segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Légua do Infantado, uma gota de água!



Já se torna complicado correr provas pequenas, 5 kms (uma légua) cansa mais do que correr uma Maratona, sim porque correr uma Maratona não cansa, existe sim um desgaste físico permanente que nos vai diminuindo conforme a corrida se vai aproximando do fim. Esta Prova no Infantado, ali ás portas de Loures, na distância da Légua estava no Calendário do Troféu Corrida das Colectividades do Concelho de Loures, Época de 2010.
Uma Semana após a Maratona de Sevilha pouco havia a esperar de mim, ainda assim aproveitei para após o primeiro km colocar mais velocidade no andamento, rapidamente percebi que o organismo tem dificuldade em acompanhar aquilo que os membros inferiores ainda são capazes de fazer, mas segui nos limites os restantes 5 kms da prova.

No final o meu Garmin assinalava 5,110kms para uma marca de 25m e a média a assinalar os 4,56m por km. (A Maratona tinha sido feita a 5,34m a média por km.)

Por aqui se pode aferir com segurança que as provas pequenas não são nada favoráveis a corredores como eu, idade avançada e sem ritmo, mas encaro isto com normalidade, se fosse ao contrário então teria razões para me preocupar, assim direi que venham provas daquelas complicadas que é onde me sinto mais à vontade.

A minha rapaziada que me acompanhou portou-se toda bem, com destaque para a Susana que me surpreendeu com a sua vitória no sector femenino e com uma marca a rondar os 18m não fora os 110 metros que a prova tinha a mais, começa a adquirir a boa forma e este resultado é bastante animador.

Segue-se agora as Terras de Sicó na distância de 30 kms já no próximo dia 28 de Fevereiro, onde a Equipa Pára&Comando estará representada pelo Eurico Charneca, Elísio Costa, Mário LIma e eu próprio. São atletas
emprestados pelo CCD de Loures para esta prova.

7 comentários:

Anderson Consenzo disse...

PArabens, Joaquim!

Impressionante a sua disposição e garra para participar de varias competições

Abraço

Susana disse...

Uma semana depois da Maratona de Sevilha fazeres essa prova de 5 Km e com esse resultado, está excelente, e será sempre excelente!
Giro foi ontem antes do treino de 1hora que fizémos dizeres que tinhamos de fazer mais tempo porque no dia da prova soube-te a pouco, rsrs e nós...diz lá? eheheh
Está muito bom pai!

António Almeida disse...

Olá Joaquim
pois, provas tão curtas começam a ser complicadas, mesmo assim esteve muito bem, bem como o resto da comtiva familiar.
Abraço.

luis mota disse...

Olá Joaquim!
Depois da Maratona correr uma légua é um andamento totalmente diferente, embora custe tem as suas vantagens.
Excelente desempenho de toda a família Adelino, com a Susana a subir ao lugar que a gostamos de ver.
Resto de boa semana,
Luís mota

Vitor disse...

Amigo Joaquim,
Pois, são ritmos totalmente diferentes são complicadas pois o esforço e maior mesmo assim esteve altura, parabéns.
Parabéns a toda sua "rapaziada".
Grande abraço
Vitor Veloso

Unknown disse...

Muito parabéns,penso que teve um resultado esplêndido, tendo em conta as mazelas ainda presentes da grande Maratona.
É uma grande diferença em termos de ritmo mas muito bons claro.
Os meus parabéns para todos.

abraço e bons treinos

mariolima52 disse...

Olá Joaquim

A idade nada tem a ver com o facto de fazeres neste momento 5'/km. Se fores à classificação da prova vês muitos jovens com tempos piores que o teu.

A diferença está no ritmo que tens empregue nos treinos para longas distâncias e não para estes tipos de prova, 5 km num treino para a Maratona nem dá para aquecer, mas numa prova até se chega cansado ao fim.

E como a Susana diz, a prova soube-te a pouco e lá tiveste que fazer mais um pouco para compensar os km's que não tinhas corrido no dia anterior.

:)

Agora falta pouco para subir à serra e o saco-cama já está pronto!!!

:))))

Abraço!