sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Pára&Comando, Obrigado Mário



O nosso amigo Mário Lima tem destas coisas, no seu blogue fez-me uma surpresa que deveras me emocionou.
Não posso de maneira nenhuma deixar passar esta oportunidade para salientar aquilo que eu já referira à algum tempo, ele andou um pouco escondido destas andanças e sob a capa de um mouro ao mesmo tempo que ia criando bagagem e conteúdo para quando se apresentasse aqui ás tropas blogueiras trazer algo de novo para que os nossos Generais o acolhessem como um bom soldado. O certo é que o Mário dicidiu, talvez inspirado nesta metáfora, brindar-me e a ele também,com uma homenagem que me sensibilizou imenso a ponto, devo confessá-lo, de me emocionar.
A guerra de Angola em que estivemos envolvidos foi marcante e onde corremos de facto risco de vida, e não é necessário muito para quebrarmos quando isto nos aparece assim pela porta a dentro.
Convido a quem ainda não viu esta expectacular postagem do Mário Lima no seu Blogue hojecorroeu que o visitem e se apercebam o porquê de este amigo desde que chegou não pára de criar simpatias e amizades.
Desculpa amigo Mário a clonagem que tive de fazer mas acho que merecias manter-te à mesma altura do que eu, mesmo separados apenas por algumas palavras.

10 comentários:

Carlos Alexandre Lopes disse...

Sangue suor e lágrimas

mariolima52 disse...

Olá Adelino

Não era sob a capa de mouro mas sim de romano, o tal que te deu uma valente dor de cabeça!!!

:))))

A ideia do «Pára&Comando» foi tua e não ficaria bem a não apresentação às "tropas" desta dupla (que nunca estará só, como bem o disseste no teu comentário, outros guerreiros de estrada conhecidos se juntarão a nós para os desafios que aí vêm).

Só de pensar que corremos tantos anos lado a lado e foi necessário um blogue (o da tua filha Susana, onde está a reportagem que o Correio da Manhã te fez http://susanaadelino.blogspot.com/2008/06/uma-estrela-no-jornal-correio-da-manh.html ) para verificar que afinal tínhamos muita coisa em comum.

Já ando nestas lides desde 2003, sempre "disfarçado" de romano e nunca me tinha apercebido que existiam blogues... sobre corridas!

:)

O Hugo foi rápido no meu pedido e das fotos que me enviou acabei por escolher esta. Desculpa lá ter-te retirado a arma que tinhas na mão na foto original, foi confiscada!!!

:))))))))

Já agradeci ao Hugo o envio das fotos e de ter guardado segredo, pois já tinha este tema em mente há algum tempo, a Susana que o diga, pois também tinha conhecimento disto e nada te disse.

:))

Obrigado pelo teu tema a mim dedicado e para os novos desafios te digo:

«A Sorte Protege os Audazes»

Vamos a eles companheiro de estrada!

Abraços!

Anónimo disse...

Olá pai!
Pois é, quando menos se espera temos agradáveis surpresas. Quando o nosso amigo Mário me falou no assunto, nem hesitei!
Abri o Álbum das tuas recordaçôes
e desta forma contribui para esta bela homenagem:
Ao PÁRA e ao COMANDO.

É bom conhecer as pessoas e cultivar a sua amizade ao longo da nossa vida.
Beijinhos e parabéns,
Hugo Adelino.

Vitor disse...

Amigo Joaquim,
Já vi o post do amigo Mário Lima, agradável à vista a vossa vantajosa amizade que influencia todos os que rodeiam.
Amizade que não tem limites!
Vou estar junto de vocês no entroncamento, nos trilhos, ate lá.
Grande abraço
Vitor Veloso

joaquim adelino disse...

Amigo Carlos.
Passaste por lá e ainda bem que não conheceste o amargo da guerra colonial, tiveste outras experiências não menos arriscadas e por isso a valorização da divisa que nos une.
Abraço.

