segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ultra Maratona da Areia Melides Tróia 2011.

Realizou-se hoje mais Edição da Ultra Maratona da Areia Melides/Tróia. Na impossibilidade de participar correndo optei por ir até para assistir e dentro do possível apoiar aqueles heróis que se predispôem áquele sacrifício a bem da satisfação que o prazer da corrida lhes incute.
Fui acompanhado pela minha esposa e pelo meu neto mais crescido até à Comporta e foi ali que vi passar todos os participantes.
Pelas 9 horas da manhã (hora de partida de Melides) cheguei à Praia da Comporta, ainda com pouca gente mas já com a Organização da prova a postos para receber todos os participantes em mais um Raid na Areia organizada e apoiada pela Cãmara Municipal de Grândola.
O dia estava incerto quanto ao estado do tempo, tinha apanhado alguma cacimba pelo caminho e quando lá cheguei existia já uma forte ventania, que por sinal se agravou no decorrer do dia.
Foi só a partir dos 15 kms que os atletas (segundo me disseram alguns) começaram a sentir as maiores dificuldades com o vento que soprava de Norte, tornando-se este ano o maior adversário que tiveram para percorrer aqueles 43 kms do percurso. O piso deareia, ao contrário do ano passado, estava excelente para aqueles que conseguiram fazer a prova com a maré ainda em baixo, tendo a maioria conseguido passar sem problemas de maior.
Gostei de lá estar e rever muitos amigos mas o que queria mesmo era estar ali ao lado deles, só vivendo "aquilo" é que se pode compreender o que vai na alma daquele punhado de heróis. Tendo vivido aquilo já por duas vezes vê-los partir para os últimos 15 kms até Tróia sente-se sempre um aperto de pouco poder fazer para os ajudar a suportar aqueles kms finais.
Para o ano quero voltar lá, hoje aprendi muito com o comportamento muito responsável de todos os participantes, alguns seguiram com a prudência que as suas forças permitiam, outros, poucos, optaram por ficar por ali aos 28,5kms e resguardar-se de possíveis problemas que ás vezes a teimosia procura apoderar-se de cada um.
Aproveitei e tirei mais umas fotos e como sempre a qualidade deixa sempre muito a desejar.
Classificações

7 comentários:

Unknown disse...

Olá Joaquim

Parabéns pelo trabalho... e companhia

Proximaventura2 disse...

Uma bela Reportagem sobre a ultra-maratona, tb participei e o vento foi principal adversário, bem qt aos ultimos km aiiiiiiiiiii. Irei colocar fotos no meu blog: http://proximaventura2.blogspot.com/ Parabens esta foi a minha segunda participação e pretendo continuar

Vitor disse...

Olá Joaquim,
O amigo não perde uma, mesmo impedido em participar. excelente foto-reportagem ao ver vejo que perdi uma excelente prova.
Ate um dia destes!!
Grande abraço

mariolima52 disse...

Olá Joaquim

Já a colocar o neto a cheirar a adrenalina de uma grande prova como é a UMA.

:)

Boa reportagem (eu passei tão devagar que te esgotou a bateria de tanto esperares :))).

Dizer que para o ano lá voltaremos, mas dessa vez que seja lado a lado e que outros façam a reportagem fotográfica.

Abraços!

luis mota disse...

Olá Adelino
Obrigado pelas palavras e apoio para a UMA.
Gostaria de ir a Óbidos, apesar de inscrito não devo marcar presença.
Cumprimentos para toda a família.
Luís Mota

Fernando Andrade. disse...

Amigão
Obrigado pela tua excelente ajuda em prova, pelas imagens que captaste e pelas palavras que me emocionaram.
Grande Abraço.

tenis oakley masculino disse...

Parabens joaquim, é isto ai, nao parar nunca, sempre superar nossos desafios, abraços.