domingo, 29 de maio de 2011

Festa dos Para-quedistas em Tancos 23 de Maio de 2011

Pela 1ª vez em 40 anos fui à festa dos Pára-quedistas em Tancos, a "minha casa" durante quase 4 anos. Era o Dia da Unidade que se comemora todos os anos no dia 23 de Maio, esta data consagra o dia em que foi criado o Corpo de Tropas Páraquedistas há precisamente 56 anos pelo então General (já falecido) Kauzla de Arriaga.
É uma festa que reúne ali milhares de camaradas pára-quedistas e seus familiares, onde as portas são abertas sem qualquer condições ou constrangimentos e onde de forma espectacular todas as actividades diárias ali exercidas nos são mostradas, conseguindo desta forma preencher um programa durante todo o dia que nos manteve permanentemente ocupados e extasiados com tudo o ue a nossa vista podia alcançar.
Como é óbvio foram os saltos de pára-que das que mais me impressionaram e também das coisas que mais gostei de ver. Como Veterano de Guerra aquilo que mais me tocou foi quando vi ali a desfilar à minha frente aqueles Combatentes Pára-quedistas totalmente equipados da cabeça aos pés com os rostos pintados e prontos para o combate. À memória veio-me a Guerra de África e aqueles 2 anos que palmilhei no triângulo Luanda, Leste e o Norte de Angola.
Pena mesmo foram  as minhas restrições, estava muito calor mas mesmo assim não resisti a fazer companhia aos meus amigos junto ao balcão de um certo bar das praças que há muitos anos não visitava, encostei e repeti.
Agora sei o que andei a "perder" durante 39 anos, para o ano é para repetir.


2 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
--ooO--(_)--Ooo--
Amigo Joaquim boa noite que legal que vc compareceu junto a festa dos Paraquedistas é sempre bom voltar e relembrar o nosso passado não é mesmo, espero que tenha aproveitado muito meu amigo, o vídeo ficou legal...Aqui no Rio um ano desses o Exército chamou os antigos paraquedistas para realizar saltos para relembrar os bons tempos os senhores de idades que conseguiram passar no teste vibraram muito.

Valeu meu amigo, um abraço,

Jorge Ultramaratonista
www.jmaratona.com

Nuno disse...

Olá Joaquim, por imprevisto de ultima hora, não pude ir. Mas para o ano estarei lá, é sempre uma grande festa, afinal são so PARAQUEDISTAS que nada temem...
Abraço
Boas corridas