terça-feira, 20 de outubro de 2009

Meia Maratona do Porto e II Meiting Bloguer

A Meia Maratona e o II Encontro bloguer realizado no Porto, foi mais um marco importante nesta caminhada de vida que se vai preenchendo, não de improviso, mas de passos saídos da imensa mola activa que nos cativa para uma cada vez maior proximidade entre todos aqueles que têm acima de tudo o gosto de partilhar e disponibilizar a sua amizade e convivência, trilhando caminhos que são comuns a todos e por causas a que a todos enobrece.
Os amigos são assim, simples, solidários e a quem se presta simpatia, eu já conhecia o Miguel Paiva e tive agora o prazer de conhecer o João Meixedo, confesso que tinha um desejo enorme de o conhecer, ri muitas vezes (e vou continuar a rir) graças aos seus comentários sempre brincalhões e aos quais nem sempre estamos à altura de responder e se o fazemos corremos sempre o risco de não acertar no alvo, eu tenho tido sorte. Qualquer deles ficam no coração deste "Velho blogueiro" pela forma como trataram todos os participantes deste Encontro e em particular a minha pessoa e os meus familiares. A oferta que me fizeram do Cartaz que simbolizou o II Encontro Bloguer é bem o exemplo disso e vou guardá-lo com o simbolismo que ele merece.
A todos os amigos que passei a conhecer foi um enorme prazer para mim conviver com eles, bem como a todos os outros que já conhecia, espero que a partir de agora o convívio possa ser mais frequente, quer na nossa visita aí pelo Norte, quer na vossa aqui pela Região de Lisboa, pese embora a sempre "difícil" travessia da 2ª Circular (nos dois sentidos, claro).
Sobre a nossa participação na Meia Maratona do Porto quero realçar que foi a 1ª vez que corri no Norte e em particular no Porto e gostei imenso pois tive oportunidade de rever amigos, conhecer outros e conhecer também um pouco mais a Cidade do Porto.
Saímos no Sábado e chegámos ao local do levantamento do kit ás 17,30h. Foi difícil encontrar local para estacionar o automóvel, coisa que já prevíamos antes de lá chegar, e de imediato fomos em busca da nossa "banca" e ela lá estava, emprestada é certo mas estava e logo dei de caras com o Meixedo, inconfundível, um grande abraço selou logo ali a admiração que eu já nutria por ele.
Após o levantamento do kit outra missão tinha pela frente, decobrir ali a Tatiana Gorsky, Tati para os amigos, atleta brasileira do Triatlo que se encontra a frequentar o curso de Educação Física na Universidade do Porto. Sabendo eu da sua presença em Portugal estabeleci previamente contacto com ela facilitando esse encontro, e foi com enorme prazer que a descobrimos tendo a minha filha Susana feito a abordagem confirmando-se ali a sua presença.
Foi com muita satisfação que convivemos ali um pouco e foi mesmo pouco porque tínhamos que ir procurar local para pernoitar e os nossos conhecimentos do Porto estavam quase a zero.
A Tati aproveitou esta oportunidade e fez uma reportagem que irá sair na Revista Contra-Relógio lá do Brasil. Espero que tenha sucesso.
Tivemos muita pena de não termos ficado na fóto do nosso Clube Ciber Runers no início da corrida, pois um contratempo de última hora impediu-nos de estarmos a horas para o efeito, mas compensámos mais tarde e trazemos recordações com todos.
Encontrei já na partida os manos Pedro e Nuno Sebastião, amigos de longa data e também blogueiros, que partilham também conosco o gosto pela corrida e pela escrita disponibilizando para todos nós o seu dia dia das aventuras e desventuras desta coisa que são as corridas. Um dia participarão conosco aí em mais um encontro de blogueres, desta vez esteve quase pois estiveram bem perto.
Porque me sentia bem parti com a Susana e o Daniel, mas bem cedo percebi que tinha que ter cuidado com o ritmo que pretendia impôr, o Daniel foi fugindo aos poucos e eu fui ficando com a Susana, aos 3 kms ia a um ritmo de 4,45 ao km e tive de despertar para a realidade, aquele não era o meu ritmo e fiquei mais resguardado recorrendo ao bom senso de continuar a correr pelo prazer e deixar de lado os números mais atraentes que a mim pouco ou nada influenciam.
Ainda assim deu para concluir que aquele início mais rápido veio prejudicar a parte final, pois para além do calor que se fazia sentir ainda nos faltou um abastecimento de água entre os 15 e os 20 kms que daria uma boa ajuda, ele esteve lá mas quando passei já tinha acabado. Para a próxima tenho de ir mais depressa.
Terminei a prova com o tempo de 1,51,12h. (é o que marcava o cronómetro da chegada, tendo sido o Daniel o melhor do clã, 1,36h, a Susana terminou com o tempo de 1,40h.
Este tempo que realizei permite pensar que a Maratona do Porto que irei fazer dia 8 de Novembro poderá ser feita com alguma calma e sem pensar em qualquer marca, contudo sempre apontarei que pelo menos a organização sempre irá estar à minha espera até ao limite das 4,30h.
No regresso podemos contar com a companhia sempre agradável da Ana Pereira, que nos ajudou a ultrapassar a barreira sempre difícil da distância dos 300kms que medeiam entre Lisboa e o Porto.
Segue-se a corrida do Alqueva no dia 25/10 na distância de 25 kms, (sempre a caminho da Maratona).

