terça-feira, 26 de agosto de 2008

A Natureza

A Natureza pura fascina quem mais a aprecia. Todos podem desfrutá-la sem a destruir, basta que cada um utilize apenas o seu espaço sem invadir ou agredir o espaço de outros. Refiro-me obviamente a todos os seres vivos que coabitam neste espaço que cada vez vai ficando mais pequeno e que se chama Planeta Terra
Vem isto a propósito da vivência diária que a Natureza proporciona aos utilizadores mais frequentes e visitantes do Parque Urbano de Santa Iria da Azóia, em contra-partida, estes têm sabido respeitar o que de bom e bonito o Parque tem para oferecer. Por ali andam praticantes da corrida, marchantes, passeio de bicicletas, passeantes a pé, praticantes de aeromodelismo e de outras modalidades desportivas, etç. Ao mesmo tempo apercebemo-nos da azáfama que em paralelo a bicharada, a passarada, e vertebrados também fazem do seu dia a dia a luta pela sua sobrevivência na utilização daquele espaço.
Existe um piso perfeito para a prática da corrida e caminhadas, os lagartos e sardanicas bem como algumas espécies de cobras têm ali o refúgio ideal para viverem com a exitência de insectos, formigas e ratos que servem de base à sua alimentação.
A passarada tem ali o local apropriado para sazonalmente viverem e se reproduzirem com a existência de vasto arvoredo e alguns bebedouros para se sacearem sempre que necessário.
As cigarras encontram no arvoredo o pouso perfeito para se comunicarem num cantar característico a fazer inveja a muitos humanos a contas com os seus já depauporados pulmões fruto de uma existência desregrada e sem normas e em letígio permanente com a natureza, ignorando-a.
Alguns exemplos dessa vivência podem ser vistos no local e em fótos tiradas no enquadramento global da existência daquele espaço que é público e que se quer sempre respeitado.

2 comentários:

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Acabei de desobrir o blogue.

Parabéns pela sua criação e força para continuar. Partilhar experiências desta forma pode ser muito gratificante e enriquecedor, quer para quem escreve, quer para quem lê.

Conheço bem o Parque que refere em Santa Iria de Azóia. Já lá tenho treinado apesar de viver na Margem Sul. No entatno tenho família aí perto e dentro de alguns meses irei viver para essa zona, e muito provavelmente será esse parque um local de treino regular.

Irei passando por aqui e será sempre bem vindo ao meu blogue

Um abraço
Ana Pereira

joaquim adelino disse...

Olá Maria
Obrigado pela gentileza em visitar o meu blog e pelas palavras de incentivo. O meu blog é recente e fi-lo por paixão pelo desporto, nomeadamente a corrida, pela Natureza onde incluo a minha vida familiar, e também a minha vida militar apesar de já terem passado 36 anos que a deixei.
Já estou a ser visitado por outros amigos bloguistas graças também a você e pode contar que esta janela ao abrir-se apenas contém amizade e fraternidade sem fim.
Cá a esperamos no Parque em Santa Iria da Azóia para treinar. Temos um grupo bem numeroso onde se poderá integrar com facilidade, deste grupo também faz parte a minha filha Susana Adelino que já deve conhecer de algumas provas.
Convído-a a visitar o seu blog e que a seguir menciono.http://susanaadelino.blogspot.com/