sábado, 26 de abril de 2014

Ao fim de mais de 200 kms de trail em 2014, este ano voltei à estrada para fazer a Corrida da Liberdade, mais por ser uma prova comemorativa da Revolução do 25 de Abril mas também porque alguns amigos fizeram uma "forcinha" para que estivesse presente, pois nesta altura as minhas atenções estão mais viradas para o Ultra Trail de Portalegre já a 17 de Maio e para as provas de trail que ainda tenho de fazer para lá chegar. Posso contar com os dedos de uma mão as vezes que fiz esta prova, não me penalizo por isso embora ela seja emblemática, neste dia sempre tive provas comemorativas do 25 de Abril, principalmente no Concelho de Loures, por isso gostei de regressar à estrada e principalmente a esta prova. Muitos dos amigos que tenho foi ali, na estrada, que os ganhei, e só ali os posso voltar a encontrar quando tenho o desejo de os voltar a  ver, foi isso que aconteceu.
A prova em si, neste caso para mim, decorreu como o previsto considerando o facto que o ritmo de corrida neste momento para mim é quase nulo, a média final de 5,50m  por km mostra isso mesmo, este ritmo também permitiu que fizesse outras coisas durante a prova, tirar fotos, realizar um vídeo e fazer companhia a alguns amigos durante a prova, Ana Pereira, Esmeraldo Pereira, Mário Lima, Luis Parro de entre outros, mesmo assim os 2 últimos kms foram demasiado puxados para aquilo a que estou habituado, mas como era a descer deixei-me ir na "roda" da Ana Pereira, o que me valeu é que os Restauradores estava logo ali!
Com a minha idade pode parecer presunção ou arrogância dizer que a prova tinha poucos kms,
mas a verdade é que a prova mais pequena que fiz este ano tinha quase 15 kms e a mais longa cerca de 52 kms, daí parecer-me que numa prova de estrada de pouco mais de 10 kms não dá nem dará para aquecer convenientemente os músculos e a partir daí correr com alguma resistência e estabilidade. Seguir-se-à o 1º de Maio daqui a 5 dias para regressar de novo à estrada só com a realização da Corrida da Festa do Avante em Setembro próximo, até lá mais de 450 kms serão percorridos em percursos de trail e de areia. Veremos se esta vontade entronca numa fase regular onde não apareçam lesões ou problemas de saúde muito próprias no meu caso quando já caminho para fechar portas e não para as abrir.

2 comentários:

Jorge Branco disse...

Com o amigo Joaquim Adelino é sempre a abrir portas e ainda temos de tornar a abrir as portas que Abril abriu!
Foi um prazer revelo e espero que um dia a gente se encontre no "mato"!
Um abraço.

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Pois a Ana Pereira só meteu aquela roda, porque sabia que "era logo ali", conhecia bem o percurso e sabia que era sempre a descer. Já no 1º de Maio não vai ser assim, maior distância e ...2ª parte sempre a subir...
E no Trilho das Lampas, aí onde é a sua praia, ela também não vai assim não...

Gostei muito de o ver e de fazer uns bons kms de prova consigo!

Já vi que o treino de hoje (Bucelas) foi bom, e fico contente de tudo lhe estar a correr bem para o Ultra Trail Portalegue