19 comentários:

José Xavier disse...

Caro Jaquim Adelino;

Pelo que vejo foi um fim de semana cheio de emocões. Tanto o encontro com os amigos e com a actividade desportiva. Foi um misto próprio de quem gosta destas várias facetas e partilhou com aqueles que também fazem a vida da mesma forma. Nada melhor. O resultado desportivo foi bom e dou-lhe os parabéns.

Um abraco amigo
José Xavier - Holanda

MPaiva disse...

paivamigAmigo Joaquim,

Este foi um grande fim de semana em que juntamos uma prova fantástica a um excelente convívio com muitos amigos que fomos conhecendo ao longo dos últimos tempos e que passaram a fazer parte das nossas rotinas de vida.

um grande abraço
MPaiva

Stéphanie Perrone disse...

que legal que encontrastes com a Tati!!!

e parabéns pela iniciativa de mais um ano promover o encontro de blogueiros.

abraço,
Stéphanie

Nuno disse...

Ola Joaquim
Espero que a viagem tenha corrido bem.
Gostei de falar com o Joaquim, sempre simpatico.
Também nos vamos encontrar no alqueva. mais uma para a preparação da maratona.
Um abraço
Nuno

Anónimo disse...

Ora Viva Amigo Joaquim!

Sobre o II Encontro de Blogueiros no Porto e da Meia-Maratona naquela simpática cidade, vi que se divertiu imenso na "Invicta", onde há muita gente simpática e acolhedora, bons ANFITRIÕES!

Quanto à Prova,(1.51.12) EXCELENTE Amigo,... é mesmo!

Está de Parabéns não só pelos resultados que conquista, mas pela sinceridade e "garra" que imprime às suas palavras, pelo LUTADOR que parece (é) ser!

Continuação dessa Força interior positiva que transmite não só a si, mas também aos outros!

Um abraço e boa Prova no Alqueva, eu fico-me pela Corrida do Tejo.

luis mota disse...

Olá Joaquim!
Mais uma bela jornada no Porto.
Mais uma vez tivemos o prazer de estar convosco.
Relativamente à meia foi bom para termos o contacto com parte do percurso da Maratona.
Votos de uma boa prova no Alqueva.
Cumprimentos para todos.
Luís mota

João Paulo Meixedo disse...

Caro amigo,
Fico muito sensibilizado com as suas palavras, que li de forma emocionada.
Veio-me de imediato à memória a forma espontânea como nos abraçamos na expo-maratona, como se fossemos amigos de longa data. Pelos vistos até eramos, só não nos dávamos era conta disso. Ou se calhar até já o sabíamos.
Fico por aqui, que se me estão a embargar as falangetas.

BritoRunner disse...

Força Adelino a Maratona está á porta, agora é só aguentar as baterias.

JCBrito

António Almeida disse...

Companheiro
mais uma bela jornada de corrida e amizade, sempre uma festa ter a companhia do Joaquim e dos "pombinhos".
Continuação de bons treinos.
Grande abraço,
António e meninas.

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Oh Joaquim Adelino

Eu é que agradeço a agradável companhia que me fizeram e a amabilidade que tiveram para comigo.

Foi um prazer regressar a casa convosco. Quer o Adelino, o Daniel ou a Susana, são excelente companhia e muito simpáticos.

Só tenho pena de não vos ter podido acompanhar na Meia (na linha de partida, quero eu dizer...) mas mais Meias virão...

Um beijinho e boa prova no Alqueva

Ana Pereira

rustman disse...

