domingo, 1 de março de 2009

CORTA-MATO DE SANTO A. DOS CAVALEIROS... SEM MATO

O Parque Urbano de Santo António dos Cavaleiros recebeu hoje o 11º corta-mato em Atletismo.

Prova organizada pela Junta de Freguesia local que tem feito um bom esforço, ano após ano, apesar das grandes dificuldades que as autarquias vêm enfrentando. Como é sempre de louvar tratou-se de uma competição bem competitiva em que participaram atletas destribuídos por todos os escalões ectários.

O nível competitivo melhorou devido à atribuição de prémios monetários aos melhores classificados, mostrando mais uma vez a presença de atletas que apenas aparecem por aqui quando existem alguns € em disputa. Mas como sou desportista aceito bem esta participação já que o regulamento não impõe qualquer restrição.
As provas decorreram dentro da normalidade, lamentando-se apenas o erro ocorrido na prova dos Júniores e Séniores com a contagem do número de voltas a exceder o que estava regulamentado levando a que se gerasse grande confusão com os primeiros classificados a negarem-se a fazer mais uma volta e a pararem em protesto contra os responsáveis por aquele erro.
Como já vem sendo hábito foi o responsável do Atletismo do Município, Fernando Fernandes que assumiu a resolução do problema chamando todos os interessados e por consenso resolveu-se o problema.
Já vai sendo tempo de se avançar para uma estrutura organizativa no terreno de todas as provas integradas no Troféu do Concelho de Loures. Em 5 provas, 3 delas tiveram já erros graves no decorrer de algumas corridas levando ao descrédito (imerecido) destes eventos que queremos cada vez mais abertos, competitivos e participados.

O Corta-Mato em si não existiu, a prova decorreu no Parque urbano, por sinal muito bonito, onde imperava trilhos muito bem tratados de terra batida e arrelvamento muito bem tratado e aparado, bem convidativo para se correr. Talvez o nome (Correndo no Parque) fosse mais adequado para titular esta iniciativa.
Pela 1ª vez juntei o grupo familiar dos 4 numa prova, e foi engraçado ao fim de 22 anos voltar a correr juntamente com os meus 2 rebentos.
Mais uma vez não consegui melhorar a minha classificação individual, o pessoal com mais de 60 anos que já lá estavam antes de eu chegar não querem ainda abrir mão para os mais "novos".
Para os 5 kms de prova, com um percurso um pouco traiçoeiro em termos de gestão de esforço, ainda consegui fazer 23,17 minutos, o que considero muito bom e proveitoso, conseguindo a 6ª posição em 9 chegados.
Agora vem aí as 3 Léguas do Nabão, o LMota que se acautele.




Fótos do meu grupo familiar

e da corrida

17 comentários:

luis mota disse...

Olá Amigo!
Em grande forma.
Antes de mais parabéns por conseguir juntar 4. Eu só pude contar com três, uma vez que para o Luís Carlos 4 quilómetros é demais. Contudo estiveram muito bem. As mulheres da casa, uma primeira e outra segunda, deixaram o “velhote” muito satisfeito.
Agora estou já com o pensamento nas Três Léguas do Nabão, prova que fica valorizada com a vossa participação.
Até domingo,
Luís mota

Unknown disse...

Ola Joaquim

Os meus parabéns por mais esta prova. Conheço ela bem, fiz o ano passado. Vejo que o Joaquim, de dia pra dia, esta mais forte, tenho que ter muito cuidado, assim não vou ter ritmo para o acompanhar em provas.

António Almeida disse...

Joaquim
em grande forma e a juntar os 4, se começam a organizar provas por famílias, a Adelimo e a Mota limpam tudo.
Até Tomar. Abraço,
António Almeida

Rodrigo disse...

