segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Alqueva o Grande Lago. 25kms.

O Alqueva era de facto, para além da corrida de ontem, uma terra que sempre desejei conhecer porque ao longo dos anos sempre ouvi falar da construção da barragem e dos benefícios que traria para o futuro do Baixo Alentejo.
E não foi com surpresa que ao aproximar-me do Grande Lago vi pela 1ªvez o magnífico espectáculo que dá ao admirar a beleza daquele sítio. Com o enchimento da Barragem podemos agora apreciar um numeroso número de ilhotas que vão aparecendo por todo o lado, a juntar a isto é ver também algumas actividades de lazer nas suas margens, nomeadamente a actividade piscatória com numerosos adeptos a tentar a sua sorte ou simplemente uma forma de ocupação dos seus tempos livres.
Foi neste cenário lindíssimo que partimos dali numa odisseia de 25kms por estrada algo sinuosa por entre vales e cabêços que nos levaria até Portel e até ao seu Castelo mandado construir pelo Rei D.Dinis no já longínquo Ano de 1261. http://www.guiadacidade.pt/portugal/?G=monumentos.ver&artid=15784&distritoid=07.
Foi de facto uma prova espectacular, como eu esperava, com um grau de dificuldade elevado e com subidas com alguma inclinção e outras de falso plano que chegaram a atingir os 6 kms.
Numa passada sempre a condizer com a dificuldade do percurso segui sempre em passo de corrida até final da prova confirmando desta forma que poderei encarar a Maratona do Porto com alguma tranquilidade.
À partida estava lado a lado com o grande Fernando Andrade e um pouco mais à frente estava o CyberRuner Nuno Romão, mal foi dada a partida verificámos logo, eu e o Fernando, que o Nuno saltou logo para a dianteira isolando-se de imediato, soubemos no final que tinha ganho a prova com mais de 4 minutos de avanço em relação ao 2º classificado.
Quanto a mim e com os cuidados que tinha de ter face ao traçado da prova, limitei-me a ver a maior parte dos atletas a afastarem-se cada vez mais e com eles seguia também o Fernando Andrade, que fez uma excelente prova, plena de dificuldades é certo. mas a revelar que está em excelente momento e que a Maratona do Porto poderá ser feita com boa qualidade física e mental.
Parti levando apenas 3 pacotes de gel que fui tomando à medida que ia percorrendo as léguas a partir dos 10 kms e sempre junto aos abastecimentos que estavam sempre muito bem posicionados logo a seguir ás maiores dificuldades, permitindo assim uma melhor hidratação com líquidos e sólidos revelador de um bom conhecimento das necessidades básicas dos atletas no doseamente do seu esforço por parte da Organização do "Mundo da Corrida".
Obtive passagens muito interessantes para mim que revelam algumas regularidade no esforço:
(10kms 56,30m) (15kms 1,24,30h.) (20kms 1,53,26h.) (Meia Maratona 1,59h,) tendo terminado com 2,24,26h. Os 2 últimos kms foram muito penosos dentro de Portel.
Vou voltar, pois trata-se de uma prova muito bem organizada, e onde os atletas se sentem muito acarinhados, ou não fosse esta prova organizada por gente da corrida e com conhecimentos profundos da modalidade.
Manifesto aqui também um grande agradecimento ao Fernando Andrade pela companhia que me fez e dando-me boleia a partir da minha residência e com uma atenção muito especial durante todo o momento e também pela pachorra que teve em aturar-me durante toda a viagem.
Agora segue-se Ribafria (a confirmar), a caminho da Maratona do Porto.

12 comentários:

luis mota disse...

Olá Joaquim!
Em boa forma a caminho do Porto.
Essas marcas a 15 dias da maratona são indicadoras de uma preparação adequada.
Deve ter sido uma excelente jornada.
Felicito todos os participantes na prova.
Para si uma boa semana e votos de boa prova na Ribafria.
Luís Mota

José Alberto disse...

Amigo Joaquim,

Parabéns! Boa prova.

Também eu fiz, ontem, os meus 25 kms. de Portel, só que os fiz na zona de Ovar. Curiosamente, fiz o mesmo tempo que o Joaquim (2 horas e 25 minutos).

