domingo, 31 de maio de 2009

Milha Urbana de Sacavém 31/5/09

A Milha Urbana de Sacavém realizou-se hoje e eu estive lá a participar integrado no meu escalão.
A prova realizou-se num novo percurso, agora sim, espectacular, numa zona que ficou muito bonita após as obras de recuperação efectuadas naquele local histórico daquela Cidade.
Trata-se de uma Avenida com um separador central que permite a todos os atletas terem uma visão geral de como está a decorrer cada prova e é composta quase por duas voltas.
Como se trata de mais uma prova do torneio de Loures tive de marcar presença pois as duas últimas provas pequei pela ausência para acompanhar a Susana em outras provas de algum interesse. As provas curtas são um tormento para mim, no arranque quando me dou conta já os meus adversários estão longe da vista e quando começo a carburar já não tenho epótese de lá chegar. Hoje havia prémios monetários aos três primeiros de todos os escalões, logo os do "custume" estavam lá todos, deixando os "restos" para os menos capazes, como era o meu caso. Mas foi divertido, pelo lindo trajecto da corrida, pelo encontro com muitos amigos e por ter aliviado por um dia a carga enorme de kms que tenho andado a fazer.
Dos muitos amigos que encontrei destaco aqui o Nuno Sebastião porque ácerca de 15 anos que não o via e foi aqui a blogosféria que me permitiu novamente aproximar-me dele, do pai e do irmão Pedro , agora só me falta encontrar o Pedro, mas um dia destes isso vai acontecer. Vi à pouco que venceu uma prova no seu escalão na corrida contra a OBESIDADE, vão lá ver.
Estive ainda com o Carlos Lopes e o André Gomes nossos amigos aqui da Blogosfera e muitos outros, entre os quais destaco o Francisco Gravito, grande amigo e um grande ex maratonista que no seu tempo maravilhava ver correr, dedica-se agora a ensinar aos mais novos aquilo que aprendeu enquanto corredor e atleta na Cooperativa a Sacavenense sendo ainda o responsável pela sua Secção. E hoje lá estava em Sacavém como um dos responsáveis pela organização da prova que era da Junta de Freguesia local.Que tenha sempre essa disposição e saúde para continuar a contribuir para o aparecimento de novos valores e campeões.
Hoje estive sózinho, do grupo familiar só restei eu mas em contra-partida amigos não faltaram, a Susana e o Daniel apaixonaram-se pelo Domingo e então foram trabalhar os dois, coisas da vida, o Hugo devido ao calor não se deu muito bem nos últimos dias da Semana e ficou de molho, mas já está pronto para continuar.
Agora vem aí a Corrida do Oriente no dia 7 de Junho e o responsável da organização garantiu hoje que apesar das Eleições para o Parlamento Europeu ser nesse dia a prova vai mesmo ser realizada. Eu só depois de ver é que acredito.

Francisco Gravito, responsável da organização

Eu e o Carlos Lopes a aguardar a nossa vez de correr

Eu com o Nuno Sebastião, 15 anos depois.

Após a partida da prova dos séniores

Sprint para a meta a 100m, o atleta do Benfica iria chegar ao 3º lugar.

domingo, 24 de maio de 2009

Meia Maratona da areia da Costa da Caparica

Enquadrado na minha preparação para o Trail Melides/Tróia de 26 de Julho de 2009 na distância de 43 kms, (não me farto de o dizer porque também contribui para a minha auto-motivação) corri hoje a Meia Maratona da Areia na Costa da Caparica.

Eu antes da partida a indicar o caminho

Em boa hora "O fórum mundo da corrida" dicidiu promover esta magnífica prova, algo diferente no panorama das meias maratonas em Portugal.

Estava com algum receio pois o último treino longo efectuado no dia 19/5 (última terça-feira) com duração de 3 horas tinha deixado marcas no tendão do calcanhar de aquiles na perna esquerda, felizmente os treinos de normalização durante o resto da semana e também as sessões de gêlo e anti-inflamatórios permitiu realizar a prova de hoje sem qualquer queixume.
Pareceu-me uma prova extremamente bem organizada que pode melhorar em alguns aspectos de pormenor sem qualquer importância no desenrolar de toda a prova, aspectos esses que já foram sublinhados por outros amigos através de postagens nos seus blogues.

Eu com a Susana e o Mário Lima

A minha prova visava impôr algum ritmo à minha corrida já que estou sem ritmo de assinalar e se forçãr um bocadinho estou sujeito a que os "bofes" me saltem do organismo. Pela ausência de indicação de kms, (pelo menos eu não as vi, excepto a dos 5kms que só vi quando lá passei aos 16kms.) não consegui verificar os tempos parciais nas passagens em cada légua, no entanto deu para verificar que a meio do percurso (retorno) passei com 55m e no regresso efectuei 55,34m, . Tempo final: 1,50,34h, não oficial.
Com o A.Almeida, Isabel, M.Lima e a Susana, faltava ali a Vitória porque estava a tirar esta fóto

Foi um bom teste e com uma grande regularidade de passada.

O piso estava excelente, embora na parte final já fossemos encontrar o piso muito remexido e também bastante mole devido à enchente da maré que já tinha lugar na parte final da prova.
Os 150 metros finais que são feitos em areia solta e onde a progressão é muito lenta e penosa criou-me ali algumas dificuldades, levando a alguns amigos ali presentes e à filhota algumapreocupação, mas não foi nada, a não ser os tais "bofes" que se manifestaram por ter excedido os limites razoáveis, foi coisa de poucos segundos.

Mais uma vez encontrei muitos amigos aqui da blogosfera, e não me canso de os mencionar: A Família Almeida, Fernando Andrade, Mário Lima, José Magro, Fábio Pio e outros que me falaram a quem me escapa o nome.

A Susana acompanhou-me nesta prova e não lhe podia ter corrido melhor, saíu vencedora no sector femenino com uma boa marca, 1,34h.
Segue-se a Milha Urbana de Sacavém no dia 31/5/09.

Prémio final para todos: Um saco bonito e diferente e uma t.shirt azul, devidamente gravados para o efeito pela organização da prova.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Corrida Cidade de Vendas Novas

Isto é um velho ditado e faz todo o sentido, "não há bela sem se não" e depois as pequenas e grandes histórias fazem o resto, e também acredito que são as peripécias do dia a dia que trazem algum sentido diferente à nossa vivência quotidiana.

Foi a 1ª vez que fui correr a Vendas Novas e se seguisse o rumo natural do calendário de provas pré-estabelecido ainda não era este o ano que "matava" o borrego. Fui com a Susana e cometemos uma pequena traição ao CCD de Loures e corremos integrados na equipa do Vale do Silêncio, um grupo de grandes amigos.

Toda a organização da prova esteve espectacular, com amplo espaço de estacionamento, de aquecimento, local de partida, abastecimento, chegada, animação, locução, balneários para banho e rápida destribuição dos prémios.

A parte negativa tem a ver comigo, mais uma vez andei perdido na Auto-Estrada, fui pela Ponte Vasco da Gama e porque estava confuso parei 200 metros antes da saída para Vendas Novas, consultei o Mapa de estradas e convicto da direcção certa segui viagem, passados perto de 30 kms estava em Alcácer do Sal !!! perdido é claro. Voltei para trás novamente até encontrar a saída onde tinha parado anteriormente e lá estava ela, a placa. Vendas Novas estava ali a 9kms !!!

Não sei porquê mas acho que a adrenalina provocada por aquele precalço, (tivemos de acelerar bem para chegar a horas), acabou por ter reflexos positivos na corrida, quer para mim quer para a Susana.

Eu estava exitante quanto ao ritmo a adoptar para esta prova porque estou sem ritmo assinalável devido aos treinos longos que tenho efectuado. Mas o desenrolar da prova deu para aferir o que era suportável, assim passei aos 5km em 22,30m à média de 4,30m por kms tendo terminado os 10kms com 46,44m (não oficial) e (46,51m oficial), verificando-se uma ligeira quebra de 1,14m na 2ª légua.
Acabei por ficar em 26º do escalão + de 6o anos num total de 73.
Na geral ocupei a posição 479 de um total de 840 participantes.

A Susana ocupou a 7ª posição da geral e o 5ª no seu escalão sénior com o tempo 38,43m.

Para além da corrida foi um dia bem ocupado, que para além do convívio durante o almoço no local, tivemos ainda oportunidade de rever os amigos António Almeida, a Isabel e a Vitória com quem convivemos um bom bocado.

Tive ainda oportunidade de conversar um pouco com o Carlos Alves amigo também aqui da blogosfera.
Segue-se a Meia Maratona da Areia, onde estarei acompanhado da Susana, já no próximo Domingo dia 24/5 na Costa da Caparica.

Fóto do topo de J. Gaspar da A.M.M.A.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O TRAIL E O TREINO

Aí está no terreno o desenrolar do nó a que meti ombros, kms e mais kms, já passo por eles e quase não dou conta, hoje foram 27 com o tempo de 2,45h. Fui lento porque o traçado é duro com subidas e descidas com bastante inclinação, nomeadamente os últimos 3 kms que são sempre a subir.
Isto visto do ar até é bonito, ali com o rio Tejo mesmo ao lado (parece), o pior é lá em baixo, na ida apanhei a Nacional 10 até ao Sobralinho em plena hora de ponta (manhã) com a poluição dos veículos a tornar-se quase insuportável. O regresso já foi pelo interior, tendo terminado no local onde comecei: Parque Urbano de Santa Iria.
Terei de procurar outras opções de percurso para o que ainda me espera, e não é pouco.
Tudo isto porque dicidi quebrar a rotina e avançar para outros desafios (eu já devia ter juizo), pelo menos é o que os rapazes me têm dito, e eu até estou de acordo com eles, mas já não posso evitar e a verdade é que também não quero.
A Meia-Maratona da Areia é já dia 24 de Maio e o Trail Melides/Tróia na distância de 43kms também se aproxima: 26 de Julho.
Apesar de já ter feito 4 Maratonas, a última à 15 anos, é uma sensação muito estranha a mentalização que tenho de incutir para conseguir ultrapassar isto, e já vou no 6º treino acima da 1,45h. O próximo é para a Semana e terá a duração de 3 horas, 5 dias antes da Meia-Maratona. É uma questão de disciplina.
Clicando na fóto ela aumenta.

domingo, 10 de maio de 2009

Grande Prémio de Guerreiros, Loures

Realizou-se hoje mais uma prova do Troféu de Loures em Atletismo. Em dia de 2 grandes eventos na Região de Lisboa ( a Maratona Carlos Lopes e a Meia-Maratona de Setúbal) era ividente que esta prova em Loures iria ter fraca participação, e assim aconteceu.
A maioria dos escalões ectários teve dificuldades em reunir mais de 10 atletas, salvou-se a prova principal que concluiu com cerca de 100 participantes, apesar de tudo é fraco, basta apenas verificar o sector de Veteranos que tem 7 escalões para se ver a falta de participação.
De qualquer forma é de louvar o esforço da simpática Colectividade local na organização da prova,(Colectividade esta que possui boas instalaçôes próprias e que segundo soube no local vive dificuldades de renovação da sua Direcção) espero que consigam em breve resolver este problema para bem dos associados e da própria localidade.
Louvo ainda as pessoas que estão a comandar os destinos da Colectividade que apesar de não terem actividades ligadas ao Atletismo continuam à muitos anos a erguer esta prova, mantendo bem acesa a chama de algum dia a modalidade retorne ao seu convívio e das suas gentes.
Quanto à competição ela abrangeu todos os escalôes ectários, havendo por parte da organização o cuidado de respeitar os horários estabelecidos no programa.
A Prova principal, na qual paticipei, é um pouco original e diferencia-se de outras porque uma parte do percurso atravessa um campo de hortas com caminhos de terra (e bastante enlamiados devido à chuva que caíu durante a corrida, felizmente correu tudo bem para todos.
Aqueles 6.600 metros acabaram por ser um pouco duros devido ao mau piso e à subida de cerca de 1,5 kms que tem logo no início, e pelo facto de ser curta obrigou a um esforço muito maior devido à boa condição física de alguns participantes, arrastando atrás de si todos os outros que deram o melhor de si próprios, penso eu.
Das classificações destaco as do meu grupo: eu com o 5º lugar veteranos 6, o Hugo 5º lugar veteranos 1 e a Susana 2º lugar sénior femenino. O CCDLoures ficou em 2º Lugar por equipas, tendo ficado em 1º lugar o Alverca F.Clube.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

A LUTA E A CORRIDA DO 1º DE MAIO

Em que consiste meu crime? Em ter trabalhado para a implantação de um sistema social no qual seja impossível o fato de que enquanto uns, os donos das máquinas, amontoam milhões, outros caem na degradação e na miséria. Assim como a água e o ar são para todos, também a terra e as invenções dos homens de ciência devem ser utilizadas em benefício de todos. Vossas leis se opõem às leis da natureza e utilizando-as roubais às massas o direito à vida, à liberdade e ao bem-estar”.
George Engel, 50 anos, tipógrafo.

A Corrida do 1º de Maio em Lisboa decorreu hoje com grande sucesso, com o apoio técnico da Xistarca a prova contou com 882 participantes chegados levando o colorido e grande animação ás principais ruas do centro da Cidade.
Luís Jesus e Mónica Rosa foram os vencedores masculinos e femeninos da classificação geral.
Num fim de Semana alargado a prova conseguiu reunir um número elevado de participantes num percurso extremamente agradável onde não faltou uma brisa de ar fresco, embora com algum vento no percurso ascendente, mas sem perturbar em demasia a progressão dos atletas.
A rever em edições futuras pela organização da prova a criação de um corredor só para os participantes na mini e caminhada, ou em alternativa um percurso diferente, já que existe grande perturbação com a ocupação de grande parte da via onde correm os corredores da prova principal, nomeadamente entre a Alameda D.Afonso Henriques e a chegada no Estádio 1º de Maio.
Participei mais uma vez nesta prova, nas últimas 22 edições falhei uma, com o meu grupo familiar, desta vez sem a Susana que esteve ausente por compromissos profissionais, tendo feito a prova a condizer com o meu estado actual em termos de condição física. A prova tinha +- 14,5kms, devido ás obras junto ao Terreiro do Paço, tendo eu conseguido fazer o percurso em 1,09,48 h., sendo o resultado oficial de 1,09,46 h.(estranho), 24º do meu escalão ( 60/99 anos)num total de 89.
O Daniel e o Hugo fizeram uma prova muito interessante tendo feito respectivamente: 57,59m e 58,09m. Muito bom.
Foi o dia para voltar a rever alguns amigos
aqui da blogosfera: André Gomes, Fernando Andrade, António Almeida e família.a quem eu agradeço a fóto aqui publicada da autoria da Isabel, e consegui descobrir o mesterioso Marius70, afinal um grande amigo e é assim que vai continuar, amigo e mesterioso, a seu pedido, claro.
Podem ver as classificações a seguir: