sábado, 15 de setembro de 2018

1ª Rampa de S. João das Lampas (Meia Maratona de S, J, Lampas) 8/9/2018




A Meia Maratona de S. João das Lampas na sua 42ª Edição renova-se com a criação de uma prova mais pequena, a 1ª Rampa das Lampas, a Meia Maratona sempre resistiu a mudar de nome para "Rampas" ao longo da sua história mas inquestionavelmente foi assim que foi apelidada pelos milhares e milhares de atletas que por lá já passaram pelo simples facto que na primeira metade da corrida serem postos à prova a sua capacidade de resistência e sacrifício face ao desnível do percurso numa altura em que ainda se dão os primeiros passos de uma nova época sempre preenchida de muitas provas e dificuldades.
A Edição deste ano para mim, e para mais alguns, teve a novidade de nos oferecerem a possibilidade de participar na prova mas numa distância mais pequena (13 kms), numa decisão muito acertada dos responsáveis da Organização, nas duas últimas edições participei na prova da Meia Maratona mas apenas concluí a primeira parte da prova, exactamente os actuais 13 kms a condizer com a nova distância , terminando no mesmo local da prova rainha da competição. Felizmente a distância curta não veio interferir em números absolutos com a Meia Maratona, confesso que foi um sentimento que tive quando dela tomei conhecimento, por ser a primeira prova de estrada aqui na região e pelas dificuldades da dureza do percurso que criam sempre problemas aos atletas, sendo para mim de grande satisfação quando cheguei ao local onde funcionou o Secretariado e vi as
listas de participação em ambas as provas (mais de 400 inscritos na prova da Meia e menos de 50 na prova da Rampa) , creio que os objectivos da Organização foram cumpridos, fazer uma inovação sem prejudicar o essencial, os meus parabéns por isso, restando-me agradecer o facto de ao fim de 3 anos ter concluído a prova sem ser com a conotação de desistente!
Para mim foi uma participação muito agradável, ao fim de meio km já era último contava com a simpática companhia do Luís Parro, desta vez quando passei junto ao pórtico de partida ao fim de 1 km já não ouvi as reprimendas do Fernando Andrade sempre preocupado com as minhas debilidades habituais, ele sabe o que sinto por esta prova e por ele próprio, seria incapaz de ir para ali se visse que não era capaz de ir e voltar e ele sabe disso!
Quase a meio da prova volto a juntar-me ao Parro e ao Manuel Azevedo, ali ainda seguiam 3 ou 4 atletas atrás de nós mas a curta distância, o carro vassoura andava sempre à vista, andando e correndo aos poucos a distância para a meta ia encurtando, nas subidas logo a seguir a Odrinhas afasto-me um pouco deles para diante, o meu objectivo era chegar ao tanque entre os 11 e os 12 kms onde por norma gosto de tomar um duche e depois seguir com eles assim que lá chegassem, e assim foi, pena o tanque estar cheios de limos (Substância vegetal verde e viscosa que se forma em lugares húmidos) que deram um trabalhão depois a tirar, fica o reparo!
Depois foi cavalgar e chegar à meta com uma 1,47h necessários para percorrer aqueles magníficos 13 kms de prova.

Parro e Azevedo para o ano voltaremos, obrigado pelo apoio! 
À Organização os parabéns por mais uma vez saberem tão bem receber-nos, não foi possível fazê-lo pessoalmente mas aqui fica esse reconhecimento!

2 comentários:

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Partilho consigo as palavras sobre a novidade: a Meia Rampa. Também eu, sem condições para fazer a Meia Maratona, usufrui dela, tendo a possibilidade de correr aqueles magníficos 13 Km dentro da Meia Maratona! Está a organização também por isso, de parabéns.
Gostei de o ver por lá, a fazer o que tanto prazer lhe dar! Assim continuemos!

Mas agora amigo Adelino, a reclamar dos limos no tanque?! Duche? o duche é para tomar em casa homem! Ah ah ah...

Beijinhos e até uma próxima!

Anónimo disse...

Companheiro e amigo

gostei de te ver, continuação dessa garra.

Abraço,
António