Parabéns por juntar tanta gente da família e principalmente do resultado. Gostei do termo corta-mato, no início fiquei em dúvida sobre o que era, mas logo percebi que são aquelas que no Brasil se chama 'cross country', que aliás é um termo americano que não tem nada a ver :-). Queria um dia participar de um corta-mato, embora eu acho que meus pobres tendões iam sofrer pacas!

MPaiva disse...

Joaquim,
Parabéns pela prova efectuada, que mostra que, com o andar da época, a forma está a melhorar!
Um abraço para toda a família
MPaiva

Jorge Cerqueira disse...

Parabéns amigo Joaquim por mais esta bela prova para seu curriculo esportivo, que lugar explendido para correr hein, showww...

Valeu amigo boa semana e bons treinos.

Um abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Paulo Sérgio de Araújo disse...

Olá Joaquim amigo...
Precisamos de provas identicas aqui no Brasil...belo cenário!!!
Quanto a olimpiada de L.A (EUA) vc foi privilegiado em assistir a tanta emoção (Carlos Lopes, Rosa Mota e a Suiça...)

Anónimo disse...

Parabéns Sr.Joaquim por mais uma prova efectuada com exito e á sua familia também.
1 abraço e continuação!!!!
José Narciso

João Paixão disse...

Deve ter sido uma prova bem agradável. Abraço

Ricardo Baptista disse...

Amigo Joaquim,
Grande tempo, quer dizer que está em grande forma e ainda a progredir...
Boa corrida em Tomar.

Unknown disse...

Olá Joaquim

Vim agradecer o comentário. E propôs que o Joaquim fosse o próximo .. abraços

André Gomes disse...

Joaquim foi muito agradável revê-lo e participar neste cross que foi o meu primeiro. E no meu dia de anos ainda melhor!!!

Abraço

André Gomes - Blog Corrida do Tejo

José Xavier disse...

Caro Joaquim;

Parabens pela prova, corta-mato sem mato, é bom fazer isso nos parques citadinos, porque desta forma também outros serão infetados pelo bicho da corrida.

Na realidade a corrida nos parques, é algo que faco sempre com o meu grupo a treinar. Agora vem a primavera e trocamos o local mais citadino, pelas dunas junto da praia. Quando falo de dunas são os diques, que fazem protecão ao mar, e onde existe toda uma infraestura de lazer. As estradas e as pistas de bicicleta são bem melhores que muitas em Portugal.

Claro que o clima é bem diferente, ainda de ceu cinzento, mas a corrida serve para ter prazer e isso é o mais importante.

Um abracao amigo
Xavier

Ana disse...

Ola Joaquim

Parabéns pela corrida, ainda mais na companhia dos familiares acredito ser bastante incentivador. Torço p/ o dia em que meu marido deixe de correr somente atras da bola (futebol) e venha correr ao meu lado, antes que eu me torne uma bola, rs.

E mando muitas vibrações positivas e um bocadinho do calor que anda fazendo por esta terra brasilis p/ ti e todo o povo portugues.

abcs

Marco Antonio disse...

ola sr Joaquim, mais uma vez tive o prazer de o ver, antes demais parabens pela sua prova. eu falei com o Luis e a pova e so para escaloes superiores, gostaria muito de ir mas infelismente vai ter de ficar para a proxima.

meu mail: marco_antonio_paiva@hotmail.com

luis mota disse...

Olá Joaquim!
Amanhã estou tramado. 48 Quilómetros esta semana! A Filha encostada à Beatriz Cunha. Estou feito! Fico mas é a tirar fotografias.
Amanhã estou pelas 9.30 junto do levantamento dos dorsais.

Ana disse...

Joaquim, acabei de ler sua entrevista no blog da Lucy http://lucy-justrun.blogspot.com/ e quero parabenizá-lo pois ficou excelente.
Acabo tbm de me tornar uma seguidora do blog de sua filha, e podemos dizer que tal pai tal filha, ou melhor, tal filha tal pai, rs.

Abçs e ótimas corridas