quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Grande Trail Serra D´arga, aproveitando a companhia de Vitor Pinto e Rui Pacheco regressei à Serra D´arga após a ausência do ano passado devido a lesão.
Foi uma decisão de última hora, tanto mais que nem sequer estava inscrito, contei com a cedência de um dorsal de um amigo nosso que representa o G.D. da Granja que à última hora se viu impedido de participar, depois contei com a sempre simpática ajuda dos amigos da organização da prova, particularmente o Carlos Sá na regularização da inscrição.
Tive mesmo de participar na prova principal, 53 kms, não tinha alternativa devido ao facto de as provas mais pequenas se realizarem no dia seguinte, por compromissos assumidos não pudemos ficar para Domingo e assim tive de alinhar à partida para a prova grande!
Quando parti tinha a noção que não ia longe, nem podia pois quem conhece a Serra D´arga e o seu percurso sabe bem o quão é nefasto para as articulações, principalmente os joelhos, já que se anda em permanência a saltar de pedra em pedra de princípio a fim da competição. 
Fui por fases, primeiro até ao alto da Serra (3 kms) que fiz em 50 minutos, uma subida que vai dos 250m até cerca dos 700m, depois como era a descer (de rocha em rocha) e de novo uma subida sem dificuldades de maior, mas prolongada, cheguei ao abastecimento dos 15 kms já com duas bolhas nos pés, levava pensos e isolei as bolhas tornando mais confortável o andamento. Continuámos a subir por caminhos tortuosos mas mais acessíveis até ao planalto a cerca de 750m de altitude, depois foi descer e descer até esquecer, aqui começam também a fazer-se sentir a dor nos 2 pés, as unhas não foram cortadas, os sapatos já velhos não levavam palmilhas por esquecimento tornando-se assim as coisas muito mais difíceis, entretanto chego ao abastecimento dos 24 kms ainda muito animado e confiante, bebi uma sopa (canja) quase sem caldo e sem colher, só me tinham dito para levar o copo, para a próxima a colher acompanha-me.
Depois, bem depois começou o pesadelo, os "vassouras" que me acompanhavam dizem-me que este ano o trajecto da prova a partir dali passava por se fazer o percurso do Km Vertical, descemos então até quase à base da Serra (nível de 170 m de altitude) durante cerca de 1,5 km para depois então subir, subir (até esquecer) e chegar aos 800 m de altitude num espaço de 4 kms. Escusado seria de dizer que aquilo foi um tormento, o suficiente para queimar a réstia de esperança de chegar pelos meus próprios meios a DEM, iniciei esta subida final em último, depois ainda passei por duas atletas que falavam inglês à minha passagem e assim fui até ao alto da Serra, já nada lá havia, também não era para haver, algumas horas antes descera por ali perto ainda a caminho dos 24 kms e a algazarra era enorme, a lembrar-nos por certo que tínhamos de lá ir abaixo e voltar a subir por ali, era só o ponto mais alto da Serra a percorrer por nós.
Depois foi percorrer aquele lindo planalto onde apesar da imensa seca que nos atinge ali ainda se encontra muita humidade, muita vegetação verde, caudais de água nascente e muitos animais a pastar, nomeadamente cavalos e bois à solta. Ali estava também uma ambulância de apoio, eu passei olhando de soslaio, ainda não era a minha altura de parar, segui, mas o mesmo já não aconteceu com as simpáticas faladoras de inglês, entraram, deixando-me de novo na última posição!
Já quase no início da descida para Montaria os simpáticos vassouras passam por mim e informam-me que por certo já não poderir para além deste controlo de Montaria uma vez que já levava mais 1,5h para além do tempo de corte, ok achei bem, até porque já não estava a sentir nenhum prazer naquilo que estava a fazer, esta descida até a Montaria tem 5 km e é tramada de fazer, neste percurso de 10 kms levei "apenas" 3 horas para o fazer, imagine-se!
Em Montaria informam-me que já não havia ali corte e que poderia prosseguir, apenas teria de fazer os próximos 17 kms em 3 horas, impossível, nem sequer vou tentar pensei eu, pedi a minha evacuação para a meta e acreditem, parti feliz por ter conseguido chegar ali, 34 kms em 8h. Agradeço do fundo do coração àqueles 2 bravos companheiros que tiveram a paciência de me vir a vassourar quase toda a prova, também eles já sentiam as dificuldades próprias de quem tem de vir ao meu ritmo (quase sempre a andar), e à organização mais uma vez pela sempre simpatia com que nos acolhe! Talvez volte, veremos!
Garmin

Sem comentários: