Ás 7 horas da manhã já estava a estacionar o automóvel na Azóia, foi ali porque o acesso ao Cabo da Roca já estava fechado.
O objectivo era fazer o percurso em marcha lenta até Sintra utilizando o mesmo percurso da prova que teria início ás 10h em Sintra.
A preparação para a Maratona de Sevilha tem estado muito deficiente devido à forte constipação que não me larga desde o princípio do ano, aliado a outros problemas já crónicos a preparação tem estado muito atrasada, por isso ter optado por fazer a ida e volta em ritmo de treino e conforme as capacidades fisicas o permitissem.
Ás 7,10h parti Serra acima deixando Azóia para trás ainda noite e um frio de gelar, valeu que o vento era quase nulo, ao contrário do que normalmente acontece. Serra acima o frio foi-se mantendo mas quando atingi o cume da Serra já o Sol aparecia envergonhado lá no horizonte, mas foi o suficienta para a temperatura subir um pouco e começasse de novo a sentir as mãos, que estavam desprotegidas, e assim se mantiveram até chegar ao Palácio da Pena. A partir daqui e até chegar a Sintra, local de partida da prova, voltei de novo a gelar mas como o Sol já batia com alguma intensidade depressa aqueci depois de mudar de roupa e me preparar para integrar a na prova.
Até ali já tinha percorrido 14kms e subido a um dos pontos mais altos da Serra, agora era recuperar um pouco dos joelhos já que a descida da Rampa da Pena deixa qualquer um bastante traumatizado.
Após tomar o pequeno almoço!!! fui procurar os amigos pois ainda me restava cerca de ums hora, e particularmente queria encontrar um sugeitinho que se dizia, e parece que ainda diz, ser o campeão dos defensores da "verdade desportiva", algo me dizia que a cobardia acabaria por vencer tão valente rapaz e senhor da única verdade que conhece, a sua e não admitindo qualquer outra, como Pilatos.
Ás 10h. foi dada a partida para o Cabo da Roca e assim tinha dado o início a mais uma Edição do G.P.Fim da Europa.
Mantive durante toda a prova o ritmo que mais me convinha, o treino era de 31kms e ainda faltava mais 17kms. Foi ver abalar aquela mola humana Serra acima e eu a ficar cá para trás gerindo as forças para conseguir fazer o resto do trajecto de forma confortável e sem grandes sacrifícios. Levava na mente, não a última subida aos 10kms mas sim a descida final de 5kms que se iniciava aos 11kms de prova devido à situação já precária dos meus joelhos.
Mas os receios afinal tinham pouco fundamento já que lá chegado aquilo não foi tão tormentoso como pensei, a comparação com a Rampa da Pena tem pouco a ver, embora seja mais prolongada é menos penosa de fazer.
Concluí aqueles16,610kms do Grande Prémio em 1,42,39h à média de 6,11 m por km.
De Azóia até Sintra percorri 14,340kms em 1,51,54h. à média de 7,48 m por km.
No total 31kms para 3,33h.
Espero que Sevilha me fique agora um pouco mais suave depois de ter feito este tipo de treino, já a queimar é certo, mas que tinha a obrigação de fazer.
Agora até Domingo em Grândola.
10 comentários:
O João, rapazinho imberbe, diz ao pai: pai, quando tiver 20 anos, quero ser como o fulano, e diz o nome do seu ídolo; o Pedro, irmão do João, de 8 anos, também tem uma conversa com o pai e diz-lhe: pai quando for grande quero ser como o sicrano, e pronuncía o nome do tal sicrano; o José, irmão do João e do Pedro, de 10 anos, por sua vez também diz ao pai: pai, Eu quando tiver a idade do pai quero ser como o Joaquim Adelino.
Um grande abraço
Boa noite Joaquim
Até parece fácil essa dose dupla,uma aventura só ao alcance de quem tem uma grande força mental e física.
Continuação de uma boa preparação para a Maratona de Sevilha
com os cumps
J.Lopes
Grande Adelino
Até parece que és de aço, rapaz !
Mas não te esqueças de dar espaço à recuperação, que é parte integrante de uma boa preparação para a Maratona.
De qualquer forma, Parabéns pelo feito, que é coisa que poucos conseguem.
Grande Abraço
FA
Parabéns Joaquim!
Pela sua coragem de fazer um treino destes a 15 dias de mais uma maratona, eu bem gostava de ter essa perseverança tenho a certeza que iria melhorar muito os meus tempos de provas!
Mas falta-me alguma coisa!!!
Até Sevilha, espero encontrá-lo e confraternizarmos mais tempo, que ultimamente o tempo não tem sido fácil.
Beijinhos e melhoras para as constipações, também andam por cá.
Joaquim
Eu nem sei o que escrever. Não sou pilatos nem sou detentor da verdade desportiva, mas meu amigo, só te posso dizer que te admiro muito.
Fazer um treino destes, ainda os galos dormiam e depois voltar a percorrê-los em sentido contrário é de alguém que mereceria todas as palavras do mundo, mas eu só te digo:
"Obrigado Adelino, por te ter por amigo".
És feito de uma massa vencedora e persistente.
Abraços
Companheiro
parabéns pelo excelente treino, Sevilha é já ali.
Abraço.
Parabéns Adelino. São necessários quilómetros e esses irão ajudar certamente a efectuar a Maratona de Sevilha com mais facilidade.
Uma boa semana para si,
Luís Mota
Tenho pena não ter ido também ao Fim da Europa.
Parabéns pela coragem e força pra Sevilha.
Obrigado pelo a apoio
Olá Joaquim Adelino;
A sua força natural e de grande entusiasmo, tem dado uma grande verdade desportiva e humana que é.
Só não a reconhece, quem não palmilha com uma grande vontade como a sua, e neste Fim da Europa ficou mais uma vêz demonstrado.
Parabéns!
Um grande abraço dos Xavier's
Enviar um comentário