domingo, 29 de novembro de 2009

Caminhada e convívio na Serra de Sintra


Como estava previsto, apesar das ameaças de mau tempo que não se confirmaram, participei com redobrado interesse na Caminhada na Serra de Sintra promovida pela Associação Mundo da Corrida com partida e chegada na povoação de Malveira da Serra no Sábado dia 28 de Novembro. Prova que merecia certamente a participação de mais caminheiros uma vez que o traçado escolhido pela organização era todo ele percorrido em plena Serra e por locais muito bonitos e acessíveis a todos, mas que certamente motivado pelas ameaças de mau tempo anunciadas durante o decorrer da Semana levaram certamente muitos a afastarem-se desta bonita iniciativa. Não sabem o que perderam.
Fui acompanhado da minha esposa, era já a 3ªvez que participava em caminhadas, da Susana e Daniel e ainda nos acompanhou a Filipa Coelho que tem andado arredada das corridas mas que faz questão de não abandonar de todo a actividade física como factor de equilíbrio para a sua vida particular.
Como estreante encarei bem e com tranquilidade a distância dos 11 kms uma vez que estavam bens enquadrados nos objectivos seguintes que passam inevitavelmente pela Maratona de Lisboa no próximo dia 6 de Dezembro. Ainda assim preocupei-me sobretudo com o equipamento que teria de levar, pois apesar de não chover o frio pela manhã estava lá e aconselhava um bom agasalho.
No total éramos 15, para além do nosso grupo de 5 elementos pareceu-me que os restantes eram habituais frequentadores nestas andanças e ligados de uma forma ou de outra ao Fórum Mundo da Corrida e à sua Associação, pessoal experiente e muito solidária, sempre preocupados para que todos os caminheiros conseguissem da melhor forma ultrapassar algumas fases mais difíceis do percurso.
Todos conseguimos chegar, uns melhor do que outros, mas o mais importante foi estar lá e desfrutar de um passei em plena montanha onde se fez sentir as vantagens para a saúde de cada por poder respirar aqueles ares ainda livre de um qualquer poluidor.
A meio e no final foi servido um pequeno e oportuno abastecimento que serviu para além de repôr algumas energias, também foi pretexto para um pouco de conversa que serviu para unir mais o grupo.
No final foi solicitado que expressásse-mos algumas críticas caso as ouvesse, não havia nada a apontar e estávamos gratos por ter a possibilidade de ali estarmos e conhecer de forma mais efectiva todos aqueles amigos que de uma forma ou outra eu já "conhecia" do Fórum. Um pedido ficou lá, mantenham esta iniciativa e com mais periocidade se possível.
É justo que realce aqui o apoio que a esposa do C.Fonseca (gostava de dizer aqui o seu nome) deu à minha esposa durante todo o percurso, pois a partir de certa altura o calçado escolhido começou a criar-lhe problemas mas com o apoio recebido conseguiu concluir sem que ficassem mazelas para próximas oportunidades.
Aproveitei também estar na presença do Eduardo Santos e trocar algumas idéias sobre o 3º Encontro blogger de atletismo, que tudo aponta para ser na Costa da Caparica no dia 16 de Maio de 2010 aproveitando assim a realização da II Meia Maratona da Areia que a Associação Mundo da Corrida ali vai organizar. Soube logo ali que o Fernando Andrade também já tinha feito esta abordagem e que tudo segue conforme aquilo que pretendemos.
E já vejo o final desta Semana a aproximar-se rapidamente, como convém, e a desejar que o fim de Semana esteja sossegado em termos de ruindade no que diz respeito à meteorologia para que a Maratona possa ter um grau de dificuldade menor para todos.


7 comentários:

Anónimo disse...

Companheiro
...e Lisboa ficou mais perto.
Boa semana e até domingo.
Abraço.
António Almeida

jmagro disse...

Olá amigo Joaquim

Foi com grande prazer que o vi a si e sua simpatica familia nas nossas caminhadas.
Este ano de 2009, tivémos 18 caminhadas ,12 só nossas e 6 organizadas por nós, mas em parceria com a C.M.Almada, todas elas com o abastecimento intermedio e o final.Onde sempre conversamos um pouco e costuma haver para quem queira tambem Yoga.
São sempre momentos agradáveis de convivio com amigos e com qa natureza. A Próxima será por Trilhos de Sintra , mas com pena minha não poderemos marcar presença, pois será no Sáb dia 19Dez, dia da nossa ida para Sevilha.

A sempre simpática e doceira do bolo final das nossas caminhadas mulher do CArlos Fonseca é a PAula, também fotógrafa das caminhadas.
Tentamos sempre que as nossas caminhadas sejam do máximo agrado dos participantes, assim qualquer reparo ou sugestão,é sempre benvindo.
Bons treinos calminhos esta semana, e dia 6 lá estaremos para a Maratona de LIsboa.
Grande Abraço
Zé Magro

luis mota disse...

Amigo Joaquim!
Que maravilha. Uma boa forma de passar o domingo e em excelente companhia.
Também já tenho saudades de fazer uma bela caminhada pela região da Serra de Tomar.
Agora vem uma semana de aproximação à Maratona.
Uma boa semana para todos,
Luís mota

Vitor disse...

Oi Joaquim
Que boa manha no seio da natureza, fonte de inspiração e tranquilidade a caminho da Maratona de Lisboa.
Ate domingo lá estarei, mas para a Meia.
Boa semana
Grande abraço

mariolima52 disse...

Olá Joaquim

Referes no teu tema a pouca participação neste tipo de provas.

Como Roma e Pavia não se fizeram num dia, também este tipo de eventos é um passa palavra e, quem sabe, se através daquilo que aqui escreveste, outros não assinalarão para o ano no seu calendário esta caminhada?!

"Hoje" foste tu a descobrir pela 1ª vez este traçado pela Serra de Sintra, amanhã serão outros a iniciar e assim se fará uma bola de neve que para o ano ou outros anos vindouros virão a percorrer esta Serra da Lua em plena comunhão com a Natureza.

Abraço e até Domingo!

Duarte Gregório disse...

Boas,
é sempre agradavel fazer caminhadas em familia e com amigos. ultimamente tambem tenho feito as minhas.

http://asnossascaminhadas.blogspot.com/

domingo vai ter a companhia de uma duzia de atletas madeirenses que se deslocaram a Lisboa para participar na maratona.
votos de uma boa prova para todos
abraço e tudo de bom

José Xavier disse...

Caro Joaquim;

Esta também foi uma excelente prova. A prova de amor pela natureza. A prova de convívio com a familia e os amigos. E a prova de poucos serem os participantes. Mas foram poucos mas bons!
Mas também a prova de que a esposa já vai na 3a caminhada, e isso é muito importante.

Um abraco amigo dos Xavier's