a que escolhi para fazer em Fevereiro, tinha companhia mas foi preciso fazer mais de 200 kms para lá chegar e para percorrer apenas 12 kms em prova! É esta a realidade com que tenho de me conformar daqui em diante, uma prova em cada mês, repouso e algum treino para enfrentar a seguinte, foi Poiares, seguirá a Geira Romana, S.Mamede, a Freita em análise e lá mais para diante a Serra D, arga a surgir com ambição colectiva dos AVS nas comemorações do 10º aniversário da da criação da prova!
Poiares foi pois um retorno passado que foi um ano da minha estreia na prova, tinha então feito a prova da Caminhada de 10 kms, num ano de muita chuva provocando no percurso dificuldades acrescidas a todos os atletas que lá foram e participaram em todas as provas, desta vez o tempo estava a nosso favor, um dia de sol agradável e o percurso limpo e agradável de percorrer. Devo confessar que a distância e as dificuldades encontradas do mini trail (12 kms) foram uma dádiva da organização para os atletas que como eu ali andam um pouco como que se arrastando face ás mazelas que ao longo dos anos vão acumulando e que agora querendo manter-se vão encontrando aqui e ali alguém que manda e impõe este tipo de divertimento para quem ama as provas de trail e as montanhas. É por isso que o cronómetro que marca o tempo e a distância pouco importa para mim, e para muitos, a não ser para nos situar e orientar na prova sem abusar das benesses que nos deram!
Tal com há um voltei a gostar muito da prova, muitos participantes na minha prova, os habituais engarrafamentos na passagem de obstáculos mais difíceis, a passagem pela Ribeira numa paisagem muito bonita e na pouca montanha que nos facilitou a vida em todo o percurso. Nos últimos 3 kms confluíam todas as provas, principalmente o trail curto cujos atletas acabaram a correr ao nosso lado, por desfasamento na partida (partiram mais tarde) não foi possível acompanhar ali na parte final os atletas do trail longo na distância de 35 kms, tendo apenas começado a chegar ao fim de 3,30h depois da partida, 09,30h.
Fica o registo da minha passagem, distância: 12 kms, tempo: 2,22h!

Sem comentários: