domingo, 19 de maio de 2019

Ultra Trail de S. Mamede, 18/5/2019

Trail de São Mamede, mais uma deslocação a Portalegre, naquela que foi a minha 6ª presença na prova, as 4 primeiras na versão dos 100 kms tendo terminado apenas duas, as outras duas com desistências aos 90 e aos 70 kms respectivamente, e as duas últimas edições na versão dos 23 kms entre o Alegrete e Portalegre percorrendo em simultâneo com os atletas dos 100 kms e os da Maratona que saíram de S. Julião terminando todos na Pista de Atletismo no Estádio dos Assentos em Portalegre.
Bem acompanhado pelo Armando, Vitor Pinto, Rodrigo e os nossos apoios Susana e Gabriela conseguimos concretizar os nossos objectivos que passavam por participar e concluir as provas em que participámos, quer dos 100 kms Vitor e Rodrigo, quer dos 23 kms J. Adelino e Armando. Cada
um à sua maneira e considerando as distâncias e as capacidades de cada de uma forma ou de outra o empeno tomou conta de nós, ainda assim aquele que parecia melhor e sem queixas era o Armando, talvez já com o pensamento embrenhado na UTSF no final do mês que vem na distância de 65 kms desvalorizando desde já qualquer obstáculo que se atravesse no seu caminho como foi agora o caso de S. Mamede!
Aqueles 23 kms de Alegrete até Portalegre (a condizer com os 2 percurso das outras provas maiores) contém um grau elevado de dificuldades, subidas e descidas constantes com um grau de inclinação elevado, ( 970 m de altímetro positivo) muita rocha e pedras soltas, todo o percurso estava com os trilhos ou estradões em muito bom estado, 2 abastecimentos e algumas linhas de água natural e nascentes de água pura que aproveitei (como é hábito) para me refrescar e beber alguma.
Desde a partida e até à chegada tivemos sempre a companhia dos atletas que nos ultrapassavam vindos das provas maiores, primeiro os dos 100 kms e depois os da Maratona, eu e o Armando vínhamos quase a fechar a nossa prova, ora andávamos ora corríamos, era mesmo assim o acordo para esta corrida que correspondia ao plano que traçámos para a Freita desde Janeiro deste ano, fazer em miniatura nesta prova aquilo que estamos a projectar para a UTSF, andamento, vestuário e calçado, equipamento de apoio, alimentação e estado físico, creio que ao Armando tudo correu bem, a não ser uma "ancada" (prontamente resolvida com cura milagrosa) nunca lhe consegui arrancar um queixume, já o mesmo não posso dizer de mim, queixumes por todo o lado faltavam-me as forças nas subidas (tinha de fazer algumas pausas a meio), os pés não queriam nada com os ténis que escolhera para esta prova
magoavam mas sem bolhas, a comida não entrava porque o estômago só tinha água e não tolerava lá mais nada, em suma para mim foi um mau ensaio para a Freita, muita coisa vai ter de ser alterada, principalmente os abastecimentos e sei por experiência própria que a Freita não perdoa a quem não cuidar bem do seu corpo, pelo menos enquanto lá andar!
De resto foi um bom teste para a fase de treino que estamos a desenvolver, eu e o meu grupo de acompanhantes a quem agradeço a companhia e o apoio neste plano conjunto que é realizar a UTSF de forma confortável numa entreajuda que se quer exemplar num cenário real que ficará por certo na memória de todos!
Os parabéns também ao nosso Míster pela excelente prova que fez nos 23 kms tendo tido a ousadia de chegar mais de duas horas antes dos seus pupilos, mostrando assim que também está a levar muito a
sério a sua preparação para a Freita!
Ao Armando o meu agradecimento pela grande ajuda que me deu nesta prova, que paciência, foi um dia mau para mim que espero melhorar já nos próximos tempos!
Os 23 kms foram realizados em 5,36h. o sol, e também algum frio nas partes mais altas da Serra por onde passámos também foram um obstáculo, as sombras de algum arvoredo que encontrámos também nos deram algum conforto (pena é que as árvores estavam apenas em locais de forte inclinação) mas mesmo assim compensava!
Voltaremos, para os 23 kms? Veremos se a Maratona será capaz de nos cativar...


2 comentários:

JoaoLima disse...

Muitos parabéns pela prova! :)

Um abraço

João Silva disse...

Muitos parabéns pela sua preserverança e por se desafiar dessa forma em distâncias que não estão ao alcance de todos.
Boa continuação.
Cordialmente,
João Silva
https://exgordoatualmaratonista.blogs.sapo.pt/eu-ex-obeso-me-confesso-455

https://www.instagram.com/joao.cb.silva/