segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

15 kms de Samora Correia.

Samora Correia fica a escassos 30 kms de Lisboa e é uma localidade tipicamente ribatejana onde abundam herdades agrícolas, algumas delas viradas para a criação do toiro bravo, animal este que, discutivelmente, "abrilhanta" as festas taurinas quer em Portugal quer em todo o Mundo.
É uma terra que também cultiva muito bem as suas tradições, nomeadamente o folclore onde tem grandes tradições enraizadas no puro e saudável folclore ribatejano onde se realça a sua dança mais conhecida, o fandango.
Os 15 kms de Samora Correia são já uma tradição de muitos anos e onde acorrem corredores de todo o país.
A edição deste Ano ocorrida hoje (1/12/08) foi mais um êxito para a organização onde tudo correu bem, pontualidade, segurança no percurso, bons abastecimentos de água (embora não fossem tão necessários porque a mãe natureza tratou disso), e rapidez na destribuição final dos prémios. Pena mesmo foi a inexistência do chip que deixou a organização sem meios electrónicos para controlar melhor a prova e facilitar no final a obtenção e publicação dos resultados. São por ventura sinais dos tempos onde a proclamada crise também se faz sentir, e a organização, (na minha opinião bem) dicidiu prescindir.
A chuva (isto é o granizo), apareceu no meu caminho por volta dos 7 kms de corrida e era muito agressivo que me obrigou a mim e à Otília a procurar abrigo debaixo de uma árvore de grande porte durante pelo menos 2 minutos. A seguir foi um suplício, muito granizo e água na estrada o que motivou de certo um desgaste adicional a que não estavamos à espera.
Tive o grato prazer de conhecer os nossos amigos Brito e Otília do Blogue Abrir aqui já no decorrer da prova. O Brito nos primeiros metros de prova conheceu-me e veio comprimentar-me, o que me sensebilizou bastante, alguns metros mais à frente tive muita pena de o ver desestir, estava com problemas nos tendões, ele que me tinha dito que ia seguir até chegar à Otília, sua companheira de vida, para a ajudar. Segui no meu ritmo e pouco depois avisto uma atleta que seguia mais ou menos ao mesmo ritmo do que eu, forcei um bocadinho e pouco depois alcancei-a, como não a conhecia perguntei-lhe o nome, era a Otília. Fiquei muito contente e depois de me identificar pelos vistos ela também gostou de me conhecer. Lembrei-me do Brito e daquilo que queria fazer e a sua lesão não o permitiu, e dicidi ficar com a Otília e ajudá-la no que podesse, estavam decorridos ainda 4 kms. Pode parecer, até para a Otília, que foi fácil para mim acompahá-la, mas não foi, o percurso era longo e o ritmo rondava os 5 minutos o km com a agravante de o mau tempo ter feito a sua aparição de forma bem dura, prejudicando muito o nosso desempenho. Conseguimos terminar a prova juntos e com uma ponta final bem viva por parte da Otília demonstrando grande vontade e prazer de correr deixando sinais muito positivos de poder evoluir ainda muito mais no futuro.
Foi um prazer para mim e uma grande felicidade ter feito a prova que ás vezes procuramos e raramente encontramos, obrigado Otília pela companhia que me proporcionou e pela simplicidade do seu carácter. Por último, parabéns pelo seu recorde pessoal, 1.15,59h. é obra, o Brito e os seus 2 filhos estão certamente orgulhosos pelo seu desempenho.

13 comentários:

MPaiva disse...

Amigo Joaquim,
Parabéns pela prova e pelo belo exemplo de companheirismo que mostra sempre.
abraço
MPaiva

BritoRunner disse...

Foi um prazer ter estado com o Joaquim e a Susana nos 15 km de Samora Correia, agradeço o apoio prestado à Otília o que acabou por se traduzir num novo record pessoal.
Até ao próximo dia 14 no Encontro de blogs de Atletismo em Tomar, bons treinos (por aqui é mais gelo e descanço)

JCBrito

António Almeida disse...

