domingo, 16 de setembro de 2012

Corrida da Festa do Avante, 9 de Setembro de 2012

Depois de S.J.das Lampas a Corrida da Festa do Avante realizada no passado dia 9 de Setembro completou o ciclo de provas de estrada que previra até final de Setembro, apenas 4, incluindo aqui as que faltam assinalar como a Maratona de Sevilha em Fevereiro e a Corrida do 1º de Maio.
São 4 provas que dificilmente deixo para trás até pelo carisma e significado que têm para mim, até final do ano terei mais 5 ou 6 para fazer em estrada, incluíndo aqui as maratonas de Porto e Lisboa e ainda as Meias Maratonas da Moita e Nazaré. Dicididamente a montanha e as provas de trail enraizaram e é em torno delas que realizo esta ambição de correr e de andar independentemente da distância e das dificuldades acumuladas que cada uma encerra, tem sido assim e assim vai continuar.
Como era previsível a Corrida da Festa do Avante acabou por ser aquilo que pretendia: participar, quer na Corrida quer depois na Festa. Tendo em conta que na véspera, apenas 12 h. antes, tinha participado na Meia Maratona de S.J.das Lampas esta prova tinha mesmo de ser feita com muita prudência e num ritmo que me permitisse descansar um pouco, para isso parti na cauda do pelotão na companhia do clâ Dinis de Sousa na esperança que o ritmo fosse a condizer com as minhas necessidades, depressa concluí que não iria ser assim, partimos no fundo mas rapidamente começámos a ultrapassar muitos atletas, sinal que aquilo ia piorar lá mais para o fim da prova.
Quando virámos até nem vinha muita gente atrás de nós mas a partir dali a coisa começou a apertar mais e rapidamente atingimos os 10kms com 58,45m., estava demasiado rápido para mim, a média de 6´era a ideal mas depressa concluí que o ritmo estava lançado e não era agora que ia mudar, coloquei-me junto à frente do grupo para contribuir que o ritmo se mantivesse até final da prova, creio que pelo resultado final 11,500kms de distância correspondendo a 1,06,11h. o ritmo foi excelente mas deixou-me algo cansado pois durante toda a semana o corpo teve dificuldades em recuperar deste acumulado de esforço do fim de semana.
Dou os meus parabéns aos meus amigos do Clube do Vale do Silêncio pelo seu empenho e pelo seu esforço tendo obtido o honroso 7º lugar colectivo.
Parabéns também para a Organização da prova, lamentado eu aqui mais uma vez que se "permitisse" a entrada no funil de chegada de pessoas que não fizeram a corrida e oportunisticamente obtiveram uma t,shirt e entrada gratuita na Festa em desfavor de outros que a tendo concluído não a receberam por se terem esgotado. Lamentável e a merecer mais vigilância e controlo em próximas edições.

1 comentário:

Jorge Branco disse...

Parabéns!
Quem foi mesmo nas calmas fui eu!
O meu campeonato é outro!
Pois é eu não vou visitar a "Mãe"! Não posso perder uma das raras de provas de Trail na região de Lisboa em que consigo ir com mais facilidade por isso vou estar nos Trilhos de Casainhos um prova com um ambiente "especial" e almoço para todos no final!
Abraço.