segunda-feira, 26 de abril de 2010

Abril, a Revolução e a Corrida sempre presente

O ideal da Revolução do 25 de Abril de 1974 levou-me hoje até à Calhandriz, simpática Povoação e Freguesia do Concelho de Vila Franca de Xira. O Clube Recreativo local organizou uma corrida a pretesto das Comemorações do 25 de Abril na distância de 10 kms.

Sabia antecipadamente que a prova não seria nada fácil pois conhecia bem o local e aquilo só podia dar montanha.

Há uns anos atrás parte daquela Povoação foi arrastada encosta abaixo levando casas e outros bens a invadir propriedades visinhas situadas um pouco mais abaixo, ainda hoje existem vestígios dessa tragédia que felizmente não provocou vítimas.

E hoje ela lá estava, bonita e com as suas gentes a recebernos simpaticamente. O dia estava bonito e solarento mas rapidamente percebemos qua a adesão a esta prova não iria ser muito significativo, apesar de tudo via ir chegando aos poucos alguns atletas amigos e outros bem conhecidos, o Hermano, o Travassos, o Carlos Lopes (bloguista), o Raúl e toda a rapaziada dos Amigos do Vale de Silêncio onde me incluía. Os primeiros por morarem por ali perto participaram na variante de treino deixando a parte competitiva para os outros.

Aqui prevaleceu a boa condição física do Raúl Caetano que venceu, tendo o Rui Pacheco ficado com a 2ª posição. Todos se queixaram da dureza do percurso com altemetria acumulada de subida em 307m e descida em 329m, quer a subir quer a descer as rampas eram bem acentuadas, que no entanto foram atenuadas para aqueles que ali foram, não para competir mas sim para desfrutar de uma boa corrida sem esforço de maior e apreciar a beleza daquele local, tanto nas localidades, que íamos atravessando, afectas à Freguesia como também nas estradas bem estreitas que serpenteavam aquelas Serras em redor de Calhandriz.

Fiz a corrida acompanhado dos amigos Fernando Silva e do Emílio na cauda do pelotão, a dificuldade do percurso recomendava muita prudência e até aos 5kms conseguimos ir juntos, aqui e ali eu tive de andar face ás dificuldades de algumas subidas, mas a partir dos 5kms onde estava o abastecimento líquido consegui correr mais folgadamente, foi aí que os motores começaram a aquecer e a surtir efeito o resultado de muitas provas que recentemente tenho feito de longa distância .

Até à meta segui com o Fernando pois o Emílio claudicou a partir dos 5 kms e cheguei muito confortável pois não me interessava sair dali com mazelas porque o que vem aí não é para brincadeiras.

Ainda assim levei 1,00,17h para perfazer os 9,830kms.

Nesta prova fui acompanhado pela equipa familiar, o Hugo, a Susana, o Daniel e eu, todos com o mesmo objectivo, participar nas comemorações do 25 de Abril e como pretexto juntarmo-nos num almoço convívio que decorreu ali bem perto, em Mato da Cruz.

13 comentários:

Unknown disse...

Olá Joaquim

é sempre de orgulho meu o encontrar em cada prova que vou. Esta foi a pior prova que eu já fiz, muito duro, mais para o ano que vem volto, sem duvida, lembro um dia aprender " Por nunca vencidos se conhecem". Um abraço

mariolima52 disse...

Joaquim

A dureza da prova bem latente no teu texto, já não é novidade para ti tais as provas deste tipo de dificuldades vens acumulando desde o início do ano.

São provas que valem pela belezas do percurso, pelo convívio (desta vez com toda a família corredora) e pela comemoração deste dia tão especial que nada diz aos da "playstation" mas que muito diz aos da TV a preto e branco.

25 de Abril Sempre! seja em Calhandriz seja numa outra região deste Portugal excepto na Madeira que pelos vistos não pertence ao "kontenente".

Parabéns a todos!

António Almeida disse...

Companheiro
saúdo-o e restante comitiva familiar, pudesse eu e teria atmbém corrido na manhã de Abril de 2010.
Apesra de não ter corrido passei uma tarde muito boa, imagine, no "MarPuro", as "princesas" foram para a praia e fiquei ali à conversa com o Vitor, claro sobre corridas e os próximos desafios.
O local é muito aprazível, muito mesmo.
Parabéns pela escolha que fizeram e força nessa recta final até dia 16 de Maio.
Como sabe estou ao dispor para o que precisarem.
Grande abraço.

Pedro Ferreira disse...

Parabéns Joaquim Adelino!
Já percebi que a prova não era para brincadeiras...
No dia 25 de Abril, correr é também uma forma de celebrar a Liberdade, por isso, independentemente da prova que seja escolhida, o importante é correr! Correr Sempre!

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Uma boa jornada desportiva!


Mortinha por me juntar a vós
Um beijinho
Ana Pereira

.JOSÉ LOPES disse...

Olá joaquim

Mais uma vez os parabéns pela conclusão de mais uma corrida esta numa zona com várias subidas.

Conheço a Calhandriz, trabalhei perto em Alverca por vezes ia lá almoçar.

Quando se tem um bom almoço à espera a motivação é maior para enfrentar o esforço da corrida

Continue

Com os cumps
J.Lopes

Vitor disse...

Amigo Joaquim,
Apesar das longas provas que tem participado, no meu ver esteve muito bem, pelo que relata a prova foi "dura".
Parabéns ao resto da comitiva.
Como o António já disse, lá estivemos no "MARPURO" gostei bastante do local, boa escolha.
Por causa de uma gripe fiquei este fim de semana por casa bem que gostava de correr, mas no 1º de Maio lá estamos.
Boa semana
Grande abraço
Vítor Veloso

Carlos Pinto-Coelho disse...

Há alturas para tudo, até para disfrutar somente da corrida, sem o intuito competitivo.
E saber controlar os picos da nossa preparação. Tens razão quando dizes que hão-de vir "petiscos" que vão saber melhor devorar.
Um abraço
Carlos Coelho

Susana disse...

Olá Pai! Foi um dia bastante agradável, o mais giro é que no final da prova ainda disseste que continuavas a correr outra igual àquela e eu toda cansada! Mas pronto Deixa lá!!!!Rsrs!
É bom sinal! Continua assim!

Unknown disse...

Um dia para recordar... e são estes dias que nos torna realizados, por termos a família e os amigos por perto e não foi este um objectivo da revolução!!
Eu sou do tempo da televisão a preto e branco, mas gostei muito das cores da paisagem do Calhandriz dos amigos e até da dureza da prova e para o ano tudo farei para voltar.
Um abraço
Fernando

Unknown disse...

Caro Joaquim;

Entre sobe e desce um dia comemorativo da nossa revolução a fazer uma prova de atletismo, e sempre com um entusiasmo fantástico.

Um abraço amigo dos Xaviers

luis mota disse...

Olá Joaquim!
Comemorar Abril com uma corrida é excelente em todo o lado.
Juntamente com amigos e família torna Aida melhor esse dia.
Uma boa semana para vós,
Luís Mota

luis mota disse...

Olá Joaquim!
Comemorar Abril com uma corrida é excelente em todo o lado.
Juntamente com amigos e família torna Aida melhor esse dia.
Uma boa semana para vós,
Luís Mota