Amigo Joaquim,
é sempre muito bom passar aqui e ler os seus relatos com que nos vai deliciando.
Domingo vemo-nos em Lisboa.
Abraço,
António Almeida

Unknown disse...

Olá nosso Pára

quero agradecer pelas palavras amigas que deixa sempre no meu blog, um bem haja, e um forte abraço

Nota; tem sempre as portas abertas aqui no Brasil, para passar umas ferias

luis mota disse...

Olá Joaquim!
Queria felicitá-lo quer pelo resultado obtido quer pela amizade vivida nesse dia com os Entroncamentorunners.
Felicitar também a sua filha, Susana, pelo excelente 2º lugar.
Agradeço a sua assiduidade no tomaracorrida e por nos proporciona, brevemente, um agradável convívio.
Até domingo.
Grande abraço,
Luís Mota

Mariana disse...

Amigo Joaquim!
Muitos parabéns pela sua prova. Foi muito bonito o seu acto de companheirismo. A Otília e o Brito são pessoas fantásticas, ainda bem que os conheceu.
Parabéns, também para a sua filha pelo seu 2º lugar.
Aproveito para agradecer os seus comentários efectuados no meu blog.
Vemos – nos em Lisboa!

Mariana Mota

Rodrigo disse...

Nossa Joaquim, parabéns pela corrida, em especial, pelas condições duras de frio e granizo, deve ter sido muito ruim deixar um companheiro 'caído', mas é a vida. Dê uma força a ele levar a sério a recuperação com repouso, fisioterapia, alongamento, porque às vezes, nós, atletas, forçamos o corpo além da conta!

José Capela disse...

Caro, Joaquim Adelino

Agradeço-lhe a preocupação pela minha ausência da blogosfera, que demonstra desde logo um enorme camaradagem pela malta dos blogs.

Está tudo bem comigo. Apenas o tempo muitas vezes é que é escasso, par aqui vir dar notícias.

Mas confesso se há coisa que tenho de ter tempo é para treinar!!! Isso não falho!!!!

Portanto amigo eu estou aí para as 'curvas' ou melhor para as corridas que brevemente irão surgir e então apareço para fazer o 'tal' relato!

Abraço

José Capela

Otília Leal disse...

olá Joaquim!
Espero que ja tenha recuperado do frio!obrigada pela ajuda que me deu na prova de Samora Correia e ainda mais pelas palavras simpáticas que escreveu sobre mim no seu blog, sem a sua companhia não tinha conseguido fazer o "BOM" tempo que fiz tudo se torna mais fácil com companhia.
Bons treinos e até dia 14 no encontro de blogs em Tomar

Otília Leal

Mark V disse...

Olá Joaquim,

Mais uma reportagem com a qualidade a que já nos habituou!
Parabéns pela prova e pelo apoio dado à Otília.

Dias 3 e 4 conforme lhe disse vou estar pela capital, mas à partida só vou treinar a partir das 18.30h o que é um bocado tarde relativamente à hora que o Joaquim vai treinar. De qualquer forma estou certo que teremos mais oportunidade de fazer um treino conjunto

Um abraço

Jorge Cerqueira disse...

Grande amigo Joaquim parabéns por maisum desafio conquistado e vejo que a cada dia vc vai se superando muito bem nas corridas e fazendo amigos, isso é muito bom. Parabéns amigo e obrigado pela forças que sempre tem me dado em meu blog.
Lhe desejo uma óitma 4ª feira e boas passadas.

Um abraço,

JORGE CERQUEIRA

Stéphanie Perrone disse...

olá!

pela sua descrição o mau tempo realmente dominou a prova hein!!! eu que já não gosto de correr com chuva, imagina só com granizo, hehehe

parabéns pela prova

abraço
Stéphanie

Marco Antonio disse...

ola Joaquim ja vi aqui a prova de samora, na qual tambem marquei presença! obrigado plo seu comentario e parabens plo seu resultado!

abraço
Marco Paiva