terça-feira, 31 de março de 2009

31 DE MARÇO-DIA NACIONAL D0 DOENTE COM AVC



AVC ( Acidente Vascular Cerebral)

O que é?


O acidente vascular cerebral (AVC) é caracterizado pela lesão no cérebro causada por um "acidente" num dos vasos sanguíneos que irrigam a região cerebral. Pode ocorrer por um entupimento desses vasos, impedindo a circulação sanguínea, caracterizando o "AVC isquémico", ou, ainda, um vaso sanguíneo pode romper-se e provocar uma hemorragia no cérebro. Nesse caso, a denominação é "AVC hemorrágico".

Quais as causas?

O AVC pode ser causado por várias doenças, mas também existem fatores de risco.
Os mais comuns para os tipos isquêmicos são:
Pressão alta, diabetes, doenças cardíacas e taxas de colesterol e triglicérides altas. Pode acontecer a fumadores.
No caso do AVC hemorrágico, os fatores que o ocasionam são a pressão alta, distúrbios de coagulação e, eventualmente, a presença de aneurisma cerebral (dilatação das paredes de artérias ou veias), que é congênito (a pessoa nasce com ele).

Quais os sintomas?

Os sintomas do AVC dependem da parte do cérebro que foi lesada. Em geral, pode haver dificuldade na fala e nos movimentos ou alterações na visão. Formigueiro ou fraqueza nalguma parte do corpo também é comum, além de dor de cabeça repentina. Estes sintomas são os mais comuns e podem até estar relacionados com outro problema, mas recomenda-se que a pessoa procure imediatamente um hospital.

Quais as sequelas?

O AVC, em geral, deixa sequelas que, dependendo da área do cérebro afectada e do tempo que o paciente levou para ser atendido, podem ser mais ou menos graves. As mais comuns são paralisia total ou parcial (de um lado do corpo, pode ser esquerdo ou direito); a alteração da fala, tanto no que diz respeito à expressão ou à compreensão; alterações visuais, dificuldades que podem atingir um lado do campo esquerdo ou direito e alterações de memória.
Por isto, se por acaso visualizarem alguém com sintomas idênticos aos referidos, dirijam-se imediatamente com a vitima ao hospital ou liguem o 112.

(texto retirado da net)
Algumas dicas para se prevenir do AVC:
- Mantenha a pressão arterial sob controle.
- Evite o consumo de sal em excesso.
- Modere a ingestão de bebidas alcoólicas.
- Não fume.
- Controle o peso.
- Tenha uma alimentação saudável: evite gorduras e frituras, coma bastante fruta, verduras e fibras.
- Pratique exercícios físicos regularmente.
- Evite o estresse: faça actividades relaxantes como uma caminhada ao ar livre, conversar com amigos ou passear com o cachorro.
E não se esqueça: A chance de um AVC aumenta com a idade.

5 comentários:

Stéphanie Perrone disse...

o avc é algo muito mas muito ruim. o pai de uma amiga minha morreu aos 50 anos por causa de um AVC. foi muito rápido o negócio, de repente uma dor de cabeça muito forte, ai ele desmaiou, foi levado para o hospital, ficou em coma um tepo, mas não resistiu. e os medicos falaram que se ele tivesse sobrevivido, provavelmente teria ficado em estado vegetativo, tamanha a gravidade do AVC que ele teve.

Fabi ♥♥♥ disse...

Muito bom o post o AVC e um mal terrivel.

Bons Kms

Unknown disse...

Parabéns pelo posto, muito bom

luis mota disse...

Olá Adelino!
Esta é a principal causa de morte em Portugal.
Não escolhe hora nem idade.
A visita ao médico é aconselhada.
Uma alimentação equilibrada e o exercício físico poderão ser uma forte ajuda na prevenção.
Luís Mota

João Paixão disse...

Obrigado pelo conselho amigo Adelino, mas quando eu referi que Mafra seria só turismo queria dizê-lo literalmente. Estarei em Mafra para ver a prova apenas e ver a minha esposa fazer a caminhada. Abraço