domingo, 24 de maio de 2009

Meia Maratona da areia da Costa da Caparica

Enquadrado na minha preparação para o Trail Melides/Tróia de 26 de Julho de 2009 na distância de 43 kms, (não me farto de o dizer porque também contribui para a minha auto-motivação) corri hoje a Meia Maratona da Areia na Costa da Caparica.

Eu antes da partida a indicar o caminho

Em boa hora "O fórum mundo da corrida" dicidiu promover esta magnífica prova, algo diferente no panorama das meias maratonas em Portugal.

Estava com algum receio pois o último treino longo efectuado no dia 19/5 (última terça-feira) com duração de 3 horas tinha deixado marcas no tendão do calcanhar de aquiles na perna esquerda, felizmente os treinos de normalização durante o resto da semana e também as sessões de gêlo e anti-inflamatórios permitiu realizar a prova de hoje sem qualquer queixume.
Pareceu-me uma prova extremamente bem organizada que pode melhorar em alguns aspectos de pormenor sem qualquer importância no desenrolar de toda a prova, aspectos esses que já foram sublinhados por outros amigos através de postagens nos seus blogues.

Eu com a Susana e o Mário Lima

A minha prova visava impôr algum ritmo à minha corrida já que estou sem ritmo de assinalar e se forçãr um bocadinho estou sujeito a que os "bofes" me saltem do organismo. Pela ausência de indicação de kms, (pelo menos eu não as vi, excepto a dos 5kms que só vi quando lá passei aos 16kms.) não consegui verificar os tempos parciais nas passagens em cada légua, no entanto deu para verificar que a meio do percurso (retorno) passei com 55m e no regresso efectuei 55,34m, . Tempo final: 1,50,34h, não oficial.
Com o A.Almeida, Isabel, M.Lima e a Susana, faltava ali a Vitória porque estava a tirar esta fóto

Foi um bom teste e com uma grande regularidade de passada.

O piso estava excelente, embora na parte final já fossemos encontrar o piso muito remexido e também bastante mole devido à enchente da maré que já tinha lugar na parte final da prova.
Os 150 metros finais que são feitos em areia solta e onde a progressão é muito lenta e penosa criou-me ali algumas dificuldades, levando a alguns amigos ali presentes e à filhota algumapreocupação, mas não foi nada, a não ser os tais "bofes" que se manifestaram por ter excedido os limites razoáveis, foi coisa de poucos segundos.

Mais uma vez encontrei muitos amigos aqui da blogosfera, e não me canso de os mencionar: A Família Almeida, Fernando Andrade, Mário Lima, José Magro, Fábio Pio e outros que me falaram a quem me escapa o nome.

A Susana acompanhou-me nesta prova e não lhe podia ter corrido melhor, saíu vencedora no sector femenino com uma boa marca, 1,34h.
Segue-se a Milha Urbana de Sacavém no dia 31/5/09.

Prémio final para todos: Um saco bonito e diferente e uma t.shirt azul, devidamente gravados para o efeito pela organização da prova.

22 comentários:

Unknown disse...

Olá Joaquim

Os meus parabéns pela prova. Vou estar na Milha

António Almeida disse...

Amigo Joaquim
Parabéns pela seu desempenho, mais que o excelente 6º lugar no escalão fez um tempo muito bom.
Claro, foi um prazer estar convosco, desta vez também com o amigo Mário Lima, mais uma bela manhã de domingo, são destas que nós gostamos e que venham mais.
Grande abraço.

Anónimo disse...

Amigo Joaqim,em primeiro felicite-o pelo desempelho.Boa prova.Fartei-me de rir pelo adjectivo "bofes".Hoje treinei duro com o meu fighote e fui exactamemte o que me aconteceu.Bons treinos ate breve.

ana paula pinto disse...

Amigo "Pára"

Parabéns. Uma excelente prova num percurso divino...
um beijinho também à Susana e muito parabéns pelo seu desempenho; extraordinário como sempre.

Paula

MPaiva disse...

Joaquim,

Muitos parabéns por ter conseguido fazer esta prova com tão bons resultados.
Correr na areia é muito agradável, mas também muito exigente do ponto de vista físico, o que ainda dá mais valor à sua prestação.

abraço
MPaiva

.JOSÉ LOPES disse...

Olá Joaquim

Parabéns pela concretização da prova e pelo tempo.

Valeu a pena os "duros" treinos.

Pelo que li no seu blog e noutros foi uma prova bem organizada,num ambiente invulgar para corridas de atletismo a repetir no próximo ano.

Tive pena de não ter participado.

Continuação de boas e muitas corridas.

J.Lopes

Ricardo Baptista disse...

Grande Joaquim,
Foi uma boa prova, com um bom tempo final. Como preparação para o raid foi excelente. O passo sempre regular é indicador dos bons treinos que faz.
É continuar assim, sem exageros.
Boas corridas, boa preparação.
Parabéns à Susana.

NS disse...

Parabéns Joaquim!
Se bem me recordo o tempo obtido ficou muito próximo do que tinha feito em Lisboa, o que diz da forma em que está, não só teve a areia como não apanhou a boleia da descida de alcantara :-)

Estou como o meu amigo, a gelo e a anti-inflamatórios...não descansei enquanto não fui "brincar" com os ténis de bicos para o tartan...a cabeça não tem juízo...não há-de ser nada...espero no domingo estar fino para ir à milha de sacavém.

Até lá, um abraço.

LUIS VOADOR disse...

Ola amigo Joaquim,parabens pela sua prova.Esta a tornar-se um autentico atleta de fundo.Bons treinos e ate breve.

LUIS VOADOR disse...

Ola AMIGO JOAQUIM,parabens pelo feito.Continuacao de mais bons treinos.Um abraco.

luis mota disse...

Olá Joaquim!
Felicito todos os que participaram e tiveram o prazer de passar uma manhã de bom convívio.
Parabéns à Susana, pela vitória e ao Joaquim pelo excelente desempenho (Esses longos começam a dar frutos).
Um grande abraço para todos,
Luís Mota

jmagro disse...

Amigo Joaquim muitos parabéns pela sua prova e pelo excelente 1ª lugar da sua Susana.Tem razões para ser um pai babado, pois além de ter uma filha super simpática e alegre,ainda é uma grande campeã,pois obteve além do 1º lugar um excelente tempo de prova.
Gostei imenso de os rever e de ter conversado com ambos.
Espero que o fruto do esforço de toda a nossa associação tenha sido do agrado de ambos, e que tenham gostado muito da prova.Tentámos ao máximo agradar a todos os atletas,tendo a certeza que corrigiremos alguns pequenos lapsos para em 2010 ter mais atletas e amigos presentes nesta festa na praia.
Abraço
José Magro

BritoRunner disse...

Olá Joaquim

Não está certo colocar estas imagens para que o pessoal que não foi fique com dor de cotovelo...rsss

E logo neste fim de semana em que até nem tinha prova...

Ainda tentei convencer a Otília, mas depois dos 500 metros de areia no Guincho, acho que ficámos vacinados e então optámos por um longão de 30km para preparar os trails que se avizinham.

Fiquei surpreendido pela qualidade dos tempos de todos os amigos da blogosfera, até que não foram muito distantes dos realizados na estrada, isso deixa-me a pensar que talvez para o ano possa marcar presença, ou talvez não...

Quem sabe...

JCBrito

rustman disse...

Parabéns pela prova. Pelo que li, o melhor é ir só mantendo até Julho, porque os kms e o ritmo já os tem.

Parabéns tambem à Susana.

Bons treinos.

Fernando Andrade. disse...

Amigo Adelino
Esta já está! e olhe que é um bom "prólogo" para o Raide daqui a exactamente 2 meses !
Agora...não quero estragar a "festa" mas olhe que esta areia comparada com a de Melides...!!!só passando por lá mesmo e fazer uns treinos, para evitar surpresas quando já não houver remédio.
Um dia que arranjes um bocadinho, combinamos e vamos lá "massacrar" as "cruzes" uma ou duas horas.
Grande abraço.
FA

Fernando Andrade. disse...

...E Parabéns à Susana por ser a primeira mulher a vencer esta 1ª Meia Maratona na Areia.

runningirl disse...

Joaquim

Parabéns pela meia maratona e pelo resultado. Exelente! correr na areia não é nada fácil e você terminou tao bem!!! estou admirada. Com iso podes ter certeza que a proxima maratona será excelente, sem duvida alguma.

Muitos parabés e aquele abraço.

Sandra

Anónimo disse...

Olá Joaquim!!!
Parabéns pela prova efectuada, assim como pelo respectivo tempo final e classificação do seu escalão!!!
Parabéns também à Susana!!!
Continuação de boas provas e bons treinos.
1 abraço
José Narciso

mariolima52 disse...

Adelino

Para já tenho-te a louvar aquele esforço final. Para quem corre a meia-maratona em piso duro e tenta nos últimos metros, já em areia solta, fazer aquele esforço para não quebrar o ritmo é de corredor.

Já nos conhecemos os anos suficientes para que não houvesse dúvidas sobre essa tua característica mas creio que por mais anos que a gente esteja lado a lado (e tantas provas fizemos nestes anos juntos no CCD) nunca se chega a conhecer bem o companheiro que ali corre ao nosso lado. Vamos descobrindo agora e nunca é tarde!

:)

Uma boa prova, bem organizada (excepto a falta de indicação de placar ou verbal na viragem dos 10km para os caminheiros), as placas indicadoras dos km estavam lá, estava penso que a dos 3km caída por acção do vento), e aquela fila imensa que serpenteava as areias da Costa estava linda. Como era caminheiro deu para ver tudo isso já que partimos depois de vocês.

Bom esforço companheiro e Parabéns à Susana pelo brilhante 1º lugar.

Abraço!

joaquim adelino disse...

Amigo Fernando Andrade
Não resisti ao convite que me fazes para um treino em Tróia.
O próximo longo que tenho planeado é dia 3 de Junho, se der jeito avançamos para aí.
Abraço.

Stéphanie Perrone disse...

parabéns pela prova!!! ótimo resultado!!! correr na areia não é fácil. eu pelo menos acho terrível, hehehe

abraço,
Stéphanie

mariolima52 disse...

Olá Adelino

Embora pudesse dizer-te isto por mail, vou fazê-lo aqui até porque a mesma situação poderá estar a ocorrer com os blogues de outros corredores. Isto que está a acontecer aparece no teu e já vi que no do Fábio.

Penso que são Trojans. Ou seja, abrem muitas janelinhas de windons e tenho que fazer "control-alt-del" para parar a abertura dessas janelas.

Se tiveres um antí-vírus com anti-trojan faz "correr" amiudamente para os eliminar de uma vez por todas.

Eu utilizo o AVG antí-virus mas há outros que fazem essa função muito bem.

Outra razão porque prefiro ter um blogue feito por mim é que evito as publicidades que este sistema Beta dá. Aparecem sempre umas janelas (popup) com publicidade de amor e amorzinhos e isso dispenso de boa vontade.

:)

É que muitas vezes através dessas publicidades vêm vírus e é aborrecido andar sempre a formatar o pc.

Quanto a Domingo em Sacavém (há nesse dia também uma prova na Pontinha dedicada à nossa amiga Joaquina Flores), que o CCD de Loures tenha uma boa participação, o que é habitual, e para todos vós vai o meu abraço!

Tenho é que perder a barriguinha, para além dos kg em excesso!

:)

Ah e quanto ao convite para o Trail Melides/Tróia, pensava que eras meu amigo!

:))))))))))))))))

Se fazer 10km foi o que foi imagina 46km em areia!!!

:)

Tudo de bom!