segunda-feira, 12 de novembro de 2012

4ºs Trilhos de Casaínhos 2012

Os Trilhos de Casaínhos hoje realizado veio em termos pessoais numa altura excelente porque daqui a duas semanas vou estar nos trilhos dos Amigos da Montanha em Barcelos na distância regulamentar de 60 kms.
Como ainda não estou recuperado totalmente da Maratona do Porto de há duas semanas era previsível que aquilo ia custar um bocado, pensava eu, porque não conhecia foi com surpresa que verifiquei no local e após a minha participação que o percurso é muito acessível, embora aqui e ali a chuva que caíu nos últimos dias tivesse causado algumas dificuldades aos participantes nestes trilhos para vencer aquilo.
Trata-se de facto de percurso muito bom para quem quizer iniciar-se nas provas de Trail, são 15 kms onde se pode correr a maior parte da prova, descidas e subidas com alguma inclinação, muita lama e alguns single-tracks espectaculares, recomendo.
Abdiquei este ano de participar na Meia Maratona da Nazaré para poder estar ali em Casaínhos, fica a pouco mais de 10 kms de onde moro e as informações que tinha sobre esta prova eram muito boas, quer no percurso, quer nas pessoas que organizam esta prova. Então não podia faltar, aproveitei assim para fazer um excelente treino com vista ao compromisso atrás referido. Fui com a Susana e o Daniel e mais 17 Amigos do Vale do Silêncio, 2 deles foram agora praxados por se iniciarem hoje no Trail. Para mim é um regalo vê-los todos ali, alguns ainda denotam muita inesperiência apesar de as suas capacidades físicas serem assinaláveis, os "vícios" da estrada onde estão mais habituados a correr prejudicam-lhes o sentido de orientação, enquanto na estrada existe quase sempre um veículo a abrir-lhes o caminho, ali na Natureza são as balizas marcadas com fitas e outros apetrechos que obrigam a uma atenção redobrada para não haver enganos no caminho a seguir. Apesar disso, com enganos ou não, todos saíram de lá satisfeitos e com a convicção que aprenderam sempre mais lguma coisa.
Alguns dos nossos atletas foram premiados pelas suas excelentes prestações, alguns exemplos:
O Rui Pacheco venceu a prova com o excelente tempo de 1,07h., chegando isolado à meta e sem ter a necessidade de se aplicar a fundo.
A Susana, prosseguindo sempre com muitas limitações (algumas forçadas e outras não) na realização dos seus treinos conseguiu alcançar o 3º lugar da classificação colectiva.
O Paulo Póvoa, no alto da sua já veterania acima dos 45 anos também brilhou ao alcançar o 4º lugar da classificação da geral individual, tendo todos os outros vindo a chegar com excelentes prestaçõs fechando a equipa com a minha chegada em último do grupo com a marca de 1,51h. Uma palavra especial para o João Inocêncio que quando seguia com o Paulo Póvoa na 3ª e 4ª posição se enganou no percurso fdazendo andar seguramente mais de 2 kms a mais, mesmo assim ainda recuperou até à 12ª posição.
Como já vem sendo habitual fui de novo ao tapete, uma curva repentina à direita quando descia a alta velocidade e muita lama à mistura obrigou-me a enrolar no tapete, uns pequenos arranhões e prontamente socorrido pelos Bombeiros de Fanhôes assim que cheguei à meta e depois de um excelente banho de água à temperatura ambiente.
A prova marcou no meu relógio 14,880kms, com o último km a ser nitidamente mais curto.
O convívio final envolvendo o almoço oferecido pela organização foi excelente, indo ao encontro daquilo que me tinham dito, para nós retivemos a boa organização da prova onde a perfeição ainda não foi conseguida, principalmente nas marcações dos percursos, por isso achei de louvar o facto de no final sermos abordados por alguém da organização para opinarmos sobre a prova já que pretendiam ouvir opiniões que nos parecessem que estivesse menos bem, e foi isso que fizemos até pela experiência que vamos adquirindo, para que no futuro possa ser melhorado este segmento desta bonita prova.
 
Fotos

4 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

É meu amigo Joaquim quanto mais corridas aparecem, mas vontade de correr a gente corre né...hehehe...E o pior que as corridas estão crescendo tanto que tem boas corridas que os organizadores colocam no mesmo dia, bom pelo menos aqui no Brasil...Parabéns pela prova de Trilhos de Casaínhos e boa preparação para os Trilhos dos Amigos da Montanha.
Que DEUS te abençoe e te ilumine com muita saúde para continuar correndo muito. Boa semana e bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Jorge Branco disse...

Fiz essa prova há dois anos e fiquei cliente!
Mas ando com azar pois o ano passado um constipação impediu-me de participara e este ano foi a recuperação de um pé!
Também acho a prova acessível e muito agradável.
No ano em que fiz a prova o mais "complicado" foi a lama que para mim foi na verdade o mais divertido!
Quanto as marcações do percurso no ano em que corri nos Casainhos elas estavam quase perfeitas mas houve um sítio em que senti falta delas e até optei por esperar por corredores que vinham atrás de mim e que eu sabia que conheciam o percurso.
Espero para o ano estar de novo nessa prova que recomendo a todos.

luis mota disse...

Amigo Joaquim.
Os Amigos de Vale do Silêncio tiveram um domingo pleno de grandes resultados.
Este é um momento de escolher as provas mais perto e com a relação preço/qualidade mais ajustado.
Penso que fez bem. Além de poupar a sua presença valorizou a prova.
Grande abraço para todos os Amigos do Vale do Silêncio

Sérgio Pontes disse...

Também foi a minha estreia em provas de trail, gostei bastante!

Abraço