Mário, para mim um Mouro é o mesmo que um Romano, à sua época disputavam o mesmo, o poder a qualquer preço, utilizando meios escabrosos para atingirem fins inconfessáveis, tu degeneraste e saíste um pacifista, aquilo também tinha de acabar e por ventura ainda serás algum descendente que escolheu outro caminho para chegar à civilização.
Vêmo-nos por aí.
Um abraço.

Olá filhote.
Desta vez estás perdoado, só não sei é onde foste buscar aquela fóto, tirei-a em Luanda e preparava-me para desfilar num dia 10 de Junho, penso que em 1970.
Tu e a Susana deixarem-se levar por um Romano Comando mas como a causa a atingir é louvável acabo por saudar a iniciativa porque vem reavivar um passado ainda "recente" de 40 anos e que de forma alguma quero esquecer.
Um beijinho do pai.

Amigo Vitor.
A amizade criada no palco da guerra, lá onde tudo fazemos para salvaguardar a nossa integridade física é das coisas mais valiosas que podemos guardar e partilhar. O Mário partilhou os caminhos da guerra um pouco por onde eu andei, mas isso é o bastante para lhe reconhecer valor e qualidade e merecedor de enorme respeito.
Isto poderá não ter nada a ver com a Corrida nem com os blogues, mas foi este meio que permitiu conhecê-lo melhor. Nós quando partilhamos e trocamos mensagens com outros bloguistas enquanto virtuais vamos aprendendo a conhecer cada vez mais o nosso semelhante e vamos ao mesmo tempo criando uma crescente empatia de respeito que se consolida após o conhecimento se tornar efectivo, pessoal. A comparação é quase idêntica, só a carga emotiva é que náo tem comparação possível.
Um abraço a todos.

Susana disse...

É realmente bom ter amigos assim hum?
Pessoas que valorizam a nossa amizade em pequenos gestos, assim como o do Mário Lima.
Sim, já sabia desta surpresa, e ainda bem que o Hugo tinha fotos tuas desses tempos disponíveis no pc dele, a única coisa que fiz foi fornecer ao Hugo o mail do Mário Lima. E... adorei a surpresa!
Terei o prazer de estar com o Pára e Comando nos Trilhos de Almourol para uma Odisseia.
Beijinhos meus

amantes da corrida disse...

Olá "Grande" Adelino!

Já tinha expressado/comentado no blogue do Mário Lima, acerca desta linda e duradoura amizade, desta vez o Comando conseguiu surpreender o amigo Paraquedista:))

Que esta dupla, de boinas, uma verde e a outra vermelha, continuem juntos no asfalto a duvulgar como tão bem sabem/fazem a modadidade de corridas da rua e a espalharem osvossos connhecimentos e experiências.

Um bem-haja aos dois e o desejo que em Trilhos de Almourol, disfrutem em pleno da vossa amizade correndo!

Agora passou-me uma ideia doida pela cabeça, e que tal um dia cada um correr com a sua respectiva boina? :))desculpem se acharem isto um disparate...

Fiquem bem!

Anónimo disse...

Olá Amigo Joaquim Adelino!
É realmente de louvar a ideia do "Comando", ele é assim ..., um bom Amigo do seu amigo!
Em Almourol, nos "Trilhos da Amizade", as "Tágides" irão certamente inspirar-vos para uma boa e divertida Corrida!
Um Abraço !

luis mota disse...

Olá Amigo Joaquim!
Bonitas memórias as que o Mário partilha aqui connosco. Apesar de terem sido momentos difíceis são recordações muito especiais para vós.
Grande abraço para o Joaquim e para o Mário e que continuem por muitos anos a conviver e recordar com “emoção” os tempos vividos.
Luís Mota

António Almeida disse...

Olá Joaquim
longa vida ao "PáraeComando", que nos continuemos a encontrar por essas estradas fora.
Muito bom a homenagem do Mário com um texto de superior qualidade, o homenageado merecia.
Abraço