Com a família do Luís Mota. |
20 anos depois voltei à Marinha Grande, então tinha feito a prova na companhia da Conceição Pereira, atleta que representou entre outros o Sporting e o Benfica. Estava ela a dar os primeiros passos em representação do Clube de Atletismo de Vale de Figueira, Clube de quem eu era Director e Treinador na altura. Dicidi fazer a prova com ela e tentar ajudar na disputa directa que ela ia fazer contra a Lucília Soares, que era só na altura uma das melhores atletas portuguesas no que diz respeito a provas de estrada e em pista. Aquilo foi tremendo durante toda a prova, seguimos sempre a cerca de 100 metros da Lucília e nunca conseguimos chegar até ela, acabando por vencer aquela Meia Maratona e nós ali tão perto. Concluímos com 1,16,30h e a Lucília 1,16h.
Passados estes 20 anos fui encontrar aquilo muito diferente, mas para melhor, o percurso deixou de ser monótono e os atletas acabam por passar na meta aos 11kms tornando aquilo mais agradável. O percurso também é totalmente plano (já o era) facilitando a vida a todos os atletas.
Para surpresa minha (ou talvez não) fui encontrar ali alguns amigos que também vão fazer a Maratona de Lisboa no próximo Domingo, o Luís Mota, a Célia Azenha e muitos outros.
Aproveitei o facto de a Célia andar à procura de um grupo que pudesse fazer a prova sem grande esforço tendo em conta que faltam apenas 3 dias para a Maratona e integrei-me desde o início neste grupo que tinha pelo menos 6 atletas e que pretendiam correr a 6m o km.
Ainda tinha bem presente as tremendas dificuldades respiratórias e a falta de força nas pernas que tinha passado na Arrábida há 3 dias e por isso parti com muita prudência tentando não pressionar em demasia os pulmões pois sabia que se voltasse a atingir os limites iria atravessar grandes dificuldades. Os primeiros kms até foram bastante rápidos para aquilo que pretendíamos, mas conforme a corrida se foi desenvolvendo fomos acertando o ritmo, tanto que aos 10kms já tínhamos recuperado 6m e a previsão já era chegar em cima das duas horas.
A 2ª parte da corrida foi feita apenas com a companhia da Célia, já acusava algum desgaste devido ao ritmo imposto no início da prova, mas o seu problema real é outro e de grande peso, esta Senhora que tive o previlégio de acompanhar hoje é Super/Ultramaratonista e já leva contabilizados até hoje, e só em provas efectuadas em 2010, cerca de 1.600 kms palmilhados entre Serras, Grandes Montanhas e muita Estrada, então dicidi ficar com ela até ao fim, por ela e por mim, assim tinha a garantia de me portar com algum juizo durante toda a corrida e até chegar ao final.
Terminei a prova com a marca de 1,57,25h, "a mesma que obtive no treino noturno de S.João das Lampas no passado dia 19 de Novembro". A distância no meu Garmin marcou 21,440kms.
O convívio final manteve-se inalterável, lá estava o almoço à nossa espera no final da prova, gratuito para todos os atletas e na base de 5€ de valor da inscrição, como é possível? perguntem à organização, pode ser que ainda consígamos baixar alguns valores na nossa praça e que ameaçam seriamente a sua viabilidade em consequência do abandono de muitos por dificuldades em acompanhar por motivos económicas. A Sopa da Pedra estava excelente e saí de lá com a convicção de voltar para o Ano, tanto mais que ainda fomos obsequiados com uma bonita t,shirt azul e outras ofertas que não deixou ninguém indiferente.
Daqui a 3 dias vai ser a dobrar mas a motivação é muito boa, o percurso da Maratona melhorou um pouco e espero acabar sem grande sofrimento, vamos a ver se consigo.
Praça Stefhens e Edifício da Cãmara Municipal |
4 comentários:
Olá Amigo Pára
Foi muito bom estar na sua companhia.
Esta foi uma prova que mostrou que está em grande forma e bem preparado para a Maratona.
Vou ver se consigo ir no sábado, pois gostaria de viver os dois dias da Maratona.
Sábado ou domingo lá nos encontraremos.
Caro Joaquim Adelino;
Este homem não Pára mesmo !!
A 3 dias de uma Maratona, ainda faz uma Meia, isso é fantástico.
Parabéns, e desejamos que em Lisboa tudo corra pelo melhor.
Um abraço amigo
dos Xavier's
Grande Joaquim,
Há vinte anos atrás 1h16 há Meia, grande atleta, que nos dias de hoje ainda o é, parabéns.
Enorme prazer estar na sua companhia e partilhar o prazer de correr e conviver.
No domingo como sempre espero estar na sua companhia.
Grande forte abraço ao pára que não pára.
Vítor Veloso
Vai lá vai...1H16!!!!
Grande Adelino lá estaremos no Domingo para montar o grupo das
4H!!! Ou será 3H60??!!!!
Abraço
Luis Parro
Enviar um comentário