segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Meia Maratona de S. João das Lampas


A grande moldura humana representada pelos atletas presentes na Meia Maratona de S. João das Lampas compensou-me de certa maneira pela fraca prestação individual nesta prova, ainda assim retirei cerca de 10 minutos à prova do ano passado, também ela fraquinha. Gostei de ver tantos atletas presentes e a participar nesta 37ª edição da prova, é um prémio recompensador para quem tanto tem persistido em a manter viva ao longo de tantos anos, falo obviamente do Fernando Andrade.
A feliz ideia de avançar para outras ideias desportivas ao longo do ano ligadas a esta Meia Maratona poderá estar ligada a este sucesso, estive em duas dessas iniciativas: a Meia Maratona noturna que se realiza em Novembro na versão de treino com convívio final e o 1º Trail de S. João das Lampas realizado também ao fim da tarde/noite no 1º semestre deste ano, por isso a minha convicção que a divulgação da prova realizada neste fim de semana representar um grande sucesso pelo seu organizador. É certo que a amizade e simpatia que une um número elevado de atletas a esta prova e aos seus organizadores também contribui para o sucesso mas ele de nada vale se não existir um carisma forte por quem tudo dá para bem receber os amigos e todos aqueles que os visitam pela primeira vez.
Finalmente começa a esbater-se este papão das "rampas", na 37ª edição bate-se o recorde de presenças, o facto de se realizar na 1ª semana de Setembro não esmoreceu a fidelidade de uns quantos (creio que a maioria) e dos outros que quiseram finalmente conhecer a prova e vencer alguns fantasmas de que tanto se falava, como gostei de ouvir dizer a tantos que era a sua estreia na prova e no final pelo que ainda fui a tempo de observar que estavam satisfeitos pelo sucesso da prova.
A grande adesão provocou como é óbvio alguns desajustos no terreno organizativo, prevê-se que a prova ainda irá crescer muito mais, o que irá provocar maiores dores de cabeça à simpática organização desta velhinha competição, pequenos nadas a corrigir e por certo teremos para o ano mais uma edição espetacular. 
Desde o dia 4 de Agosto Ultra Trail noturno de Óbidos que não treinava, fiz algumas fogazes tentativas sem grande sucesso, já que o esqueleto não permitia mais devido a mazelas então deixadas, por isso corri a meia maratona com muita cautela tentando não afectar a zona da coluna ainda dorida, só a partir dos 15 kms é que comecei a ganhar mais confiança e a acreditar que podia forçar um pouco mais até chegar à meta. Ao contrário de anos anteriores o tempo estava excelente, algum vento e pouco calor, ainda assim a organização e os proprietários de algumas casas proporcionaram-nos um número elevado de chuveiros (mais do que o habitual) espalhados por diversas ruas de todas as aldeias que atravessámos, como é habitual não falhei nenhum, o tanque lá estava de novo e à falta do balde e do calor abrasador habitual limitei-me a umas baldadas de água com o boné que me acompanhava e assim prossegui mais fresco com a vontade renovada em prosseguir até ao fim.
Voltei a encontrar muitos amigos por lá mas ouve um que não consegui encontrar e ele estava ali por perto, se calhar a menos de 10 metros, veio da Holanda e é um grande amigo ainda assim a sua esposa conseguiu descobrir-me e matei saudades, mas o Xavier é que nada, ainda fiquei por lá até tarde mas não sabia da churrascada onde estava e vim embora. Talvez na Maratona do Porto volte a tentar encontra-lo.
Não sendo o mais importante acabei por fazer 2,11,21h nos 21,280kms que o meu cronómetro registou.
Fotos de: A.M.M.A.

1 comentário:

Isa disse...

Gostei de correr consigo aqueles km's Joaquim.
Fui estreante nesta prova e adorei. É uma experiência que vale a pena. E a organização está de parabéns.
Beijinhos e boas corridas.