quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Egas Branco, Amigo Maior que o Pensamento

É verdade, hoje cumpre-me a sempre difícil tarefa de endereçar ao grande amigo e camarada Egas Branco umas palavras de homenagem no momento em que fecha mais um ciclo de décadas de vida, desta vez a SÉTIMA, entrando assim na casa dos 80 anos numa já longa viagem pela vida arrastando consigo todos os predicados que fazem de si um homem de bem, cujos princípios se movem pela solidariedade, pela simplicidade, amizade e camaradagem. Conheci-o através da nossa vivência desportiva no âmbito da corrida, não porque corresse ao seu lado pois nunca tive esse prazer, mas porque ele fazia sempre questão de acompanhar o Jorge Branco, seu sobrinho e homem, também ele, de grande valor, humanista e solidário, nas provas em que participava. Recordo-me de olhar ambos quando ele me dizia que era seu tio, ambos de barbas brancas e bem marcados pelo tempo, sei agora que existem à volta de 25 anos de vida a separá-los, ninguém diria. As circunstâncias da vida, a idade, as lesões, a separação marcada pelas barreiras da distância nem sempre tem permitido uma convivência mais assídua, mas o rasto que vamos deixando sempre tem permitido saber que cada um segue o seu rumo da forma como melhor a entende para si, e ás vezes da forma como lhe é possível. Sou um dos privilegiados de cuja informação sobre estes 2 amigos Egas e Jorge não me falta, periodicamente ela chega, sempre em moldes informativos e educativos, nem sempre é bem tratada por mim, mais por falta de tempo do que falta de interesse porque em si eles têm muito a ensinar e a estimular-nos. Grande Egas Branco, quase uma vida na prática desportiva, 25 anos a praticar a corrida, na estrada e na montanha, maratonista e ultra-maratonista, homem do desporto onde não faltaram as mais variadas disciplinas em outras áreas desportivas fazendo de si um grande exemplo a seguir pelas gerações vindouras! A admiração que tenho por ele ultrapassa tudo, sempre presente, com uma palavra amiga de solidariedade perante aqueles que sofrem, que não esconde o que pensa e os sentimentos que tem perante a prepotência dos mais fortes sobre os mais fracos, fazendo dele, de entre muitos uma barreira sólida para travar as veleidades e avanços dos inimigos da democracia e do bem estar do povo. Grande Egas, uma vida exemplar até aqui chegado e ainda com o discernimento de continuar a espalhar esse dom de ser amigo, solidário, conselheiro,e e combatente pelas causas justas em que se tem envolvido. Receba um abraço deste que muito o admira desejando acima de tudo que a sua saúde lhe permita continuar os caminhos da felicidade e do futuro.

3 comentários:

Egas Branco disse...

Joaquim, fico sem palavras para te agradecer. Um grande e fraterno abraço. E votos que continues, tu sim, um grande exemplo para os mais novos.

Jorge Branco disse...

Um abraço do tamanho da fraternidade Mestre e Camarada Joaquim Adelino.

joaquim adelino disse...

É um privilégio para mim receber-vos aqui neste meu/nosso cantinho. Que a vida vos continue a iluminar os caminhos que norteiam o sentido das causas que têm abraçado com saúde e sempre com a boa harmonia familiar. Um abraço aos dois!