segunda-feira, 20 de abril de 2009

Milha Urbana de Moscavide

Pelo menos uma vez por Ano todos os corredores ou participantes em Corridas deveriam estar envolvidos em organizações de provas para poderem sentir por dentro o pulsar da azáfama do que representa organizar e concluir qualquer competição que tenha a ver com a corrida a pé.
Certamente que haveria muito mais compreensão e colaboração entre todas as partes envolvidas e o respeito pelo esforço de todos sairia certamente muito a ganhar.
É um pormenor a que muitos não ligam, mas por vezes algumas actuações de certos indivíduos podiam ser evitadas se ouvesse maior envolvimento destas mesmas pessoas quando pensam em ir participar em determinada corrida, vão, correm e mais nada lhes interessa, a não ser que tenha algum prémio a receber, esquecem ou ignoram, na maioria dos casos, toda a essência que rodeia a realizaçao de qualquer evento, e o que é mais grave em alguns casos é à própria desestalibização que recorre quando alguma coisa não lhe corre bem.
Vem isto propósito para dizer que ontem em Moscavide, para além de correr a Milha Urbana tambem estive envolvido na Organização da prova, coisa que já faço ali desde a 1ª edição da prova à precisamente 14 anos. Tenho aprendido muito, é por isso que tenho sempre um grande respeito pelas organizações por onde tenho passado, mas infelizmente nem todos pensam assim, ainda ontem em Moscavide numa prova com a distância (só) de uma Milha um indivíduo, já veterano, na ânsia de ganhar um prémio, (no caso um pequeno boneco) encurtou a sua prova para se antecipar a outros e arrebatar o "valioso" prémio. Foi mesmo ali à minha frente, quando voltei a ultrapassá-lo disse-lhe o que o esperava quando cortasse a linha de chegada. Como é óbvio foi o que acabou por acontecer, mas o homem nem reagiu tal era frieza com que encarou o acto de batota que fizera e da falta de respeito que revelara para com os outros. É um acto pouco relevante (e se calhar pouco representativo) mas só o trago aqui porque muitas vezes as organizações de provas vêem-se confrontadas com batotas e batoteiros desta espécie que fariam um favor muito grande se nem sequer por lá aparecessem.
Em diante:
A Milha estendeu-se um pouco, um indiscreto GPS presente fez a leitura e retirou as dúvidas para as marcas mediocres que se estavam a registar, afinal esta "Milha" tinha 1740 metros!! mais 131 metros do que a medida oficial. Para o próximo Ano vamos ter de levar lá a roda e pôr aquilo nos eixos. Será uma forma de libertar algum espaço para organizar melhor as partidas e chegadas, a prova realiza-se na Avenida principal de Moscavide e é composta por 2 voltas.
Aqui o Pára, para além de estar envolvido no excelente trabalho da organização desde as 7,30h. só corri a minha prova pelas 11h. já bastante desgastado pela azáfama que envolveu o desenrolar de todas as provas até áquele momento.
Corri conjuntamente com os escalões de mais de 50/55/60/65. fiz o tempo de 6,56m (pudera, com aquela distância), mas foi engraçado participar e ver aquela "velhada" toda a correr ali em plena Avenida numa Povoação com uma carga pesadíssima de betão e que se viu por breves horas liberta da agressão de milhares e milhares de viaturas que diariamente atravessam aquela povoação.
Fiquei em 6º lugar no meu Escalão e arrebatei mais alguns pontos que vão engrossar o meu pecúlio final.
A Susana venceu a sua prova no escalão sénior e o Hugo obteve o 4º lugar no escalão mais de 35 anos. Estiveram muito bem, desta vez o Daniel optou pela prova do Metro, tendo realizado o tempo oficial de 1.01.06h. Excelente. O Daniel não gostou!!!
Como vem sendo hábito, o Sr. Presidente da Cãmara esteve presente, assistiu a algumas provas e participou na distribuição dos prémios. O Presidente associou-se a mais uma vitória do nosso Clube, o CCDLoures tendo saído de lá com palavras elogiosas para todos.
No final, e após a arrumação de todo o cenário, participei no almoço que os dirigentes do Clube Super Estrelas (Organizadores da Prova) ofereceram a quem esteve envolvido na organização deste evento. Algumas fótos para recordar..


13 comentários:

rustman disse...

Parabens pelo trabalho e pelo resultado. Ontem em casa do meu pai falávamos de "milhas" e fiquei com vontade de voltar a fazer este tipo de provas... por isso 15 dias depois dos 101km espero ir a Sacavem! Espero enconta-lo lá.

Um abraço.

Fernando Andrade. disse...

Gostei do que disseste, Adelino (como sempre). De facto, se todos os corredores passassem pela orgamização de uma prova, passaria a haver muito mais compreensão para as falhas cometidas e dar-se-ia muito mais valor ao trabalho que dá pôr-se a malta a correr.
Parabéns pelo resultado e um grande abraço.
FA

Unknown disse...

Ola Joaquim

Faço das palavras do Fernando as minhas, com a participação dos atletas na organização, as provas iam melhorar muito. Parabéns pala prova.

