sábado, 27 de abril de 2013

25 de Abril, Corrida da Liberdade

Amigos do Vale do Silêncio
Corrida da Liberdade comemorativa de mais um aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974, voltei a esta prova onde não participava há cerca de 20 anos, sei de muitos que se mantiveram sempre fieis a esta prova pelo simbolismo e pela história que ela representa, mas neste meio tempo eu sempre corri nesta data comemorativa, a maioria delas em Camarate que por coincidir na data nunca deixei de lá ir. Hoje esta prova de Camarate deixou de realizar-se, foi pena a sua extinção mas os sinais da crise já então ameaçavam quando tomaram a decisão de acabar. Também devo confessar que não constava da minha agenda fazer esta prova e só pelo seu significado é que participei, tal como o farei com a corrida do 1º de Maio.
Solidariedade com a água
Foi a 1ª prova de estrada que fiz este ano e fiquei muito satisfeito porque pude rever muitos amigos que já não via há muito tempo, previamente tinha combinado com alguns amigos fazer a prova em passo mais lento, tenho andado na Montanha e em terrenos sinuosos onde o ritmo de competição é quase nulo, por isso tinha de ser assim mas já no local a data a comemorar e o entusiasmo que via ao meu redor fez-me despertar ainda mais o interesse e decidi fazer um vídeo da partida da prova para o meu álbum de recordações e partilhar com todos esses momentos.
Este vídeo pode ser visto na minha página do Facebook.
Fica-me na retina a corrida entusiasmante daquela criança que saíu dali da assistência e se juntou ao pai numa corrida desenfreada a augurar provavelmente mais tarde alguma apetência para a corrida.
À falta de melhor...
A minha corrida esteve pois condicionada desde o início, mas valeu a pena e deu para ver o prazer com que todos partiram e deixarem expresso a sua alegria de ali estarem, até uma criança de tenra idade que partindo da cauda do pelotão acompanhava o pai naqueles metros iniciais deixando-me deveras emocionado levando-me a registar com mais afinco aquele momento. Depois foi partir do banco de trás e galgar pela estrada a fora à procura dos meus camaradas dos Amigos do Vale do Silêncio, batendo aqui e ali uma "chapa" para mais tarde recordar e também para oferecer aos amigos, corria na perseguição da rapaziada coisa que só consegui alcançar junto do abastecimento a meio da prova, não se pense que foi fácil, não fora a colaboração do nosso Míster Fernando e provavelmente não chegaria, depois foi muito mais divertido mas também rasgadinho pois aquele andamento não é o meu e tive a sorte de os últimos kms serem sempre a descer. O tempo final foi mesmo assim bem simpático:1,00,33h.
O símbolo da Paz, antes da partida
O calor foi excessivo mas não me prejudicou muito, não abasteci a meio da prova porque levava comigo água suficiente caso necessitasse coisa que aconteceu apenas na zona do Campo Pequeno. Após cortar a meta foi desolador aquele tempo de espera para dali sair, a chegada era larga mas depois o funil onde estavam a entregar a t,shirt era demasiado estreito provocando ali um enorme aglomerado de atletas que em certa altura chegou a sufocar, era o calor vindo do sol e o calor libertado de cada um de nós, louvo aqui a Ação dos elementos da organização que ao se aperceberem da situação começaram logo a distribuir água a toda a gente que ali estava, de realçar também o espírito de entreajuda de todos para que não faltasse água a ninguém, um bonito exemplo.
Voltarei a esta prova, não só porque gostei imenso mas também pelo espírito que ela encerra.
Fotos

3 comentários:

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Muito bom Adelino! Também gostei muito e eu foi a 1ª vez que participei. Muito provavelemnte voltarei. Gostei muito de o reencontrar :) Até breve certamente

Beijinhos

JoaoLima disse...

Um abraço amigo Adelino e boas corridas

Isa disse...

Gostei de finalmente o conhecer Joaquim :)
Foi uma prova bastante simpática, eu nunca tinha participado e fui sempre no convívio.
Também irei à do 1º de Maio, talvez nos vejamos por lá.
Beijinhos e boas corridas.