domingo, 30 de outubro de 2011

Meia Maratona dos 20 kms de Almeirim, 30/10/2011

Meia Maratona 20 kms de Almeirim, é assim mesmo que se chama a prova. Excepcionalmente a prova foi disputada ao Domingo fugindo assim à tradição da sua realização aos sábados devido à realização em simultâneo daTaça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada em Atletismo brilhantemente ganhas por equipas portuguesas.
A nossa Equipa, Amigos do Vale do Silêncio fez-se representar com 12 atletas, tendo todos sem excepção realizado boas prestações, destacando aqui o desempenho do meu filhote Hugo Adelino que elevou o seu Recorde pessoal de 1,23h. para 1,16,50h. (Que grande forma!)
A minha participação foi melhor do que esperava, há uma semana tinha estado no Trail da Serra DÁrga e estava ainda um pouco cansado e por isso saí com alguma prudência mas verifiquei logo que estava bem e deixei-me ir a ver se conseguiria manter um ritmo que me permitisse no mínimo fazer uma marca próximo das 2,01h. feitas na Moita no dia 19 de Outubro deste ano.
Corri novamente como gosto, isolado, com colegas de equipa sempre ali por perto, foi bom para mim e também para eles pois desta forma conseguimos manter um ritmo sempre bem certinho (ver passagens a cada km no meu Garmin) onde apenas o 16º km aparece mais desnivelado devido a uma paragem que fiz unicamente para beber um Gel e retemperar algumas forças.
O dia esteve explêndido mas com algum calor, a Organização mais uma vez esteve impecável, bons abastecimentos de água e uma coisa que me deixou maravilhado, foi possível acompanharmos todas as provas em competição tornando assim a corrida muito mais preenchida e nada monótoma já que íamos ali também no papel de espectadores enquanto desempenhávamos a nossa função enquanto atletas.
A Associação 20 kms de Almeirim bem poderia manter esta versão da Meia Maratona, em nada aletra a qualidade da prova e aquela Avenida na parte final que serviu para actualizar as medidas oficiais para esta prova é inovadora e permite ali um cruzamento com os atletas que estão mais perto de nós e seguem à nossa frente.
Depois do banho retemperador nos Bombeiros de Almeirim seguimos para o local onde foi servido o banquete de Sopa da Pedra, que excelente aquilo estava, bem servido e sem qualquer confusão. Pena é que continua a existir a ganância de alguns que pensam que o mundo é capaz de acabar já "amanhã" e então é necessário encher a dispensa, (enquanto esperva a minha vez de ser servido passa um com 7 recipientes cheios de Sopa dentro de um saco de plástico para fora do recinto), acabo por ter pena desta gente pois aquelas carolas apenas devem estar cheias de serradura e nada mais deverá lá existir.
Acabei por realizar a minha prova em 1,56,57h. para a distãncia no meu Garmin de 21,230kms.
Creio que já estarei em boas condições físicas para a Maratona do Porto que tem lugar no próximo Domingo dia 6 de Novembro de 2011, vamos a ver, Maratona é sempre uma Maratona!!!

7 comentários:

Jorge Branco disse...

Parabéns mais um excelente prova!
Foi um pena ter sido no dia da Corrida do Monge e assim não pude estar presente nessa prova que tanto gosto e fica a apenas 14 quilómetros da minha casa.
Triste a situação dos sujeitos que vão "abastecer a dispensa" mas em 2008, quando estive em Almeirim, só nos davam a sopa mediante a entrega de um cartão picotado do qual retiravam uma metade.
Já não é feito esse tipo de controlo?

joaquim adelino disse...

Obrigado Jorge pelo comentário, de facto continua a fazer-se o controlo quando se entrega a refeição através do Cartão picotado, mas a organização nada pode fazer quando alguém chega lá ao balcão e apresenta-se com 5 ou mais cartões para aviar, não sabem se é para consumir ali ou para levar para casa. No caso presente foi para levar para casa e provavelmente o sugeito andou por ali a pedir cartões a quem optou por regressar a casa mais cedo. Por mim resta-me desejar-lhe um bom apetite e bom proveito e esperar que para o ano não seja necessário a colocação de um "polícia" para vigiar este tipo de espertalhões.
Amigo jorge, a 14 kms de Almeirim e vem para Sintra, existia sempre uma prova de 6 kms para fazer se não quizesse fazer a Meia Maratona, foi um excelente convívio no final onde tivemos oportunidade de estar com muitos
amigos.
Agora vou visitar os outros blogues que falam de outras provas e ver o que os amigos por lá escreveram.
Abraço.

Unknown disse...

Parabéns a Todos, principalmente ao Hugo... grande marca, mostra muito trabalho e dedicação

luis mota disse...

Grande equipa a vossa. Felicito todos os atletas mas terei de felicitar o Hugo pela grande evolução (muito trabalho) e a regularidade do Pacheco e Inocêncio. 3 Grandes máquinas!
Com a sabedoria do “mister” e os conselhos dos mais experientes teremos uma equipa de grande qualidade e elevado espírito de amizade. Uma grande equipa!

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Muito bom Adelino. Parabéns!

Bem que fiquei com pena de não ter vindo perder-se connosco na Serra de Sintra e com sorte saia de lá com um treino maior que a Meia :)


Beijinho e até sábado

mariolima52 disse...

Joaquim

Parabéns para já para o Hugo. Tirar cerca de sete minutos numa meia não é muito vulgar, mas com os treinos bem aplicados e vontade férrea tudo se consegue.

O mesmo se passou contigo que acabaste por não ultrapassar a fasquia das 2h o que é garantia de uma Maratona no Porto por volta das 4h15' a 4h30' caso não quebres muito nos últimos 5/6km.

Por isso uma boa viagem até ao Porto, um grande abraço ao pessoal amigo, corre como o sabes fazer e diverte-te!

Abraços!

Unknown disse...

Olá Joaquim Adelino;

É bom estar a sentir-se em forma para a Maratona do Porto.

Gostei do pormenor da Sopa de Pedra, é pena o comportamento das pessoas...é de repudiar!

Um abraço e muita força para o Porto.

dos Xavier's