Caro Adelino,

Parabéns por mais uma! Obrigado também pelo apoio e pelo lugar na partida! :-)

Dia 8 de Novembro não crieo que haja ninguem do Clã no Porto, mas 6de Dezembro em Lisboa, talvez estejamos em peso, principalmente eu que com os meus 90kg vou tentar fazer menos de 2h30´... aos 30km, claro! :-)

Um abraço e bons treinos!

PS: Em breve tenho de cobrar um treinito de 3horas, ok?

Vitor disse...

Olá amigo Joaquim;
Mais um excelente tempo! Muitos parabéns pela sua prova, pois deve ter sido um belo fim de semana no porto, bem perto de outros blogueiros. Pena minha não ter ido para nos poder reencontrar, talvez ate fazermos a prova juntos!
Grande abraço
Vítor Veloso

NS disse...

Viva Adelino!

Antes de mais obrigado pela ajuda na partida.

Cruzei-me consigo por volta dos 15 km mas o Joaquim ia concentrado que nem deu por mim...fiquei com a ideia de que ia para um tempo abaixo da 1h50. Seja como for é mais uma que encaixou e que serve de preparação para maratona da Invicta.

Também foi a minha primeira vez que corri no Porto e fiquei fã! P'ro ano espero voltar.

Abraço e bons treinos!

Braz Sebastiao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mariolima52 disse...

Olá Joaquim

Ao Porto já lá fui fazer o campeonato nacional de veteranos e duas provas do S. João (uma delas deu uma barraca de todo o tamanho) e muitas vezes cá no Sul temos a sensação que o pessoal do norte é diferente, que o tempo é sempre de chuva e frio e quando aí chegamos verificamos que assim não é.

Sou nortenho embora vivendo em Lisboa há muitos muitos anos e quando vou ao Porto é um regresso às origens, de uma malta afável, amigo do seu amigo e bairrista cem por cento.

A vista sobre o Douro é soberba, o cheiro e o sabor das pataniscas e das iscas de cebolada na Ribeira são de estalo.


Fizeste uma prova inteligente não forçando e o tempo é o menos importante.

Com a companhia dos teus amigos da blogosfera, da filhota e do genro, foi um fim-de-semana diferente e agora mais uma vez irás até ao Porto para a Maratona. Ainda lhe tomas o gosto e não vais querer outra coisa.

Vai um Porto Ferreira?

:)

Abraço e boa prova para Alqueva!

braz sebastiao disse...

Caro Joaquim Adelino

Parabéns pela óptima prova efectuada na Meia Maratona do Porto e pelas suas grandes perfomances atléticas !!!

Plagiando alguém, que lhe é muito intíma, direi que está como o vinho do Porto:- Quanto mais "velho" melhor -:) Toma lá!!!

Aproveito também para lhe agradecer a amizade que me retrbui e aos manos Sebastão(s).

Gostei de ler a sua crónica (como é habitual, desde que descobri o blogue do Pára, sou um seguidor assíduo) sobre o II encotro de bloguista na cidade tripeira.

Um abraço amigo do
braz sebastião

Mark V disse...

Olá Joaquim

Muito prazer em conhecê-lo embora não tenhamos tido oportunidade para falar muito! Dia 8 teremos nova oportunidade!

parabéns pela prova, pela regularidade e por todo o companheirismo!

Grande abraço

José Capela disse...

Caro, Joaquim

Foi um prazer ter conhecido o meu amigo.
Apesar do tempo de convívio não ter sido muito, foi bastante agradável.
Mas estou certo que surgirão novos encontros!
Continuação de boas corridas.

Abraço

José Capela

Jorge Cerqueira disse...

Caro amigo Joaquim, me desculpe pelo atraso em vir aqui no seu blog, pois tenho recebido as suas msgs, pois os treinos que estou fazendo para a próxima Ultramaratona está me consumindo muito o tempo e como os treinos estão sendo duros o tempinho que sobra eu venho rapidinho no pc para ver as novidades e vou descansar pois correr longas distâncias não é fácil não, mais no final valerá a pena.
Bom meu amigo meus parabén pela Meia do Porto e pelo II Encontro dos Blogueiros showww esse encontro hein, é por isso que não dá vontade de desistir desse esporte maravilhoso que nós praticamos, legal também que vc encontrou a Tati e já estou ancioso para que chegue mês que vem para ver a reportagem de vcs na Revista Contra Relógio.
Que Deus te abençoe amigo, lhe desejo um ótimo final de semana e boas corridas.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista
www.jmaratona.blogspot.com