António Almeida disse...

Amigo Joaquim
parabéns pelos resultados da família, o Daniel também esteve muito bem no "metro".
Concordo que há muita falta de consideração por parte de alguns pelas organizações das provas, algumas até de muito bom nível, muito menos entendo as falcatruas de toda a espécie que nos últimos tempos tem vindo a acontecer nas provas por parte de alguns que felizmente são uma minoria.
Corri uma milha (a do Seixal)em 2003 e este sábado tiva aqui à porta de casa a milha de Corroios mas não participei, é uma prova muito rápido que de momento está fora dos meus planos de corrida.
Provavelmente vemo-nos na prova do 1º de Maio, prova em que participei no ano passado e onde estarei também este ano.
Abraço.

Stéphanie Perrone disse...

eu já ajudei a organizar provas e até entendo as dificuldades e tal. mas mesmo assim há cosias que são inexplicáveis, como pagarmos caro por uma inscrição e não termos nem hidratação direito ao longo do percurso.

abraço,
Stéphanie

runningirl disse...

Adelino:

Meus parabéns pela corrida e pela sua participação na organização deste evento. Certamente participar na organização de um evento muda radicalmente a nossa maneira de ver estes eventos e dar-lhe mais valor. Eu aqui participo todo ano em um 5k no dia da independencia dos Estados Unidos. Esta é uma prova local mais muito bem atendida. Faço parte da equipe que providencia agua, gatorate durante a prova, ajudo na entrega das medalhas, etc. Não é la grandes coisas mais tem me ajudado muito a apreciar os que trabalham duro para preparar tais eventos.

Grata pelo relato. Ah, claro parabéns também pelos resultados.

Um beijinho,
Sandra

MPaiva disse...

Joaquim,
Como se costuma dizer, é fácil ser treinador de bancada! O problema é quando nos cabe a nós a responsabilidade de fazer acontecer as coisas. Nessas alturas os especialistas em treinar na bancada são, geralmente, os mais incompetentes de todos.
Porque o Joaquim não é um mero treinador de bancada, mas sim um empenhado e dedicado atleta que sabe ajudar quem trabalha em prol da promoção do atletismo, quero dar-lhe os parabéns pelo que disse, pois é uma chamada de atenção para todos.

abraço
MPaiva

luis mota disse...

Olá Joaquim!
A família está em grande forma. Estão todos de parabéns.
O Daniel no metro não esteve mal. Na próxima prova de 15 Km, aconselho as Fogueiras de Peniche, acredito que vai ficar mais feliz.
Aproveito para enviar cumprimentos para todos os atletas do seu Clube (Bonitas as taças que o Luís tem nas mãos). Gostava de enviar um cumprimento especial para os atletas do “Super Estrelas”, mais propriamente para o Sr. Dinis, que gostaria de reencontrar
Continuação de boas corridas,
Luís Mota

Jorge Cerqueira disse...

Meu amigo Joaquim Parabéns pelo trabalho realizado tudo que vc descreveste aqui vc tem razão, todos corredores deveriam se unir e se envolver mais nas organizações, para que não hajam falhas nas corridas, obrigado pela visita e sua contribuição...
parabe´ns também pela sua participação e ótima conclusão os seus filho(a)s estão de parabéns também.

Boa semana e bons treinos.

JORGE CERQUEIRA

Maratona das Cataratas do Iguaçu disse...

Joaquim!

Estamos seguindo seu blog. O conteúdo tá bacana colabora para a formação de corredores e amantes do esporte. Convidamos você, para conhecer nosso blog. Se quiser seguir, para nos será um prazer.

.JOSÉ LOPES disse...

Parabens pela contributo nessa prova e ainda a participação na corrida no mesmo dia, é preciso muita força de vontade.


Saudações desportivas
J.Lopes

ana paula pinto disse...

Amigo Joaquim

Passei para agradecer as palavras que deixou no meu "cantinho".
Vejo que,por aqui se continua em grande forma!

Beijinhos
Até ao 1º de Maio?

Everton Domingues disse...

Pois é, Joaquim. A maioria das pessoas reclamam e não colaboram pq vivem só um lado da moeda. Quase tudo na vida é vc viver pelo menos dois ângulos da situação. Ai te dá noção real das dificuldades e do quanto é importante a união. Organizar eventos é um desses temas. Estou voltando a correr depois de um tempo parado. Ja fui atleta, mas hj quero correr atrás da aelgria de estar com saúde e sentir o ventinho bom no rosto. O convivio saudável com outros esportistas, exercitar minha solidariedade de diversas formas. Ver o esporte por outro ângulo. Nem de atleta e tão pouco de jornalista, a profissão q abracei.
Parabéns pelo teu esforço e resultado final. Pode ter certeza q foi uma bela vitória para teu curriculo emocional!
Gostei do teu espaço. Posso voltar e deixar meus pitacos de vez em quando?
Gde. abraço e nos cruzamos pelos 'asfaltos' da vida...

Everton
www.beijingolimpica.blogspot.com e
www.londresolmpica.blogspot.com