segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Meia Maratona de S.João das Lampas.


Isto de levar um GPS para ir de Santa Iria da Azóia até S.João das Lampas é preciso ter muita paciência, como não respeitei o caminho que ele me indicou levou todo o caminho a mandar-me voltar para trás, estava já em S.João das Lampas e ainda ele me estava a indicar o caminho para Lisboa para depois vir pelo caminho que ele queria.
Acabei por chegar ainda com algum tempo disponível, aliás como gosto, a tempo ainda de confraternizar um pouco com a rapaziada amiga. A Susana acompanhou-me e aproveitou para matar saudades de amigos que já a algum tempo não via em virtude da sua paragem devido à sua gravidez.
Do Fernando Andrade quase nada, ao fim de algum tempo apareceu com um monte de papéis debaixo do braço, (ele neste dia não tinha olhos para mais nada nem ningém), a responsabilidade a isso o obrigou, mas depressa desapareceu. Isto é quase como ir a Roma e não ver o Papa. Ainda o ouvi a falar pelo micro a dar indicações mas como as Colunas eram muitas bem podia olhar e de Fernando nada. Mas soube-me bem ouvir aquele incentivo quando o ouvi dizer o meu nome à minha passagem no final da volta pequena. Depois foi um ar que lhe deu, cheguei já com a tenda quase desmontada ao fim de duas horas de prova, seguiu-se o banho e depois uma fresquinha para retemperar forças na companhia de grandes amigos, Almeida e Veloso com as famílias, Filipe Fidalgo, José Pereira, Mário Lima e muitos outros que por ali iam passando. Fez-se noite, ainda olhei para o local onde tudo se tinha passado, a corrida, claro, mas já não se via quase ninguém e desisti de voltar a estar com o Fernando. Mas vamos ter de conversar,
Alqueva espera por nós novamente.

Sobre a prova apenas tenho a dizer que mais uma vez a achei extraordinária, aquilo funciona quase automaticamente, pois ao longo de mais de 20 presenças os passos que foram dados na melhoria constante na organização permitem-nos participar nesta bonita prova quase sem darmos pela sua direcção. O percurso continua lá, é o mesmo, durinho quanto baste. Que bom jeito fazia se a CREL por ali passasse, enquanto isso não acontece vai-nos valendo o excelente apoio que vamos recebendo ao longo da prova, abastecimentos a cada 5 kms, chuveiros para os mais encalorados, (eu sou um deles) e banho no tanque... ali aos 11kms, (desta vez quase tapado de limos) mas é da tradição e a tradição é para respeitar.
Um pormenor muito importante, aos 15 kms faltou a água, momentaneamente, quando lá cheguei já se procedia à limpeza do local e nada de água, um grupo que seguia à minha frente também passou em branco, mas de repente aparece um motar com duas paletes de água e ajudou a resolver ali um sério problema. De louvar a atitude do Motar (da organização) que foi informado que seguiam atletas à frente sem água logo partiu ao seu encontro e foi destribuindo água a quem não a tinha recebido, atitude esta que muito me sensibilizou.
A partir do banho no tanque apanhei boleia de 3 amigas (não sei o seu nome) que me alcançaram naquele momento e com algumas dificuldades consegui ser rebocado por elas até começar a ver a outra parte do Pára, o Comando perto dos 15kms, ele bem tentou a fuga mas aos 16 kms acabou-se-lhe a gasosa. Bem sei que daqui a pouco vou pagar isto bem caro, mas para já temos um empate técnico.
Espectacular aquele abastecimento aos 19kms, ele sempre esteve lá em todas as edições bem como o chuveiro, nós sabemos que ele está lá e permite que naquela zona bem rápida póssamos explorar ainda mais as nossas capacidades de resistência.
Vou lá voltar como sempre, aquela passadeira à chegada é digna de receber tantos atletas, há muito tempo que eu não via tanta gente ali a correr, penso que o papão das "rampas" está a desvanecer-se e mesmo por ser princípio de época esta prova tem tudo para continuar a crescer e merecer a simpatia e opção da nossa presença.
Dentro das minhas possibilides, bem limitadas diga-se, percorri os 21,420kms (GPS) em 2,04,46h. (não oficial).
Segue-se Benavente no dia 19/9.

14 comentários:

Vitor disse...

Olá Joaquim,
Gostava de o ter visto novamente no tanque a refresca-se, ainda não me saio da memória o banho do ano passado!!
Esteve muito bem numa prova que conhece muito bem, foi mais uma enchendo para as Maratonas.
Vou continuar a seguir essa boa disposição dos "pára & comando", durante as provas, farto-me de rir vossas conversas e temas dos blogues.
Encontramo-nos para semana!
Abraço
Vítor

Unknown disse...

olá Joaquim Adelino;

Vejo que no inicio da nova época continua com o mesmo entusiasmo de sempre.
As peripécias dos desafios de cada prova são sempre renovados com boa disposição e desportivismo.

