terça-feira, 22 de outubro de 2019

Trail de Abrantes 19 de Outubro 2019

Trail de Abrantes
26 kms foi a minha distância percorrida numa das muitas provas disputadas no Ultra Trail de Abrantes, num único percurso perfizeram quase em simultâneo cerca de 6 provas classificativas com grande sucesso com predominãncia  para as provas de 100 kms, 50 kms, estafetas 50 e 25 kms e trail de 25kms.
A única prova que saiu e regressou a Abrantes foi a de 100 kms, todas as outras foram deslocadas de Autocarro para os locais de partida com passagem e chegada a Abrantes sempre pelo percurso da prova principal, os 100 kms!
A prova onde participei, os 25 kms (26 kms no total na meta) partiu em Mouriscas, local onde perfazia os 75kms da prova principal, dali para a frente o percurso era comum a todos até chegar à meta, tornando mais agradável a progressão de todos já que o incentivo era sempre trocado entre todos os atletas! 
Os vencedores deste troféu

A Susana Adelino (filha) acompanhou-me de novo nesta prova, já o tinha feito há cerca de 1 mês na Serra D´arga na distância idêntica a esta (27 kms), mal partimos entrámos logo no circuito, logo ali estava um espectador atento, Vitor Pinto que estava a fazer a prova dos 100kms encostou e esperou por nós, seguindo depois de cumprimentar a esposa e o genro, nós prosseguimos e passados 500 metros já seguíamos com o "vassoura" cá atrás! Era um lugar que não nos interessava, desta vez estávamos melhor preparados, o terreno também era favorável, muito corrível, pequenas subidas, algumas com elevada inclinação que aproveitávamos para descansar e logo de seguida voltar a correr, assim conseguimos deixar o "vassoura" com outras companhias e partimos à procura dos atletas que seguiam mais próximos à nossa frente. A chegada à Ribeira foi rápida, local muito bonito mas também muito complicado e técnico, uma antiga levada servia-nos de caminho numa passagem muito estreita ladeada de rochas onde cordas e cabos nos ajudavam a progredir sem corrermos o risco de a qualquer momento cairmos e ou ter qualquer tipo de consequências! De resto passado que foi este traçado mais difícil não mais as coisas se complicaram, estradões e trilhos a atravessar olivais e matas foi uma constante,

as subidas e descidas eram uma constante, felizmente as descidas e algum plano permitiam sempre uma boa recuperação das subidas curtas mas muito inclinadas que íamos ultrapassando! A entreajuda entre mim e a Susana foi importante, eu nas descidas e ela nas subidas tomávamos a dianteira e assim lá prosseguimos até à meta!
Senti a falta dos bastões, por esquecimento ficaram no carro, naquele sobe e desce fizeram falta, os braço doíam junto ao cotovelo, normalmente os bastões para além de reduzir o esforço dos membros inferiores em 35% do esforço também são um excelente apoio para os membros superiores, quer nas subidas quer nas descidas ou ainda no terreno plano mantendo-os apoiados, a partir dos 15 kms as dores nos braços eram estranhas, em contraste as pernas estavam bem, tanto que nós em cerca de 3 quartos da prova
fomos sempre em passo de corrida, coisa que já não fazia há bastante tempo!
No final o cronómetro marcava 26 kms à entrada da pista do Estádio com o registo de 4,25,00h, com média de 9,50 minutos por kms em movimento!
Parabéns à Organização da prova, foi a 1ª vez que lá fui e por certo voltarei se tiver forças e saúde para o fazer!
Parabéns também para a prova do Vitor Pinto e para a sua marca alcançada na prova dos 100 kms tendo para o efeito contribuído directamente para a conquista do título por equipas de Campeão Nacional de Trail Ultra Endurance!

Troféu conquistado pela dupla




Sem comentários: