sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

ANO NOVO - UM BOM CONSELHO

É só para lembrar alguns pormenores que ás vezes andam esquecidos.
Desconheço o autor mas achei interessante e decidi colocar aqui.

Aprendendo a correr com satisfação.
Correr pode dar-lhe tanto alegria física como mental, desde que você não se sinta esgotado! Quando a corrida sistemática é feita corretamente, você realmente vai sentir-se menos cansado quando tiver acabado um circuito do que antes, quando começou. Você pode até começar a desfrutar do prazer de sentir seus músculos durante e após a corrida. Correr é uma ótima maneira de ficar longe do seu ambiente cotidiano habitual. Corrida de rua é freqüentemente muito mais agradável que o exercício em uma academia. Mesmo correndo com a chuva pode ser refrescante e agradável. Enquanto correr em grupo também pode obter uma sensação euforia mental. Kit de corrida - roupas e calçados apropriados
O tipo de roupa que você usa deve ser adaptado às condições climáticas. Em clima quente, um short e uma camiseta são suficientes. Em clima frio você deve acrescentar mais camadas de roupas, tipo cebola. Várias camadas são melhores do que uma camada espessa, pois, elas produzem uma armadilha que prende o ar quente e também transfere a umidade e o suor do corpo para as camadas exteriores. Você deve usar roupas leves e suaves, sem qualquer costura afiada, arestas ásperas ou grandes pregas. Elas devem sentar bastante perto de seu corpo, Mas, não tão perto que se senta espremido, encurralado, ou de modo que os seus movimentos sejam prejudicados.
As roupas devem ter uma boa ventilação para eliminar a umidade e o suor e permitir a transpiração através do tecido. O tecido deve, de preferência, manter a água totalmente fora, para o exterior, mas este requisito é difícil de concretizar juntamente com a exigência de boa ventilação. Há muitas roupas no mercado, que são ideais para correr no frio. Prefira as roupas, que são feitas de “wicking” – material usado para fazer pavio - que ajuda levar o suor para longe do corpo, para as camadas exteriores do vestuário. Também no inverno, é aconselhável usar roupas térmicas internamente e de alta visibilidade. Roupa de alta visibilidade é essencial para a segurança se você estiver planeando correr em estradas nas zonas rurais, ou em qualquer lugar onde há pouca iluminação na rua.
Se você pretende fazer da corrida seu principal exercício, e planeia correr longas distâncias, seria aconselhável procurar uma loja especializada que pode medir os seus pés e ajudá-lo a escolher o melhor par de tênis. Isso irá ajudá-lo a evitar lesões.
Bom Ano para todos.

3 comentários:

Paulo Massa disse...

Olá Joaquim!!!

Finalmente consegui encontrar o seu blog!

Aqui no Rio de Janeiro é praticamente verão o ano inteiro, então as roupas são sempre as mesmas, leves e frescas!

Já tive problemas com o tênis, uma vez fiz um teste em uma loja que deu minha pisada como pronada, e senti dores após 1 ano correndo. A treinadora pediu para repetir o teste em uma clínica especializada e o resultado foi o inverso, ou seja, supinada! Troquei o tênis e nunca mais tive problemas.

Não sabia que havia uma São Silvestre aí em Portugal, parabéns pelo ótimo tempo!

Quem sabe um dia não nos encontramos para uma corrida?

Um grande abraço e saudações do Brasil!

Paulo Massa
http://www.e-corredor.com.br

Rodrigo disse...

Adoro academia, mas não há nada melhor que atividade ao ar livre, como correr e pedalar!

Duarte Gregório disse...

Raramente corro com chuva, até porque por ca a chuva nao abunda.