quarta-feira, 16 de julho de 2014

1º Trilho dos Moínhos Saloios

Como se vê foi pouco utilizada
Desta vez aceitei o convite que a organização me fez para seguir na cauda do pelotão e ter a missão de trazer todos os atletas até à linha de chegada. Para o efeito tive a ajuda preciosa do Juca Jacob, colega de equipa, que desde cedo se prontificou acompanhar-me nesta missão, o que muito lhe agradeço. 
As parecenças aproximam-se
Pode parecer insignificante mas esta tarefa é muito importante não só para a organização que assim tem mais facilmente todo o controlo de quem está em prova mas também para os próprios atletas que se sentem apoiados de perto e mais seguros quando as dificuldades começam a apertar.
A juntar a esta função juntámos outra, apanhar as fitas que serviram de guia aos atletas de forma



A prova teve a distância de 20 kms, tendo fechado com a entrada dos "vassouras" com o tempo de 3,35h.
Últimos a chegar
a que rapidamente o percurso ficasse limpo e sem vestígios visíveis de por ali ter passado centenas de atletas em competição preservando-se assim a defesa do meio ambiente, apanágio e ponto de honra para todas as organizações de provas de trail acompanhados de um cada vez maior consciencialização de todos os participantes nestas provas de trilhos.
Até aos 10 kms nós os "vassouras" andamos sós na rectaguarda, porque isto de cortar as fitas, a maior parte delas presas em silvas, não é tarefa fácil, a cada 20 metros uma fita e isto representava sempre uma paragem na corrida,
por esse facto perdemos por momentos a cauda do pelotão que voltaríamos a encontrar no alto do Moínho por volta dos 12 kms. Aqui já tínhamos
deixado de apanhar as fitas devido aos caminheiros que a partir dos 10 kms ocuparam também o percurso da prova principal.
A partir dali reocupámos o nosso lugar na cauda do pelotão fazendo sempre o acompanhamento dos últimos atletas em competição incentivando-os sempre quando as dificuldades começaram a aparecer.

Gostei desta missão e agradeço à organização terem-me dado esta oportunidade, já em algumas provas tinha tido o previlégio de ser eu ajudado pela prestimosa ajuda dos amigos que em todas as provas de trail têm esta missão,
A distinção
pela experiência positiva estarei de novo ao dispor para o ano seguinte se para isso for convidado.
Decidiu também a Organização prestar uma singela homenagem, quer a mim, quer à Analice Silva pelo modesto contributo dado na divulgação das provas de trail entre nós,
pela minha parte agradeço aqui publicamente essa iniciativa sentindo como é óbvio honrado por essa distinção.
Parabéns a toda a organização pelo excelente trabalho realizado,
nas marcações...ufff, na presença de muita gente espalhada no percurso para que nada falhasse, nos abastecimentos com muita fartura de fruta e outras iguarias muito úteis aos atletas e por último o excelente convívio na Colectividade onde foi serviço um farto e  saboroso almoço.
Até para o ano.

2 comentários:

Carlos Cardoso disse...

Sem dúvida uma nobre tarefa, a de vassoura. A homenagem final foi mais do que merecida, pois tanto o Joaquim como a Analice, da forma como encaram estas aventuras, fizeram e fazem muito pelo Trail, sendo uma inspiração para muitos de nós.
Grande abraço

Jorge Branco disse...

Se para o ano o amigo Joaquim Adelino estiver de novo em funções tão nobres nessa prova tenho de pensar em participar!
Com um "vassoura" de luxo até vai saber muito melhor o meu último lugar cativo!
Forte abraço.