terça-feira, 16 de junho de 2009

Grande Prémio das Patameiras, 13/6/09

Para que conste e como tem sido habitual faço mais uma vez uma referência a uma prova em que participei no passado dia 13/6, desta vez em Patameiras, Odivelas.
É uma prova enraizada de muitos anos, onde por exemplo o Nelson Évora quando se iniciou no atletismo foi ali que deu os primeiros passos. A Colectividade local para além de manter uma secção de Atletismo tem conseguido manter a chama sempre activa do seu espaço onde os associados podem conviver e passar os seus tempos livres disponíveis.
De realçar ainda que Odivelas já teve em simultâneo 6 clubes com secções de Atletismo e actualmente o Grupo Recreativo das Patameiras, é o único que ainda mantém em actividade esta modalidade. Isso também se deve ao esforço de um punhado de homens, alguns deles praticantes da corrida e que lutam diariamente para manter a Colectividade bem viva.
Nesta altura faço questão de os saudar, quer na qualidade de desportista e praticante da corrida e acima de tudo também na qualidade de amizade que me ligam a muitos deles.
Sobre a Prova, de realçar a boa organização de todo o evento, desde a organização das partidas de todos os escalões, divulgação rápida dos resultados e distribuição dos prémios. De salientar ainda a oferta de uma sandes a todos os participantes no final da corrida para todos os atletas. Apenas a lamentar o atraso do início das provas (45m) devido ao atraso da força policial, forçando a organização a pequenos arranjos de forma a não afectar o desenrolar do programa.
Fui bem acompanhado para esta competição pelo meu habitual grupo familiar (estavam lá todos) e como se tratava de uma prova a realizar ao fim de tarde era sempre um bom aliciante, para variar.
A prova tinha a extensão de 10kms (mal medidos) senão o meu tempo final não seria o de 46,20m.

A Susana foi 3ª classificada na geral femenina e 2ª no escalão de séniores com o tempo de 36m.
O Hugo levou 35m a percorrer a distância e o Daniel 37 m.
O CCDLoures com 7 atletas conseguiu entrar no lote das equipas premiadas com o 6º lugar e recebeu uma bonita taça.
Agora vou encerrar este capítulo porque estou um pouco falido de ideias, talvez devido a mais um longo de 3 h. que fiz esta manhã. Isto promete.
Domingo dia 21/6 segue-se a milha da Mealhada em Loures, última prova do Torneio de Loures, onde, se tudo correr bem defenderei a 4ª posição final do meu escalão +de 60 anos.
E nas Fogueiras dia 27/6 estou esperançado (apesar da noite) de encontrar muitos amigos, irei com o Hugo e o Daniel.

12 comentários:

Ricardo Francisco disse...

Passou quase à porta da minha casa. Tive lá a apoiar os atletas já na parte final do percurso que me pareceu de alguma dificuldade além do tempo abafado que estava. Parabéns por mais uma prova para o curriculo. Também vou às fogueiras fazer um teste. è desta que o vou cumprimentar !Vi a vossa colega de equipa a passar em grande estilo. Ela corre muito bem além de ser bem bonita :) Abraço

mariolima52 disse...

Olá Adelino

...E a informação foi dada em cima do acontecimento, quando a Susana passou olhou para nós, com o olhar perguntou e nós dissemos: 3º lugar

Estava o pódio garantido.

:)

Longe vão os tempos que fazíamos a Prova das Colectividades, Odivelas incluída.

Famões, Vale Grande, a Dupla Légua da Pontinha, GP Odivelas e as Patameiras eram algumas dessas provas.

Como aqui tu dizes, já só resta o GP das Patameiras organizado por alguns nossos companheiros de corrida.

Ainda há quem dê um pouco de si para que estas provas não "morram" ao contrário das entidades responsáveis que com a desculpa que não havia verba camarária acabaram com tudo há já alguns anos, penso que o último Troféu das Colectividades de Odivelas foi em 2004.

Estas provas são quase sempre medidas a "olhómetro" e não servem para aferir tempos.

Serve pela boa vontade, pela sande, pelo convívio e pelo "arraial" festivo dedicado ao S. António.

E parabéns a ti e à família, ao Aruíl, Jorge Jesus (não, não é o novo treinador do Benfica :) ) pela prestação e pelo bom 6º lugar conseguido.

Se tivesse ido toda a malta do CCD era o 1º de certeza, mas só conta quem lá foi.

:)

Um abraço!

NS disse...

Viva Joaquim,

Vejo que os treinos para "ultra" de Melides continuam em força. De uma coisa não se poderá queixar, falta de ritmo competitivo...parece as equipas inglesas a jogar à quarta e ao fim de semana :-)

Vemo-nos então no Domingo na Milha da Mealhada, vai ser a minha estreia como V1 :-)

***

Só agora com este post dei conta de que a criação do município de Odivelas teve impacto naquilo que era a composição de provas do Torneio de Loures que eu conheci...e que o Ajax e o CF Odivelas já não existem p'ro atletismo...

.JOSÉ LOPES disse...

Olá
Parbéns, mais uma prova, esta perto da localidade onde moro em Famões.


Continuação de bons treinos e de participação nas últimas provas da época, e a mais dura (Melides-Tróia)

Com os cumps
J.Lopes

Unknown disse...

Olá Joaquim

Estive para ir a essa prova, mas preferi ficar em casa, muita carga de treinos e provas. Parabéns a Família pela boa prestação realizada

MPaiva disse...

Joaquim,

Muitos parabéns por mais uma prova e logo com esse excelente tempo. Parabéns ainda ao resto do clã, que conseguiu também óptimos resultados!

abraço
MPaiva

joaquim adelino disse...

Olá Ricardo.
Obrigado pelas simpáticas palavras e digo-lhe que em Peniche se o encontrar lhe darei um abraço com muito prazer.
Já agora sobre a atleta que refere da nossa equipa ser uma estilista e bonita, eu acrescento que tenho muita vaidade em ser o pai dela.
Um abraço.

Amigo Mário, é verdade que o passado não volta mais mas a saudade dos tempos em que não havia bairro ou pequena Aldeia onde não ouvesse uma Colectividade que tivesse praticantes do Atletismo é grande. Hoje as coisas estão difíceis, não porque não haja rapazes e raparigas que queiram praticar esta modalidade, mas porque já não existem os carolas do passado que deram tudo pelos outros sem nada receberem em troca... até um dia.
Abraço.

Olá Nuno.
Tenho aproveitado algumas provas para meter algum ritmo nas corridas porque de outra forma é impensável conseguir fazê-lo.
É verdade, o Lusitano, os Leões de Odivelas, Ajax, F.C.Odivelas, Casal Previlégio, S.M.Caneças, Botafogo, Amigos da Pontinha, todos do Concelho de Odivelas, Vale Grande, deixaram cair as secções de Atletismo que tantos e tão bons valores deram ao Atletismo nacional.
Mas a vida continua e tenho a certeza que melhores dias virão.
Abraço.

Amigo José. obrigado pelas palavras de incentivo, pode ter a certeza que elas ajudam e muito.
Abraço.

Amigo Carlos.
Dessa forma eu já quase não ia a mais provas, sabes porquê? Porque estou cansado, mas como sabes eu não posso estar cansado, tenho de disfarçar e seguir o caminho que tenho de trilhar, sem vacilações.
Boa prova na Amadora.
Nota: Não consigo visualizar os posts no teu blog.
Abraço.

Grande amigo Paiva, obrigado pelas simpáticas palavras e pelo apoio ao meu Clã. De facto eles estão já a um nível bastante aceitável mas a vida deles não tem sido fácil, todos trabalham por turnos e todos nós sabemos como o treino se torna penoso quando o nosso organismo não consegue viver em estabilidade, quer física, quer também a parte emocional que vem por arrasto. Mas lá têm conseguido desbravar este difícil caminho e superado as melhores expectativas, pelo menos as minhas.
Um abraço.

António Almeida disse...

Amigo Joaquim
parabéns extensivos à Susana, Daniel e Hugo.
Boa milha no encerramento do troféu e vemo-nos nas fogueiras.
Continuação de bons treinos.
Abraço.

luis mota disse...

Olá Joaquim!
A família Adelino está em grande forma. Parabéns!
Gostaria de ir às Fogueiras mas vou com a Mariana ao Luso (onde se realiza o Nacional).
Cumprimentos para todos,
Luís mota

joaquim adelino disse...

Amigo António.
Obrigado pela mensagem.
Até Peniche.
Abraço.

Amigo Luís.
Bem sei o que gostaria de estar em Peniche.
Mas a razão de pai fala mais alto, eu faria o mesmo sem vacilar, é com a filhota que deve estar e só desejo que lhe corra tudo bem.
Abraço.

João Paulo Meixedo disse...

Sempre em grande, essa família.
Um abraço.

Maratona das Cataratas do Iguaçu disse...

MEIA MARATONA DAS CATARATAS DO IGUAÇU

Uma das mais exuberantes corridas do planeta!

(5 de julho de 2009)

SITE OFICIAL - meiamaratonadascataratas.com.br

MSN - meiamaratonadascataratas@hotmail.com