quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O nosso local de treino

Para um atleta se preparar convenientemente precisa de um mínimo de condições, coisa que não existe para a grande maioria dos amantes da corrida, os riscos são imensos e de vez em quando tomamos conhecimento de lamentáveis acidentes que poderiam ser evitados se as entidades responsáveis se aplicassem mais na protecção dos cidadãos e nomeadamente daqueles que fazem da corrida uma forma salutar de ocupação e qualidade de vida e também daqueles que com melhores aptidões para a competição necessitam de tranquilidade e melhor segurança e também de espaços livres.
O nosso grupo (com perto de 20 atletas) treina no Parque Urbano de Santa Iria da Azóia, perto de Loures, trata-se de um espaço fechado com cerca de 150.000 metros quadrados que tem no seu interior quase tudo o que necessitamos para a prática do Atletismo: circuito em terra batida com a extensão aproximada de 3 kms., uma pista de atletismo com as medidas oficiais em terra batida e ainda a existência de alguns aparelhos que ajudam a complementar uma boa sessão de treino.
Para quem não sabe diremos que aquele local foi em tempos recentes um aterro sanitário que serviu durante 10 anos para depositar os resíduos sólidos urbanos dos concelhos de Loures e Vila Franca de Xira, funciona também lá o Centro Veterinário do Concelho de Loures e alguns serviços administrativos.
A pista de Atletismo é de terra porque o local ainda está a compactar e encontra-se algo irregular exactamente por esse facto.
O local ainda não é perfeito mas encontramo-nos em contactos com o Município para melhorar aquele espaço nomeadamente: Instalação de luz no circuito e na pista, melhoramento do piso da Pista e do circuito.
Após os treinos podemos tomar o duche de água quente totalmente gratuito, o que é excelente. Aos que poderem fazemos um convite para virem treinar com este fantástico grupo que ali se reúne diariamente.


Como se pode ver na imagem ao lado é visível os trilhos ou o circuito, bem como a pista de atletismo. Ao longo do circuito existe ainda alguns bebedouros bem como algum arvoredo apropriado para se juntar a família e fazer um bom pic-nic.
Este local emcontra-se a uma altitude de cerca de 200 metros.

5 comentários:

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Olá.

E esse grupo a que dias/horas se costuma reunir? Diversos ritmos?

Daqui por uns meses serei frequentadora assídua também (assim espero), por agora, só se for muito de vez em quando e aos fins de semana.

Até um dia destes

joaquim adelino disse...

Olá Ana
Como deve calcular este grupo tem atletas para vários andamentos,exemplo: Uma volta ao circuito que habitualmente fazemos tem 2 kms. existe alguns que o fazem entre os 8 e os 10´, outros entre os 10 e os 12´e ainda aqueles que fazem mais de 12´. Eu por exemplo faço entre os 10,3o e os 12´. Depois é só multiplicar o número de voltas em kms. consuante a sua programação.
Durante a semana os treinos realizam-se a partir das 17h. conforme a disponibilidade de cada um, eu por exemplo começo o treino entre as 17 e as 17,3oh. Ao fim de Semana o treino é ao Sábado a partir das 9h. Ao Domingo se não ouver provas os treinos são à mesma hora de Sábado.
Quando lá for procure integrar-se que será bem recebida.
aproveito para agrader também as palavras simpáticas que me enviou sobre a minha aposentação.
Até breve.

Jorge Cerqueira disse...

Meu querido amigo Joaquim, boa noite e ai como vc vai, bem espero que sim guerreiro do ar e da terra (Do AR pq é um paraquedista nato e da terra pq es um corredor). Bom meu amigo o motivo do meu sumiço é que estava com problemas de acesso a internet em casa mais já foi resolvido tá eu estou muito bem e treinando. Amigo todo corredor tem que ter uma meta parabéns por divulgar o local de treino de vcs pelo que vc contou aqui a prefeitura e vcs estão de parabéns que vcs continuem assim firme e forte e vamos torcer para que seu grupo cresça mais ainda.
Um abraço e boas corridas.

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

luis mota disse...

Olá Joaquim!
Ainda bem que a vossa equipa tem boas condições para o treino.
Treinar em equipa ainda melhor.
Domingo estamos na Nazaré. Desejo a todos um boa viagem, até à terra onde todas as ruas vão dar ao mar.
Para si, se não tiver oportunidade de o ver antes da prova, todo o sucesso.
Grande abraço,
Luís Mota

MPaiva disse...

Joaquim,
O local que apresenta é excelente! Infelizmente são poucas os concelhos deste país que se podem dar ao luxo de ter locais com essa qualidade e dessa dimensão. A existência da pista (ainda que não seja de tartan), de circuitos definidos, de bebedouros de água e a possibilidade de tomar banho de água quente de forma gratuita, tudo isto num local arborizado é óptimo!
Aproveitem bem essas condições e felicito-o por estar a divulgá-las, incentivando assim outras pessoas para aderirem à corrida!
abraço
MPaiva