segunda-feira, 26 de março de 2018

Então, hoje não se faz nada?

Então, hoje não se faz nada?
Ultra Trail de S. Mamede
Era assim que ele se dirigia a mim sempre que me via por ali no Parque. hoje cá estou de novo como de costume todos os dias, quer treine ou não, sentado e desolado a observar cada metro, cada momento que o via a passar ali junto ao majestoso Moinho a cada km percorrido, a cada volta deixada para trás, nunca se furtava fosse a que horas fosse ao sacrifício por querer ser sempre melhor e evoluir. Era uma força da Natureza que o transformou num Campeão onde as barreiras a vencer eram a sua própria superação e a ultrapassagem dos seus limites, ir afinal até onde era o desconhecido, sempre acompanhado do espírito do máximo respeito que todos lhe reconheciam.
Hoje aqui estou prostrado olhando este mesmo horizonte através do envidraçado da viatura atravessando o clarear deste dia bonito mas sem me fixar em nada porque tudo o que vejo nada faz sentido sem a presença
habitual do meu estimado amigo Pacheco!
É verdade Rui, hoje é mais um dia em que não faço nada, mas devia fazer em honra da tua memória, a amargura tolda tudo à minha volta, a saudade já chegou, o vazio rodeia-me, os olhos sentem-se marejados, é temporário eu sei mas o soco foi demasiado violento e a ferida aberta levará por certo muito tempo a sarar. Louvo a tua paciência, já te o tinha dito, mas volto a repetir  a paciência que tinhas em muitas das vezes para me ajudar ali nas serras de Vialonga, no Monte Serves prejudicando muitas vezes o teu próprio treino. Todos os locais por onde passaste, montanhas e vales sem fim veneram-te hoje, os amigos e o Trail Nacional choram-te mas todos se sentirão orgulhosos por te terem conhecido e partilhado contigo momentos muito importantes das suas vidas.
Eu continuarei por ali a ver-te passar com o pensamento na recuperação física da tua adorada companheira, continuarei a ouvir-te; "Então. hoje não se faz nada?" e será essa interrogação que continuará a motivar-me, até pelas vezes sem conta que me dizias da admiração que nutrias por mim pelas "loucuras" que cheguei a fazer! Até já querido amigo!

6 comentários:

Fernando Andrade. disse...

Bonito texto amigo Adelino. Grande abraço.

Associação OMUNDODACORRIDA.COM disse...

Um grande abraço cheio de força para ti amigo! O Rui estará sempre no nosso coração e no nosso pensamento

JoaoLima disse...

Grande abraço, amigo Adelino

Anónimo disse...

Forte abraço, nosso Pára!

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Sem palavras Adelino... Um beijinho

Anónimo disse...

Companheiro

forte abraço, sentidas condolências aos familiares.
António