segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

CORRIDAS DE BAIRRO, UM BOM EXEMPLO EM CAMARATE.

Do bom exemplo dado pelas provas populares que se vão organizando um pouco por todo o país realça a humildade e simplicidade de processos utilizada pelos seus responsáveis, sem grandes apoios externos à sua organização conseguem pôr de pé excelentes corridas integrando todos os escalões ectários (desde pré-infantis até aos veteranos) e sem esquemas electrónicos de controlo.
O Bairro de Santiago, em Camarate, é um bom exemplo para demonstrar que uma prova pode ser bem organizada desde que haja dedicação pura à causa do Atletismo por amantes da modalidade e empenhados em bem servir a sua Colectividade e a sua terra e ao mesmo tempo promover e desenvolver a prática desportiva e a ocupação dos tempos livres da sua população.Foi isto que eu observei no Domingo dia 8/2 no Bairro Santiago, impecável, em total contraste com a miséria presenciada na semana anterior da responsabilidade da Associação de Atletismo de Lisboa no Loures Cross em Santa Iria da Azóia. Aqui e na esmagadora maioria das provas o trabalho é voluntário e feito com grande dedicação e responsabilidade, razão maior para os responsáveis pelo Atletismo no país colocarem os olhos e exigir mais responsabilidade aos seus agentes, que em alguns casos apenas se movem por interesses pessoais, secundarizanado a verdadeira função que deviam desempenhar.
Participei nesta prova integrado na corrida principal com cerca de 5,5km, com bastante dureza, principalmente o último km, mesmo assim ainda consegui ser o 4º classificado em veteranos 6 com 26,45h.
Segue-se agora a Légua do Infantado, em Loures no próximo dia 22 de Março.http://www.cm-loures.pt/doc/CColect2009/RegLInfan.pdf009/RegLInfan.pdf Neste dia gostaria de estar nos 20kms de Cascais e rever muitos amigos, reais e virtuais, mas a opção é ficar por aqui, uma prova mais exigente que requer mais cuidados pois será certamente uma prova bastante rápida.Esse reencontro acontecerá certamente na Meia Maratona de Lisboa.


As fótos possíveis da prova.

14 comentários:

BritoRunner disse...

Força Joaquim.
As provas mais "amadoras" necessitam de mais apoios e o melhor apoio é a nossa participação.
Abraço Desportivo e boa Légua.
JCBrito

luis mota disse...

Olá Joaquim!
Mais um grande desempenho colectivo.
Uma boa prova no infantado.
Continuação de boas corridas,
Luís Mota

Mariana disse...

Olá Joaquim!
Parabéns pelo seu desempenho.
Sobre o blog já tentei mudificar aquilo.
Continua sem aparecer no seu blog as minhas novas redações.
Abraço

Orlando Antunes disse...

Oi Joaquim aqui na minha região acontecem esses tipos de prova também. E é uma delícia participar delas, pois não possuem o requinte das grandes provas, mas uma alegria dos participantes pela simplicidade e pelo prazer de apenas correr. Parabéns!!

MPaiva disse...

Joaquim,
Parabéns por mais uma prova e pelo resultado conseguido.
Partilho integralmente das suas palavras quanto às organizações que, tantas vezes com escassos apoios, conseguem manter a chama do atletismo acesa e trazer para a corrida os mais jovens. Tenho muita pena que nada disso exista na minha terra, na qual não conheço uma única prova de atletismo para crianças.

abraço
MPaiva

joaquim adelino disse...

Amigo Brito
As provas de Bairro são genuínas e é onde eu gosto de estar, e para mim são um exemplo de verdade.

Amigo LMota
É verdade, a minha equipa ganhou colectivamente esta prova, mas outros valores sobressairam para eu ter de a relegar para 2º plano.

Querida amiga Motinha
Obrigado pelo incentivo, podes passar lá no blog, deixei um comentário.

Amigo Orlando
É nestes ambientes populares e nas provas de Bairro que está a verdadeira essência do Atletismo, é ali que nasce esta bonita modalidade desportiva, pela mão de verdadeiros "carolas" que dão tudo do melhor para o bem estar dos atletas e praticantes.

Amigo MPaiva
Dou um valor enorme a quem dedica uma parte do seu tempo disponível a acompanhar as crianças nos seus primeiros passos nas corridas e é altamente moralizador poder depois vê-los a participar e competir em eventos desportivos organizados por estes clubes de que venho falando.
Nós os mais velhos, que também lá estamos para competir, tutelamos e abençoamos a alegria dos mais novos por se estarem ali a divertir, que ao contrário de muitos por incapacidade de alguém não têm oportunidade de partilhar.
Amigo Paiva, é de lamentar a inesistência de provas para os mais novos aí na sua terra e se a memória não me atraiçoa essa é uma terra de Campeões que deram muito ao Atletismo e mereciam com o seu exemplo que esta modalidade fosse desenvolvida e acarinhada na vertente da formação e que tivessem continuidade no terreno onde os organizadores de provas tivessem de assumir a participação dos mais novos.

Um braço a todos e a Légua do Infantado é para levar a sério.

António Almeida disse...

Amigo Joaquim
acho que tinha deixado um comentário, pelos vistos perdeu-se.
Fez uma boa prova e concordo que os bons exemplos devem ser evidenciados.
Boa preparação para a légua do Infantado, uma prova com tradição, se não for a Cascais estarei lá.
Abraço,
António Almeida

joaquim adelino disse...

É isso amigo António, o Torneio de Loures, a continuar já no dia 22/2 no Infantado, vai continuar com este tipo de provas, são 15 no total e irei continuar a divulgá-las aqui no blog porque as organizações que as promovem assim o merecem.
Se optar pelo Infantado lá nos encontraremos.
Um abraço.

Duarte Gregório disse...

Boas, tenho um desafio para si no meu blog.
Abraço

Unknown disse...

Olá Meu amigo!!! Te agradeço pela visita e seus comentários, de fato estamos a merce de INCOMPETENTES e MERCENÁRIOS que em sua GANÂNCIA coloca famílias em situação de dúvidas quanto ao futuro, tenho fé em Deus que isso logo passe e que possamos sair fortalecidos dessa situação!!!

Abraços, Sucesso e ótimas Corridas !!!

Ana disse...

Ola Joaquim, td bem?
Apesar de quase nunca comentar, sempre dou uma passadinha aqui e acompanho o seu blog

indiquei-o para um "meme" Olha que Blog Maneiro, pois o acho bem legal.

todos os detalhes estão no meu blog, dê um pulinho lá... Tem um selinho esperando por você!

NS disse...

Viva Joaquim!

Pois que gostava muito de ir à Légua do Infantado, mas em princípio não estarei cá, pelo que ainda não é desta que me estreio em "competição". Ainda assim tenho intenção de estar presente nas milhas de Moscavide e Sacavém (até porque o "duelo" com o meu mano já está marcado, eheheh) para poder revê-lo a si e a outras caras que certamente ainda me serão familiares, como é o caso do «Necas» que está consigo na primeira foto.

Unknown disse...

ola Joaquim

grande desempenho desportivo. vou estar este fim de semana em m. martins

Unknown disse...

Então encontramos lá. vou correr pelo Grupo Leões de porto salvo.