quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Meia Maratona da Moita, 14/10/2012


Um apoio importante aos 13kms
Já com os olhos postos na Maratona do Porto no próximo dia 28 de Outubro voltei à estrada depois de estar presente na última Corrida do Avante no passado dia 9 de Setembro. Agora foi a Meia Maratona da Moita no passado dia 14 de Outubro, uma prova que faz parte do meu ciclo de provas de estrada que anualmente são programadas para fazer, a juntar a esta estão: 1º de Maio, S.J. das Lampas, Avante, Olivais e as maratonas do Porto, Lisboa e Sevilha. Raramente sairei deste lote, se o fizer será por alguma motivação especial.
A montanha continuará a ser a minha corrida preferida, pelo menos enquanto puder e sinta que não serei um estorvo para os organizadores das respectivas competições, é lá que sinto de facto o prazer de correr e de estar com a Natureza, por isso continuará a ter a minha prioridade independentemente das dificuldades que cada uma delas possa apresentar.
A meia maratona da Moita estava por isso no caminho para preparar a Maratona do Porto, se bem que seja demasiado pouco para isso, mas de há muito que deixei de treinar especificamente para elas uma vez que as provas de montanha por vezes têm-me ocupado em média 5 h. por cada uma a correr/andar dando-me alguma consistência física e de resistência. Na Moita optei por tentar fazer uma prova para 2,15h. mas desde o início logo percebi que o ritmo iria ser mais elevado, parti lento mas ainda via à minha frente 2 AVSs e acelerei um pouco para me juntar a eles, o que consegui perto dos 2kms, ali segui com o nosso Míster Fernando e o Juca até por volta dos 4kms altura em que percebi que o andamento era demasiado para mim, aproveitei um pequeno conflito com o meu relógio e reduzi para o resolver e a partir daí segui isolado no meu ritmo mais confortável.
Aos 5kms ainda passei com 27m e aos 10kms com 55m, a 2ª parte foi mais difícil e não consegui manter o mesmo nível porque o organismo não correspondeu ao que as pernas ainda tinham para dar, o que considero normal, se treino a 6´ o km não posso depois exigir mais do que isso nas provas, não tive outro remédio do que seguir e aproveitar o melhor que a máquina ia deixando. Nos últimos anos a chegada do 1º atleta à meta na Moita corresponde exactamente com a minha passagem naquele local para os últimos 9kms de prova, sinal de que podia apontar para as duas horas de prova se tudo corresse bem dali para a frente. Pouco depois aos 13kms cruzo-me com o meu neto mais novo, o David, tinha ido fazer a caminhada com a mãe até ao Rosário e estava de volta, o pai já lá ia para a frente a acompanhar o primo Filipe e tal como o Hugo iam a fazer o melhor que podiam, para mim as coisas até seguiam muito bem, via por ali alguns atletas com dificuldades, ora físicos ora por cansaço, e era natural que eu seguisse ainda com uma passada solta respeitando sempre as limitações que o organismo me ia impondo já que a nível de força física isto ia muito bem. Parei para idratar bem aos 15 kms, desta vez não levei qualquer suplemento, confiei na organização já que em todas as edições nunca faltou nada aos atletas a nível de apoio com água, mas como habitualmente corro quase sempre junto aos últimos nunca se sabe quando não seremos surpreendidos com uma situação de falha. O dia até estava bom para correr, céu encoberto, ás vezes com pequenas abertas onde o sol aparecia com alguma agressividade, a chover quando eu seguia por volta dos 8kms, mas que durou pouco e foi uma pena, pois a chover é que a gente se entende.
A subida final a partir de Sarilhos Pequenos foi feita com grande à vontade, aí também iam alguns atletas com dificuldades e iam ficando, a descida até à meta foi feita em velocidade sem dificuldade de maior, sentia algum cansaço geral mas as pernas estavam a corresponder bem, sinal que para o Porto as coisas se estão a compôr podendo eu contar com uma marca até ás 4,15h.
Para esta prova com a distância no meu relógio de 21,240kms gastei 2,01,25h. à média de 5,43m por km.
Até considero muito bom este desempenho, há uma semana tinha feito a Serra d`Arga com 45kms e de extrema dureza, com uma semana de recuperação bem difícil e com algumas dores à mistura.
 

3 comentários:

Anónimo disse...

É sempre com grande prazer que leio as tuas crónicas relativas às provas que fazes.Tens um jeitinho especial para narrar os acontecimentos.Consegues levar os leitores, mesmo aqueles que não passaram pela experiência em causa,a embrenharem-se na corrida como se por lá tivessem andado, experimentando todo o tipo de sensações que ocorrem a um atleta. Parabéns por nos dares esse prazer, campeão.Abraço

Leonel Neves

Jorge Branco disse...

Meia Maratona na(s) Moita(s) já não é para mim! :) Abraço CAMPEÃO!

luis mota disse...

A melhor prova para preparar a Maratona do Porto.
Lá nos encontraremos.
Grande abraço