segunda-feira, 31 de março de 2014

Trilhos do Pastor, S. Mamede.

Frio e muita chuva acompanhou-nos quase sempre durante toda a prova, mesmo assim os atletas da frente conseguiram boas marcas, abaixo das 2,30h para os 31 kms do percurso. O percurso bastante escorregadio, principalmente nas zonas mais pedregosas, e já depois na parte final quando a chuva já caía com mais intensidade. Ouve inovação no percurso, quanto a mim para muito melhor, centrando a organização as maiores dificuldades para o último terço da prova e já depois do único abastecimento sólido atribuído aos atletas, ao contrário de edições anteriores o acesso ao Reguengo do Fetal foi feito em terreno mais acessível e quase plano, tendo em contrapartida introduzido a enorme subida depois da passagem da lindíssima pista de cordas ao km 25. Aos 26,5 kms atingimos  as eólicas debaixo de forte chuvada e com temperaturas muito baixas levando a que muitos atletas tivessem de vestir de novo os corta-ventos, eu seguia confortável com duas camisolas, uma delas técnica, mantendo sempre o corpo bem aquecido. A partir dali as dificuldades até chegar à meta são mínimas embora a chuva castigasse bastante e cada vez com mais intensidade.
Gostei imenso de voltar a passar por locais que gosto muito, as grutas de Moeda, os moínhos, os marcos no alto das serras, Pia do Urso (por sinal muito perigoso todo o circuito por ter chovido tornando o piso em troncos muito escorregadio), toda a zona envolvente do Reguengo do Fetal, a subida íngreme até chegar à misteriosa gruta ali talhada na escarpa da montanha e aquela descida sempre excitante de cordas numa paisagem sem igual onde observávamos do lado de lá do vale em plena subida e quase a poder tocar-lhes os atletas que ligeiramente seguiam à nossa frente. 
Com uma paragem técnica e um engano no percurso que me custou cerca de 500 metros no total posso dizer que fiquei bem satisfeito com a minha participação, o engano foi da minha
responsabilidade, perto dos 12 kms numa subida algo inclinada não reparei numa curva à direita o caminho a seguir, no alto não vi as fitas e segui mais um pouco confirmando que estava errado, voltei a descer a rampa e lá vi então o caminho certo, creio que errei ali devido à excelência da marcação do percurso e de tão à vontade que vamos acabamos por nos distrair embrenhados ás vezes em pensamentos que nada têm a ver com aquilo que vamos a fazer! Antes do abastecimento de sólidos (24 kms), bem atestado diga-se) passei por dois abastecimentos de água onde não fiz qualquer paragem, levava comigo a que precisava mas atrevia-me a sugerir que antecipassem um pouco antes este abastecimento de sólidos ou em alternativa a introdução de um 2º abastecimento, se o custo da inscrição não permitir então que se ajuste melhor o seu valor de forma a que os atletas possam contar com um reforço energético durante o seu esforço. Por mim não tem problema, vou sempre atestado embora a maior parte das vezes chegue à meta com o mesmo material com que parti mas nem todos são assim, ainda ontem vi atletas a partir sem quase nada, alguns levavam nas mãos geles, barras e tabletes, água nem vê-la, o que confrangedor, depois é ver
durante o percurso o abandono dos invólucros um pouco por todo o lado. No 2º abastecimento de água os elementos da organização tinham que andar a apanhar os copos de plástico quase a 300 metros de distância, pode dizer-se que não é tão grave porque não estamos em locais onde a Natureza é mais pura, mas não é pura porque não se respeita por onde andamos nem onde vivemos, seja onde for o lixo tem sempre um local onde o depositar e não será certamente onde ainda alguns criminosamente o vão deixando.

Parabéns a todos os que organizaram e apoiaram esta competição, muito profissional como sempre, fiz quase sempre a prova em solitário mas senti-me sempre muito seguro no local onde me encontrava, tal como estavam as marcações mais tarde ou mais cedo haveria de chegar, a simpatia também foi enorme durante e depois da prova acabar. Voltarei sempre que possa. 
Tempo final: 4,50,45h. 31 kms de prova. 

3 comentários:

Isa disse...

Belo relato Joaquim.
Fui pela primeira vez a esta prova e gostei bastante. Percurso muito variado, a passagem dentro das Grutas da Moeda é um espectáculo e adorei a Pia do Urso e o Buraco do Roto.
Essa zona das cordas achei um pouco perigosa, ainda para mais sem ninguém da organização.
Toda a maneira gostei bastante da organização e tenciono voltar.
Beijinhos e boas aventuras!

Carlos Cardoso disse...

Muitos parabéns Joaquim...mais uma para o currículo. Gostei do seu relato, e parece-me ser uma prova muito agradável, com um percurso muito bonito. Vou ficar de olho nesta para o próximo ano.
Abraço

Alexandre Duarte disse...

Parabéns Joaquim, por mais uma prova e claro, pelo relato que me trouxe novamente à memória as imagens que também eu ainda retenho de domingo passado. Bons treinos e vemo-nos em São João das Lampas daqui a 5 semanas.
Abraço