segunda-feira, 9 de março de 2009

3 LÉGUAS DO NABÃO - 11 ANOS DEPOIS

11 anos depois voltei a correr as 3 Léguas do Nabão (Rio que atravessa a bonita Cidade de Tomar), agora com algumas alterações pontuais devido à evolução urbanística mas que em nada veio alterar o percurso, sempre muito bonito e muito agradável de fazer.
Contudo existe um pormenor que devia merecer (na minha opinião) melhor a atenção dos responsáveis pela organização da prova, a sua pouca visibilidade, eu explico: Após a partida o pelotão de corredores é logo encaminhado para fora da Cidade no sentido Norte/Sul ao longo do Rio que dá o nome à prova e só regressa de novo à Cidade 13 kms depois vindo a terminar na bem tratada e bonita pista de Atletismo do União de Tomar.
Uma prova com a história que esta tem merecia uma outra visibilidade e mais informação que permitisse à população envolver-se em torno deste evento no apoio aos seus atletas conterrâneos e de boas vindas aos atletas visitantes. Um Parque lindíssimo junto ao Rio permitiria um local de partida espectacular em alternativa ao actual, sem que se criasse qualquer tipo de constrangimento ao movimento local e em simultãneo poderia ser muito bem ecoacionada a hipótese de a chegada ser feita no centro histórico da Cidade, em pleno largo junto à CamaraMunicipal.
De resto, são locais que em tempos já serviram de palco, quer à partida quer à chegada e que certamente traríam de novo o grande carisma que em tempos esta prova já teve. Gostei muito de correr esta prova, para além do percurso , estava um dia muito bonito com sol, onde se fazia sentir ainda uma brisa de ar fresco facilitando assim de forma razoável a missão dos atletas em função dos seus objectivos, e não foi o vento que se fazia sentir de frente no regresso que esfriou a vontade e o querer de todos os participantes na prova.
O local da chegada, no Estádio de Futebol do União de Tomar é excelente em termos da corrida e permite aos atletas, se o quiserem, fazer um pouco de descompressão. Pelo empenho da organização e pela forma como os atletas foram bem recebidos e tratados justificava-se a presença de muitos mais atletas e Tomar mereceria uma prova com uma dimensão muito maior.
Fiz um teste com vista à Meia Maratona de Lisboa ensaiando o ritmo que melhor me vai servir para a concluir sem recorrer a grande desgaste e concluí que as coisas até estão melhor do que pensava. Já por aí foi dito que o GPS regista a prova com 15,500km. o que vem melhorar ainda mais o meu desempenho: (23,10m. aos 5km) (47 m. aos 10km) 1,14,36km aos 15km), considerando ainda que aos 10 kms enfrentámos uma rampa de respeito e a rápida recuperação após o esforço no final da prova, penso que estão reunidas as condições para enfrentar os desafios que aí vêm.
Cabe aqui uma vez mais o agradecimento ao Luís Mota e família (Susan, Mariana, e Luís Carlos) o carinho e apoio que nos deram à chegada, durante e após a Competição.
Durante e após o almoço (que teve lugar num bonito restaurante de Tomar), o mesmo que serviu de apoio ao 1º Encontro de Blogues, tivemos oportunidade de conviver ainda com o António Almeida e a sua família, numa jornada que se estendeu pela tarde fora, demonstrativa da grande vitalidade e empenho colocada pelo Luís Mota em receber no seu mundo o melhor possível os amigos. Eu e a minha família aqui lhe agradecemos.
Gostei de voltar a encontrar a Ana Pereira e conhecer o seu Pai, com quem tirámos uma fóto em grupo., fiquei com pena de não poderem ficar mais tempo, certamente teríamos muito que conversar. Ainda estou à espera da sua visita ao Parque Urbano de Santa Iria da Azóia.
Tive ainda oportunidade de conhecer o J.Narciso , o que permitiu desenvolver a possibilidade de futuros contactos se virem a desenvolver.
Agora que venham os 15 kms das Lezírias já no próximo dia 15 de Março em Vila Franca de Xira.

12 comentários:

luis mota disse...

Olá Joaquim!
Foi um excelente dia Amigo!
Até domingo em VFX,
Luís Mota

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Olá Joaquim Adelino. Pois gostei muito de vos ver a todos! E tive pena de não poder estar mais tempo, mas os planos da equipa foram o piquenique, o que foi muito agradável e deixe-me ser sincera, mais económico possivelmente, e esse factor é para mim fundamental e muitas vezes decisivo nos dias que correm.

Em relação ao parque de Santa Iria... isso ainda vai ter de esperar uns tempos. A partir do Verão, conto ser "cliente" assídua, pois estarei a viver por essas bandas, e espero vir a ter a vida bastante mais orientada e facilitada em vários aspectos, o que me dará mais tempo e também estabilidade, mas até lá, é difícil. Bom... isto é um dia de cada vez!

Bons treinos e até Vila Franca Xirra

Ana Pereira

BritoRunner disse...

Depois deste relato, ainda fiquei com mais pena de não ter estado em Tomar, mas já tinhamos outros planos e aquela subida depois dos 10km também não era a melhor para a minha frequencia cardíaca.
Os meus parabéns pela marca obtida, não sei se vou conseguir acompanhar o Joaquim no próximo dia 15 em VFX, na corrida das lezírias.
Até lá bons treinos
JCBrito

Unknown disse...

Ola Joaquim,

Faço das palavras do Brito as minhas. Pena não estar em Tomar, nunca fiz essa prova, deve ser muito bonita. Parabéns pela prova, se correr bem até Vila franca

Mark V disse...

Olá Joaquim,

Parabéns pela prova, pela foto-reportagem e pelos amigos que vai conquistando em cada prova!

Ah e parabéns tb pela entrevista no blog da Luciane que fez com que o ficasse a admirar ainda mais!
Li até ao fim e mais houvesse! :D

1 Abraço

Jorge Cerqueira disse...

Caro amigo Joaquim nada melhor do que correr e ter a presença da familia por perto e dos amigos blogueiros e que legal que conheceu mais um corredor que era virtual e virou real o Narcizo é isso ae amigão. Parabéns por mais esta corrida para seu vasto curriculo esportivo.

Vi que vc foi entrevistado pela Lucy, parabéns amigo ve é um exemplo de vida. Até percebi aqui nos relatos dela que ela a cada 2ª feira conta a história de um corredor e faz a diferente, ela não repete as mesmas perguntas e a diferença está aí, daí as entrevistas não ficam chatas.

Quanto a sua dúvida sobre tênis será que vc está usando mesmo os de suas passadas, vc já fez o teste da pisada se não eu te aconselho a fazer meu amigo.
PARABÉNS!!!
Boa semana e bons treinos.

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Anónimo disse...

Olá Sr. Joaquim!!
Foi um prazer ter conversado consigo e respectiva familia!!
Parabéns pela prova e respectivo tempo efectuado.
1 abraço
José Narciso

António Almeida disse...

Amigo Joaquim
mais um belo dia na Cidade dos Templários.
Parabéns também pela sua excelente prova, pelo tempo vi logo que tinha sido e foi...um excelente e folgado 8º lugar no escalão Vet.6 (entre 23atletas)a escassos 14 segundos do 6º lugar, excelente Joaquim, esteve mesmo muito bem.
Continuação de boas corridas e vemo-nos nas Lezírias.
Boa semana. Grande abraço,
António Almeida

Duarte Gregório disse...

boas,
importante participar mas não menos importante conviver.
continuações de boas provas, que por ca é tempo de descanso
ate final do mês pretendo so nadar e andar de bike duas vezes na semana.
abraço

runningirl disse...

Joaquim:

Seu curriculo esportivo é fascinante. Pelo menos para mim. Te desejo boa sorte na corrida das Lezirias. Tenho certeza que mais uma vez ira fazer uma bela corrida.


Amigo, aquele abraço para ti.

Sandra

José Xavier disse...

Caro Joaquim Adelino;

Que bons tempos de corrida. Estamos na mesma faixa!, e à beira de uma 1/2 maratona, está de parabens.
A cidade de Tomar não vou há muitos anos. Deixa àgua na boca a sua descricão do local da corrida, gostei!
Agora boa sorte para VFXira, e claro também para a 1/2 de lisboa.

Um abraco amigo
José Xavier - Holanda

MPaiva disse...

Joaquim,

Tenho constatado a melhoria das suas performances, o que mostra que os treinos estão a fazer efeito! Parabéns por isso!

Como deve imaginar, ao ver as fotos dos nossos amigos fica-se algo triste por não ter podido estar com eles conforme gostariamos. De qualquer forma fica a satisfação de vos ver contentes e juntos em nome das corridas e de uma corrente de amizade que começou virtualmente e que se tem vindo a reforçar.

abraço
MPaiva