Continuação de boas provas!
Abraço dos
Xavier's

Jorge Branco disse...

Ok amigo Adelino agora que já sei onde é o famoso tanque para o ano vou ver se faço a meia mas levo uma cana de pesca quem sabe apanho algum peixe para o jantar!
Eu devo ter tido alguma sorte de VIP pois alem de falar com o Fernando Andrade até fui acompanhado por ele nos últimos 100 metros finais da minha míni meia maratona que também contou com rampas e tudo.
Enfim demorei 27 anos a voltar a São João das Lampas o que deu como resultado que na primeira vez que lá fiz era um atleta em construção e agora que lá voltei sou um ex atleta em destruição!

luis mota disse...

Olá Adelino!
Aproveito para o felicitar por mais uma meia maratona em boa terra e com excelente companhia.
Agora se começam a divulgar muito o tanque é que vai ser complicado, pois essa é uma tradição que poderá ter um aumento significativo de adeptos.
Aproveito para enviar cumprimentos para a Susana e o Daniel e desejar que tudo esteja a correr bem com a gravidez.
Grande abraço para si e para todos os que estiveram em SJL,
Luís Mota

Anónimo disse...

Proponho que seja lançada uma petição on-line a exigir ao senhor Fernando Andrade que para o ano mande limpar o tanque!
Não se admite que um atleta se veja obrigado a tomar o seu banho no meio dos limos!
Se a ASEA descobre vai ser um problema!

Filipe Fidalgo disse...

Amigo, Adelino.
Cada encontro com o Pára é um momento para recordar, e o deste fim de semana, ficará certamente por muitos anos.
Um grande abraço e muito obrigado pelos conselhos, que tão úteis me foram.

Um abraço ao Pára, ao Daniel e Beijinhos á Susana e ao rebento.

António Almeida disse...

Grande pára, o comando foi bem caçado...
Parabéns por tantas presenças numa prova especial, muito bom mesmo ver tantos atletas este ano nas Lampas.
Claro só podia ser bom o nosso "meeting" final já noite feita.
Abraço.

Anónimo disse...

Grande abraço e parabéns por mais uma prova de grande qualidade

Saludos

Luis Lopes

joaquim adelino disse...

Olá Luís Lopes, ainda não te inscrevi para o Alqueva, envia-me o teu endereço de Email para o meu. Ele está no meu perfil do blogue.

mariolima52 disse...

Joaquim

Para já Parabéns pela tua prova.

Não posso "distrair-me" que tenho-te logo ali à perna. Bem procurava "fugir" mas tu até parado (quando ficaste a beber a água trazia pelo motar e ainda colocaste a garrafa no caixote do lixo, assim é que é, proteger sempre a natureza é o nosso lema) me conseguiste apanhar.

:)))


Fiquei sem saber onde fica o tal tanque, mas pró ano eu e o Jorge Branco vamos ficar de olho em ti, quando estiveres a mexer em limos é sinal de tanque e lá vamos nós mergulhar de cabeça.

:)

Como começamos agora o campeonato temos um empate, "Comando" Avante -1, "Pára" Lampas - 1.

Como será em Benavente? Não percam os próximos episódios que eu e o Pára também não.

:)

Gostei de ver a Susana. Tudo de bom para ela e Daniel e para ti aquele abraço ao som do "The Green Berets".

Unknown disse...

Bem aqui temos mais uma grande descrição de maus uma aventura, do nosso amigo Joaquim.
Penso que a organização provou a sua grande qualidade quando arranjou logo uma forma de distribuição de água.
Parabéns ao nosso grande amigo Joaquim por mais uma completa.

Vamos nos vendo.
Abraço e bons treinos

Susana disse...

O GPS lá nos valeu no retorno, pois lá lhe fizémos a vontade, fazendo a rota direitinho. Parabéns Pai! E aproveito para agradecer as palavras dos amigos.
Beijinhos da filha

Flechinhas disse...

Olá
Gostamos bastante do Vosso blog e nomeadamente os vossos artigos que seguimos com regularidade.
Teremos todo o prazer em o adicionar á nossa lista de referências, esperando que possamos merecer da sua parte a mesma honra.
Duarte Silva / www.osflechinhas.blogspot.com

Anónimo disse...

olá Amigo Joaquim Adelino
parabéns por mais uma prova, com algum atraso, mas aqui estou, como qualquer tartaruga, mais vale tarde do que nunca e é preciso é chegar.
espero que esteja tudo bem. continuação de óptimos treinos e provas.
um abraço
até breve
AB - Tartaruga