sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Olivais e o que nos reverva 2010


Com a S.Silvestre dos Olivais terminou um ciclo bem exigente que impuz a mim próprio com o objectivo de ver até que ponto ainda iam as minhas capacidades e se ainda tinha dúvidas elas desvaneceram-se após terminar esta fase bem curiosa no último trimestre do Ano que agora findou.
Na fóto: F. Gravito >J.adelino, Susana Adelino, Susan Mota, Luís Mota, Mariana Mota, Mário Lima, Luís Carlos, Vitor Veloso, Isabel Almeida e António Almeida
1ª Conclusão: Para quem nasceu em 1948 é melhor pensar sériamente que tipo de competições deverá fazer.
2ª Conclusão: A dimensão e extensão em número de kms que mais se me adapta deverá merecer uma reflexão com base nas debelidades/em>
naturais próprias da minha idade.
3ª Conclusão: Finalmente convenci-me que daqui para a frente os meus únicos objectivos passam por correr apenas por prazer, parafraseando
o Livro do amigo Vitor Dias seja em que competição for, desde as provas mais pequenas até chegar ás maratonas ou ultra maratonas. A palavra competir já não terá um significado pessoal no futuro, a não ser observar e admirar quem tem condições por enveredar por esses objectivos e desde que tenha as aptidões necessárias.
E é assim que me vou apresentar sempre junto dos amigos em todas as competições. Que bem me soube fisicamente fazer estas duas provas de S.Silvestre em Lisboa neste final de Ano, na companhia de amigos do coração, do Elísio Costa, da Susan Mota, da Mariana Mota, do Mário Lima, entre outros, com todo o respeito pelos amigos e pela distância tendo em conta que a condição física nesta altura também não era a melhor.
O Ano de 2010 vai ser de muita "animação", aproximam-se novos desafios a acrescentar aqueles que tive a coragem de enfrentar em 2009 e que faço questão de manter para este Ano, Meia Maratona da Areia, Ultra-Maratona Melides Tróia
Ver Melíadas de F.Andrade Trail Noturno de Óbidos, Maratona do Porto, Grandes Lagos Alqueva e Maratona de Lisboa. A estes "biscates" acrescento para este Ano a Maratona de Sevilha, Trail Serras de Sicó, Trilhos de Almourol e com possibilidades de a Geiras e Serra da Freita também estarem no horizonte se não colidirem com o programa delineado.
Vai ser um Ano "engraçado" onde os meus "dois Bombeiros" vão ter um papel importante (para me ajudarem ou para me impedir se forem capazes) mas acredito que vão estar por perto a vigiar sempre que lhes for possível.
Um Ano feliz para todos.


13 comentários:

Unknown disse...

Que 2010 traga todos objectivos já traçados.

Anónimo disse...

Olá Amigo Joaquim Adelino!

Penso que acertadíssimas as suas reflexões para 2010 e na verdade, a conclusão de passar a "correr apenas por prazer" é uma decisão correta e que vai ao encontro daquilo que eu penso, para as "minhas" Corridas.

Dá-me um gozo tremendo, ver alguns companheiro/as em todos os percursos das várias provas em que participam a "gozar" que nem uns perdidos, somente pelo fato de estarem ali!

Daí que eu próprio, tenha chegado à "minha" conclusão, que vou tentar deixar de me "preocupar" com a corrida e gozar mais, a "participação".

Penso "estrear-me" com essa atitude, já no próximo Domingo, na S. Domingos de Benfica.

Afinal, "O que faz correr as pessoas" ???

Competição?, prazer?, Saúde?

Não importa, desde que tenha ... (como diz) "condições por enveredar por esses objectivos e desde que tenha as aptidões necessárias".

Não podia estar mais certo!

Um abraço!

luis mota disse...

Olá Adelino!
Foi um excelente ano de corridas com valorizado com bom momentos de convívio.
Nós tivemos a felicidade de ter o Adelino e um conjunto de amigos por perto, nas várias provas em que participámos. São estes momentos que nos alegram e nos “obrigam” a estar presentes ao pé de quem nos sentimos bem.
Dou-lhe os parabéns pelos resultados alcançados no ano que agora terminou.
Um 2010 com muita saúde e prazer na corrida.
Grande abraço,
Luís mota.

Pedro Ferreira disse...

Amigo Adelino,
Correr só pode ser por prazer! É também essa a minha resolução de Ano Novo.
Que este ano lhe dê muita saúde para atingir esse objectivo!

Vitor disse...

Olá Joaquim,
Foi um ano em grande para si, um privilegio tê-lo com amigo.
Desde a minha inclusão no mundo da provas ditas "competitivas" fica-me na memoria as "rampas" que bela prova que fiz na sua companhia, que 2010 seja cheio de convívio e "provas".
Grande abraço

João Paulo Meixedo disse...

Uma boa reflexão, caro amigo.
A cabeça pode mais que as pernas, já o sabemos; mas isso tem que ser válido em ambas as direcções: para acelerar e para abrandar.
Um excelente 2010.

Anónimo disse...

Votos de um Bom Ano para si e toda a família (um beijinho especial à filhota corredora:))

Paula Pinto

braz disse...

Olá Adelino

...Que dizer depois de no ano de 2009 acompanhar as suas crónicas das provas realizadas...?! fantástico...!!! um autêntico monstro do atletismo !!! Que este 2010 que tão conturbado se nos apresenta, lhe traga tudo aquilo que deseja de bom para si e seus familiares.

Um abraço amigo para si e seus filhotes do
braz sebastão

Anónimo disse...

sãos e loucos todos temos um pouco, a loucura que eu lhe reconheço não sei como se trata , mas sempre que falo com o Adelino e depois das aventuras concluídas e ao ouvir os seus relatos fico com a ideia que tudo é fácil tal é simplicidade com que encara as provas.
Para 2010 vai ser uma longa aventura que espero chegue a bom porto.
Um abraço
Jorge Jesus

Duarte Gregório disse...

Boas,
Por muito que se participe so por participar (e eu sou bem o caso) no fundo ha sempre a parte competitiva, nem que seja connosco proprios.
bom ano

rustman disse...

Bom ano!

Quanto às reflexões, são bonitas, mas ... não acredito! Conheço-o há uns anos e deixar de competir, uhm... não o estou a ver, ainda mais depois de se ter posto à prova como o fez este ano (sempre com bons resultados). Superarnos faz parte do jogo, correr só por correr é... cansativo!

Um abraço-

mariolima52 disse...

Olá Adelino

No ano que passou vi-te participar em provas que nestes anos que te conheço nunca em tais desafios te tinhas aventurado.

O prazer com que os fizeste levam-me a pensar que também chegou a altura de tais cometimentos.

As pessoas que se conheceram, os riscos de treinos intensos, a vitória da meta ultrapassada é de uma "loucura" saudável, de riscos mas a tua vida já tinha sido sempre assim desde que descias em paraquedas em terras africanas.

Conto com a tua experiência para me aconselhares nessas distâncias e nessas novas vertentes do atletismo.

Excepto a Maratona de Sevilha (por ser tão perto) todas as outrsa farei os possíveis para lá estar.

Um Bom Ano também para ti e para os teus.

Anónimo disse...

Amigo Joaquim
parabéns pelo seu ano recheado de conquistas e que em 2010 consiga atingir os objectivos a que se propõe...claro sempre com prazer, isso é o mais importante.
Muito bom que mais uma vez terei o prazer de me cruzar consigo em algumas provas em 2010, de todas confesso que UMA para mim me atrae de um modo especial.
Boma ano.
Grande abraço,
António