O Alqueva era de facto, para além da corrida de ontem, uma terra que sempre desejei conhecer porque ao
longo dos anos sempre ouvi falar da construção da bar
ragem e dos benefícios que traria para o futuro do Baixo Alentejo.

E não foi com surpresa que ao aproximar-me do Grande Lago vi pela 1ªvez o magnífico espectáculo que dá ao admirar a beleza daquele sítio. Com o enchimento da Barragem podemos agora apreciar um numeroso número de ilhotas que vão aparecendo por todo o lado, a juntar a isto é ver também algumas actividades de lazer nas suas margens, nomeadamente a actividade piscatória com numerosos adeptos a tentar a sua sorte ou simplemente uma forma de ocupação dos seus tempos livres.
Foi neste cenário lindíssimo que partimos dali numa odisseia de 25kms por estrada algo sinuosa por entre vales e cabêços que nos levaria até Portel e até ao seu Castelo mandado construir pelo Rei D.Dinis no já longínquo Ano de 1261. http://www.guiadacidade.pt/portugal/?G=monumentos.ver&artid=15784&distritoid=07.
Foi de facto uma prova espectacular, como eu esperava, com um grau de dificuldade elevado e com subidas com alguma inclinção e outras de falso plano que chegaram a atingir os 6 kms.
Numa passada sempre a condizer com a dificuldade do percurso segui sempre em passo de corrida até final da prova confirmando desta forma que poderei encarar a Maratona do Porto com alguma tranquilidade.
À partida estava lado a lado com o grande Fernando Andrade e um pouco mais à frente estava o CyberRuner Nuno Romão, mal foi dada a partida verificámos logo, eu e o Fernando, que o Nuno saltou logo para a dianteira isolando-se de imediato, soubemos no final que tinha ganho a prova com mais de 4 minutos de avanço em relação ao 2º classificado.
Quanto a mim e com os cuidados que tinha de ter face ao traçado da prova, limitei-me a ver a maior parte dos atletas a afastarem-se cada vez mais e com eles seguia também o Fernando Andrade, que fez uma excelente prova, plena de dificuldades é certo. mas a revelar que está em excelente momento e que a Maratona do Porto poderá ser feita com boa qualidade física e mental.
Parti levando apenas 3 pacotes de gel que fui tomando à medida que ia percorrendo as léguas a partir dos 10 kms e sempre junto aos abastecimentos que estavam sempre muito bem posicionados logo a seguir ás maiores dificuldades, permitindo assim uma melhor hidratação com líquidos e sólidos revelador de um bom conhecimento das necessidades básicas dos atletas no doseamente do seu esforço por parte da Organização do "Mundo da Corrida".
Obtive passagens muito interessantes para mim que revelam algumas regularidade no esforço:
(10kms 56,30m) (15kms 1,24,30h.) (20kms 1,53,26h.) (Meia Maratona 1,59h,) tendo terminado com 2,24,26h. Os 2 últimos kms foram muito penosos dentro de Portel.
Vou voltar, pois trata-se de uma prova muito bem organizada, e onde os atletas se sentem muito acarinhados, ou não fosse esta prova organizada por gente da corrida e com conhecimentos profundos da modalidade.
Manifesto aqui também um grande agradecimento ao Fernando Andrade pela companhia que me fez e dando-me boleia a partir da minha residência e com uma atenção muito especial durante todo o momento e também pela pachorra que teve em aturar-me durante toda a viagem.
Agora segue-se Ribafria (a confirmar), a caminho da Maratona do Porto.