domingo, 3 de junho de 2012

Corrida do Mirante, um dia especial

O Mirante este ano foi uma prova especial para mim, muito por culpa da minha filha Susana Adelino, foi o seu regresso ao fim de 2 anos e 1 mês a uma competição de pois de fazer uma pausa para ser mãe e trazer a este mundo uma linda criança. Para mim foi um prazer imenso em apadrinhar este seu regresso ainda que um pouco enfurrejada mas dando já sinais de alguma consistência física que com o andar do tempo se vai consolidar por forma a que se torne mais fácil o seu desempenho, seja em provas de Trail ou outras de menor dificuldade.
O Mirante foi a prova ideal para nós, para mim serviu para estabelizar um pouco do empeno que herdei da Serra de S. Mamede e que ainda não está totalmente estabelizado, para a Susana porque a distância era muito "curta" e permitia-lhe ter algum descanso entre as partes mais difíceis e aquelas mais acessíveis.
A corrida esteve sempre muito bem controlada, nas subidas mais acentuadas andávamos a um ritmo mais vivo permitindo dessa forma ir ultrapassando alguns atletas (se bem que isso não tivesse grande importância para nós), no restante percurso conseguimos sempre correr, em especial na parte plana, já que as descidas mais acentuadas eram feitas com alguma prudência devido a alguma perigosidade devido ìnclinação e ao terreno irregular, nomeadamente pedras e buracos. A princípio ainda receei que teria dificuldades em acompanhar a Susana porque levei tempo a ambientar o corpo novamente à corrida, logo que este pormenor ficou sanado pude então ir orientando a nossa corrida, poupando à Susana um esforço maior e aguardando por ela no final das subidas onde acusava maiores dificuldades.
A 2ª parte da prova já foi feita com maior consistência, até com o aproximar até nós de alguns amigos atletas do Mundo da Corrida de entre os quais se encontrava o Mário Lima, dali até ao final fez-nos companhia ao mesmo tempo que ia tirando algumas fotos, algumas delas ilustram este têxto, mas para isso teve de fazer alguns sprintes para a frente para conseguir obter as imagens magníficas a que já nos habituou.
O ritmo médio que conseguimos foi de 7 minutos, numa prova que atingiu o máximo de subida acumulada de 600 metros.
A prova registou 12.100 kms e como o último km foi feito sempre a descer acabou por ser o mais rápido, 4,50m.
O tempo final ficou-se pelas 1,34h. considerando eu uma boa marca dadas as dificuldades encontradas e acusando ainda algum desgaste acumulado de provas anteriores e presentemente dos treinos que continuam duros face ao aproximar de novo desafio, a serra da Freita no próximo dia 30 de Junho.

Uma palavra de parabéns e agradecimento para a Organização que montou impecavelmente esta prova, trilhos bem limpos e bem marcados. Fiquei agradavelmente surprendido com aquela subida ao Mirante quando já vínhamos no regresso um singletrack espectacular.


Fotos
Fotos: De Mário Lima, Anabela, e J.Adelino.

5 comentários:

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Que bom ver a Susana de volta às Corridas! E o pequenote já "acompanha". E o Adelino não pára! Muito bem. Gostei de ver.

Beijinhos e boa semana para vós

luis mota disse...

Grande Pára
Também gostei de vos ver a participar. Maravilha!
A susana regressou numa bonita prova e em boa companhia. Gostei também de ver o Daniel com o seu simpático “netinho”.
Cumprimentos para todos.

Jorge Branco disse...

O regresso de uma grande campeã.
Quanto ao Joaquim Adelino é um caso imparável!
E excelentes fotos do Mário Lima.
Um abraço a todos.

mariolima52 disse...

Adelino

Estava a ver que não vos apanhava.

:)

Uma prova bem descontraída, com a presença da Susana num bom regresso a estas aventuras.

Mesmo depois do 'empeno' na Ultra de S. Mamede, estiveste muitissimo bem, sem te ressentires dessa dura prova.


Agora só no Trail de Almonda. Até lá uma boa prova na Freita.

Abraços!

Unknown disse...

Olá Joaquim Adelino;

A equipa familiar está de novo a recompor-se...!!..Muito bom a Susana estar voltar.
Ainda o pai que vai continuando em grande forma, e dísponível para qualquer desafio. Parabéns.!!

Estive a ver fotos e classificação, e nessa prova participaram convosco, dois primos meus. O mundo é pequeno!!

Gostei de ver a vossa ponta final....a meta dos assadores foi alcançada. Bonito convívio.

Um abraço dos Xavier's