segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

15 kms de Samora Correia.

Samora Correia fica a escassos 30 kms de Lisboa e é uma localidade tipicamente ribatejana onde abundam herdades agrícolas, algumas delas viradas para a criação do toiro bravo, animal este que, discutivelmente, "abrilhanta" as festas taurinas quer em Portugal quer em todo o Mundo.
É uma terra que também cultiva muito bem as suas tradições, nomeadamente o folclore onde tem grandes tradições enraizadas no puro e saudável folclore ribatejano onde se realça a sua dança mais conhecida, o fandango.
Os 15 kms de Samora Correia são já uma tradição de muitos anos e onde acorrem corredores de todo o país.
A edição deste Ano ocorrida hoje (1/12/08) foi mais um êxito para a organização onde tudo correu bem, pontualidade, segurança no percurso, bons abastecimentos de água (embora não fossem tão necessários porque a mãe natureza tratou disso), e rapidez na destribuição final dos prémios. Pena mesmo foi a inexistência do chip que deixou a organização sem meios electrónicos para controlar melhor a prova e facilitar no final a obtenção e publicação dos resultados. São por ventura sinais dos tempos onde a proclamada crise também se faz sentir, e a organização, (na minha opinião bem) dicidiu prescindir.
A chuva (isto é o granizo), apareceu no meu caminho por volta dos 7 kms de corrida e era muito agressivo que me obrigou a mim e à Otília a procurar abrigo debaixo de uma árvore de grande porte durante pelo menos 2 minutos. A seguir foi um suplício, muito granizo e água na estrada o que motivou de certo um desgaste adicional a que não estavamos à espera.
Tive o grato prazer de conhecer os nossos amigos Brito e Otília do Blogue Abrir aqui já no decorrer da prova. O Brito nos primeiros metros de prova conheceu-me e veio comprimentar-me, o que me sensebilizou bastante, alguns metros mais à frente tive muita pena de o ver desestir, estava com problemas nos tendões, ele que me tinha dito que ia seguir até chegar à Otília, sua companheira de vida, para a ajudar. Segui no meu ritmo e pouco depois avisto uma atleta que seguia mais ou menos ao mesmo ritmo do que eu, forcei um bocadinho e pouco depois alcancei-a, como não a conhecia perguntei-lhe o nome, era a Otília. Fiquei muito contente e depois de me identificar pelos vistos ela também gostou de me conhecer. Lembrei-me do Brito e daquilo que queria fazer e a sua lesão não o permitiu, e dicidi ficar com a Otília e ajudá-la no que podesse, estavam decorridos ainda 4 kms. Pode parecer, até para a Otília, que foi fácil para mim acompahá-la, mas não foi, o percurso era longo e o ritmo rondava os 5 minutos o km com a agravante de o mau tempo ter feito a sua aparição de forma bem dura, prejudicando muito o nosso desempenho. Conseguimos terminar a prova juntos e com uma ponta final bem viva por parte da Otília demonstrando grande vontade e prazer de correr deixando sinais muito positivos de poder evoluir ainda muito mais no futuro.
Foi um prazer para mim e uma grande felicidade ter feito a prova que ás vezes procuramos e raramente encontramos, obrigado Otília pela companhia que me proporcionou e pela simplicidade do seu carácter. Por último, parabéns pelo seu recorde pessoal, 1.15,59h. é obra, o Brito e os seus 2 filhos estão certamente orgulhosos pelo seu desempenho.

13 comentários:

MPaiva disse...

Amigo Joaquim,
Parabéns pela prova e pelo belo exemplo de companheirismo que mostra sempre.
abraço
MPaiva

BritoRunner disse...

Foi um prazer ter estado com o Joaquim e a Susana nos 15 km de Samora Correia, agradeço o apoio prestado à Otília o que acabou por se traduzir num novo record pessoal.
Até ao próximo dia 14 no Encontro de blogs de Atletismo em Tomar, bons treinos (por aqui é mais gelo e descanço)

JCBrito

António Almeida disse...