Vamos continuando até ao próximo encontro no Porto.

Abraço

José Alberto

Mark V disse...

Olá Joaquim

Boa prova numa paisagem que imagino bonita pela suas palavras. Espero também participar um dia.

Até daqui a 15 dias na Invicta!

Abraço

António Almeida disse...

Amigo Joaquim
parabéns pela prova e pelo bom ensaio para a maratona, era uma prova que fazia parte dos meus planos (quando marcada inicialmente para dia 4, pena que foi adiada caindo em cima de Almeirim).
Continuação de bons treinos, assim para o suave, também de boa prova em Ribafria (se for caso disso), para mim acabaram-se as provas até à Invicta.
Grande abraço.

Vitor disse...

Olá Joaquim!
Parabéns pela prova, vejo que esta em forma, muito bem. Para ano pode ser que o acompanhe nesta prova!
Bons treinos, maratona esta ai!!
Abraço

João Paulo Meixedo disse...

Belo dia.
Fiquei curioso para conhecer a prova.
Um abraço.

MPaiva disse...

Joaquim,

Esse duro teste foi um bom ensaio geral para a Maratona do Porto. Estou certo de que no dia 8 daremos um forte abraço no final da prova, selando a satisfação mutua de cumprir mais um objectivo.

abraço
MPaiva

José Magro disse...

Amigo Joaquim
Deixo-lhe aqui os meus parabéns por ter enfrentado e superado esta dura prova com um bom tempo.
Quero também em meu nome e membro da Associação O Mundo da Corrida.Com agradecer-lhe a sua participação na prova por nós organizada e pelas suas palavras de apreço pela prova epelo trabalho desenvolvido pelos meus companheiros de equipa, pois eu como viu, empenhei-me em tentar dignificar ao máximo a camisola do Mundo da Corrida. Com durante a corrida, como teste para a Maratona do Porto.
Agora tenho 2 semanas de descontração e esperar que a MAratona do Porto chegue , para que nos vejamos e possamos cada um chegar ao fim felizes com o resultado conseguido.
Abraço
Zé Magro

mariolima52 disse...

Joaquim

Mais uma bela prova, numa bela paisagem (pela tua descrição é urgente conhecê-la) e uma organização impecável, como bem o dizes.

Admiro-te pelo facto de teres agora aceite novos desafios, numa constante de corridas de elevada dificuldade, em terrenos variados e sempre com vontade de ires mais alto e mais além, não fosses tu um Pára.

Penso que está tudo resolvido quanto a Ribafria (pelo menos os nossos companheiros do CCD andaram a perguntar quem lá ia ou não) e assim espero, já no próximo Domingo, estarmos nessa prova e convivermos em "Tangará".

:)

Um abraço e Parabéns!

Ricardo Francisco disse...

Parabéns e a melhor das sortes para a maratona do Porto !
De certeza que vai tudo correr bem !

Abraço

Anónimo disse...

Olá Amigo Joaquim Adelino!

Pelo que vejo, está em forma e bem preparado, e tenho a certeza, que com toda essa "genica", vai fazer uma muito boa Prova na Maratona do Porto.

Quanto ao Alqueva, também lá estive hà 4 anos e fiquei maravilhado, presumo que não visitou a nova Aldeia da Luz, é de facto uma obra (toda ela) soberba.

Se tiver hipótese, faça um dia, um "piquenique" com a Família, nas margens do "Grando Lago".

Parabéns pela Prova e votos da continuação de uma boa preparação com vista à Maratona do Porto.

Um abraço!

José Xavier disse...

Caro Joaquim Adelino;

Um local maravilhoso para uma prova de estrada. Estive naquela região no verão de 2007. Évora; Reguengos de Monsaráz; Monsaráz ( maravilhoso, lindo!)pela costa, Mourão; Alqueva; Alvito, localidades maravilhosas.

Este seu post deixa-me àgua na boca de participar numa prova nesta região. Quem sabe um dia!

E agora já falta pouco até ao Porto, é já mesmo ali!
Forca amigo...os resultados estão á vista.

Um abraco amigo a toda família.

José Xavier