Amigo Joaquim,
é sempre muito bom passar aqui e ler os seus relatos com que nos vai deliciando.
Domingo vemo-nos em Lisboa.
Abraço,
António Almeida

Unknown disse...

Olá nosso Pára

quero agradecer pelas palavras amigas que deixa sempre no meu blog, um bem haja, e um forte abraço

Nota; tem sempre as portas abertas aqui no Brasil, para passar umas ferias

luis mota disse...

Olá Joaquim!
Queria felicitá-lo quer pelo resultado obtido quer pela amizade vivida nesse dia com os Entroncamentorunners.
Felicitar também a sua filha, Susana, pelo excelente 2º lugar.
Agradeço a sua assiduidade no tomaracorrida e por nos proporciona, brevemente, um agradável convívio.
Até domingo.
Grande abraço,
Luís Mota

Mariana disse...

Amigo Joaquim!
Muitos parabéns pela sua prova. Foi muito bonito o seu acto de companheirismo. A Otília e o Brito são pessoas fantásticas, ainda bem que os conheceu.
Parabéns, também para a sua filha pelo seu 2º lugar.
Aproveito para agradecer os seus comentários efectuados no meu blog.
Vemos – nos em Lisboa!

Mariana Mota

Rodrigo disse...

Nossa Joaquim, parabéns pela corrida, em especial, pelas condições duras de frio e granizo, deve ter sido muito ruim deixar um companheiro 'caído', mas é a vida. Dê uma força a ele levar a sério a recuperação com repouso, fisioterapia, alongamento, porque às vezes, nós, atletas, forçamos o corpo além da conta!

José Capela disse...

Caro, Joaquim Adelino

Agradeço-lhe a preocupação pela minha ausência da blogosfera, que demonstra desde logo um enorme camaradagem pela malta dos blogs.

Está tudo bem comigo. Apenas o tempo muitas vezes é que é escasso, par aqui vir dar notícias.

Mas confesso se há coisa que tenho de ter tempo é para treinar!!! Isso não falho!!!!

Portanto amigo eu estou aí para as 'curvas' ou melhor para as corridas que brevemente irão surgir e então apareço para fazer o 'tal' relato!

Abraço

José Capela

Otília Leal disse...

olá Joaquim!
Espero que ja tenha recuperado do frio!obrigada pela ajuda que me deu na prova de Samora Correia e ainda mais pelas palavras simpáticas que escreveu sobre mim no seu blog, sem a sua companhia não tinha conseguido fazer o "BOM" tempo que fiz tudo se torna mais fácil com companhia.
Bons treinos e até dia 14 no encontro de blogs em Tomar

Otília Leal

Mark V disse...

Olá Joaquim,

Mais uma reportagem com a qualidade a que já nos habituou!
Parabéns pela prova e pelo apoio dado à Otília.

Dias 3 e 4 conforme lhe disse vou estar pela capital, mas à partida só vou treinar a partir das 18.30h o que é um bocado tarde relativamente à hora que o Joaquim vai treinar. De qualquer forma estou certo que teremos mais oportunidade de fazer um treino conjunto

Um abraço

Jorge Cerqueira Souza Filho disse...

Grande amigo Joaquim parabéns por maisum desafio conquistado e vejo que a cada dia vc vai se superando muito bem nas corridas e fazendo amigos, isso é muito bom. Parabéns amigo e obrigado pela forças que sempre tem me dado em meu blog.
Lhe desejo uma óitma 4ª feira e boas passadas.

Um abraço,

JORGE CERQUEIRA

Stéphanie Perrone disse...

olá!

pela sua descrição o mau tempo realmente dominou a prova hein!!! eu que já não gosto de correr com chuva, imagina só com granizo, hehehe

parabéns pela prova

abraço
Stéphanie

Marco Antonio disse...

ola Joaquim ja vi aqui a prova de samora, na qual tambem marquei presença! obrigado plo seu comentario e parabens plo seu resultado!

abraço
Marco Paiva